Menu Fechar

Tom Hartley Jnr Ltd nomeado para a venda da extraordinária coleção de carros históricos de Grande Prémio e Fórmula 1 de Bernie Ecclestone

Tom Hartley Jnr Ltd, um dos mais respeitados e exclusivos comerciantes de automóveis desportivos clássicos e históricos e de automóveis de corrida, foi selecionado por Bernie Ecclestone para a venda da sua extraordinária coleção de automóveis históricos de Grande Prémio e de Fórmula 1.

Ecclestone, de 94 anos, foi durante décadas o detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1 e, por conseguinte, o homem que fez dela a potência desportiva mundial que é hoje. É justo dizer que a sua coleção de 69 automóveis históricos de Grande Prémio e de Fórmula 1 é a melhor alguma vez reunida e é certamente a mais impressionante alguma vez posta à venda.

Todos e cada um dos 69 carros de Ecclestone são únicos, tendo sido guardados longe do olhar do público, em alguns casos durante mais de meio século. Muitos dos carros nunca foram vistos desde que Ecclestone os comprou. Destacam-se os Ferraris utilizados em Grandes Prémios de Fórmula 1 por campeões mundiais lendários, como Mike Hawthorn, Niki Lauda e Michael Schumacher, e os Brabhams utilizados em Grandes Prémios de Fórmula 1 por ases como Nelson Piquet, Carlos Pace e, mais uma vez, Niki Lauda, entre os quais o Brabham-Alfa Romeo BT46B “fan car”, que correu apenas uma vez, vitoriosamente, para ganhar o Grande Prémio da Suécia em Anderstorp, em 1978, por mais de meio minuto.

Bernie Ecclestone afirmou:
“Há mais de 50 anos que colecciono estes automóveis e sempre comprei apenas o melhor de cada exemplar. Enquanto muitos outros coleccionadores optaram, ao longo dos anos, por automóveis desportivos, a minha paixão foi sempre pelos automóveis de Grande Prémio e de Fórmula 1.

“Um Grande Prémio e, em particular, um carro de Fórmula 1 é muito mais importante do que qualquer carro de estrada ou outro tipo de carro de corrida, pois é o auge do desporto, e todos os carros que comprei ao longo dos anos têm histórias de corrida fantásticas e são obras de arte raras.

“Adoro todos os meus carros, mas chegou a altura de começar a pensar no que lhes vai acontecer se eu já não estiver cá, e foi por isso que decidi vendê-los. Depois de os colecionar e possuir durante tanto tempo, gostaria de saber para onde foram e não deixá-los para a minha mulher tratar, caso eu não esteja por perto.

“O Tom [Hartley Jnr] está a tratar da venda por mim porque conhece os carros melhor do que ninguém, a sua empresa está na melhor posição para os vender e tenho a garantia de transparência, o que é importante para mim.

“Tendo coleccionado aqueles que são os melhores e mais originais carros de Fórmula 1, que remontam ao início do desporto, decidi agora passá-los para novas casas que os tratem como eu os tratei e que cuidem deles como preciosas obras de arte.”

Tom Hartley Jnr disse:
“Esta é simplesmente a coleção de carros de corrida mais importante do mundo. Nunca houve e provavelmente nunca mais haverá uma coleção como esta à venda. A coleção abrange 70 anos de corridas de Grande Prémio e de Fórmula 1, e os destaques incluem os Ferraris vencedores do Campeonato do Mundo de Mike Hawthorn, Niki Lauda e Michael Schumacher, todos os Brabhams de Bernie [Ecclestone], incluindo o famoso “fan car”, e o Vanwall VW10, o carro em que o grande Stirling Moss ganhou vários Grandes Prémios de Fórmula 1, a caminho do Vanwall conquistar o primeiro Campeonato do Mundo de Construtores de Fórmula 1 de sempre, em 1958, e muito mais.

“Mas, para mim, o ponto alto da coleção tem de ser os Ferraris. Bernie reuniu uma coleção de carros de Fórmula 1 da Ferrari que hoje em dia seria quase impossível de repetir. Há o famoso Thin Wall Special, que foi o primeiro Ferrari a vencer a Alfa Romeo, o 375 F1 vencedor do Grande Prémio de Itália de Alberto Ascari, o Dino vencedor do Campeonato do Mundo de Mike Hawthorn, que a Ferrari pilotou durante três épocas antes de ser doado ao Museu Henry Ford, e ainda os carros historicamente significativos de Niki Lauda e Michael Schumacher, vencedores do Campeonato do Mundo.

“Como Bernie manteve a propriedade dos Brabhams desde que eram novos, e muitos desses carros não são vistos há décadas, as pessoas podem esquecer como a Brabham era uma equipa especial. A Brabham obteve 22 vitórias em Grandes Prémios de Fórmula 1, 24 pole positions em Grandes Prémios de Fórmula 1, 25 voltas mais rápidas em Grandes Prémios de Fórmula 1 e dois Campeonatos do Mundo de Fórmula 1 durante o mandato de Bernie. A equipa também foi muito inovadora, instalando travões de carbono nos seus carros na década de 1970, e foi a primeira a introduzir o reabastecimento em corrida. Bernie foi também a pessoa que deu emprego a um jovem engenheiro sul-africano chamado Gordon Murray – e outros grandes nomes do desporto automóvel, como Charlie Whiting e Herbie Blash, fizeram parte dos rapazes da Brabham.

“Sinto-me muito privilegiado pelo facto de Bernie ter confiado a venda dos seus carros à minha empresa Tom Hartley Jnr. Os carros de Fórmula 1 são carros que conheço particularmente bem, não são apenas carros pelos quais tenho um grande interesse pessoal, mas nós, na Tom Hartley Jnr, também os compramos e vendemos ativamente. No entanto, nunca houve uma coleção como esta à venda, e ninguém no mundo tem uma coleção de carros de corrida que se aproxime da de Bernie. Esta é uma grande oportunidade para um colecionador exigente adquirir carros que nunca antes foram postos à venda, e seria ótimo vê-los de novo na pista.

“Todos os carros da grelha de partida da Fórmula 1 têm o mesmo aspeto. Se lhes tirássemos as suas pinturas, seria difícil saber qual era um Williams e qual era um Ferrari. Mas quando olhamos para alguns dos carros de Grande Prémio do início da década de 1960 até ao final da década de 1970, eles estariam em casa no Museu de Arte Moderna.” – “Esta coleção é a história da Fórmula 1.”

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.