Menu Fechar

TOYOTA APRESENTA O NOVO YARIS CROSS GR SPORT

A Toyota acaba de anunciar o alargamento da gama de versões disponíveis do seu novo SUV compacto, com a apresentação do novo Yaris Cross GR SPORT. Esta nova versão é inspirada no sucesso da TOYOTA GAZOO Racing em várias modalidades do desporto automóvel. Com características exteriores e interiores exclusivas e suspensão afinada para uma condução mais precisa e gratificante. Depois do sucesso destas versões GR SPORT no Corolla, Toyota C-HR e Yaris Hatchback, o Yaris Cross GR SPORT permite apelar a um leque mais alargado de clientes.

Exterior
Na estrada, o novo Yaris Cross GR SPORT distingue-se pelas novas jantes em liga leve de 18 polegadas com 10 raios e acabamento brilhante na cor preta. Os detalhes desportivos também incluem um novo difusor traseiro e grelha frontal com um exclusivo padrão de malha preta e discreto logotipo GR. A nova cor, cinza dinâmico, é a cor de assinatura do GR SPORT, disponível exclusivamente com tejadilho na cor preta (Night Sky).

Interior
No habitáculo, os bancos desportivos dianteiros em alcântara apresentam um pesponto vermelho. Detalhe esse, que também se pode encontrar no volante e na alavanca de velocidades. O logotipo GR surge ainda nos apoios de cabeça dianteiros, botão “start/stop”, volante e mostrador atrás do volante. Existem ainda inserções em prateado nas portas e no painel de instrumentos que são específicos da versão GR SPORT.

Desempenho dinâmico
O Yaris Cross é reconhecido pela condução envolvente. Graças à plataforma GA-B – a mesma apresentada no Yaris hatchback vencedor do Carro Europeu do Ano 2021 – que lhe confere um baixo centro de gravidade, uma carroçaria com elevada rigidez e chassis equilibrado. Na versão GR SPORT, o desempenho foi aprimorado com o reajuste da suspensão, proporcionando uma direção mais direta, com menor rolamento da carroçaria e sensação de condução de um carro “mais plantado”.

Desta feita, o novo GR SPORT mantém todas as qualidades que ajudaram o Yaris Cross a conquistar o título de Carro Urbano Mundial do Ano de 2022. Reunindo a experiência Toyota na criação de modelos SUV e carros compactos, a marca é reconhecida a nível mundial pela qualidade, durabilidade e fiabilidade dos seus modelos. Os clientes apreciam a posição de condução mais elevada dos SUV e a dinâmica semelhante à de um automóvel convencional, virtudes herdadas do Toyota RAV4 original – o primeiro Sport Utility Vehicle (SUV) urbano do mundo.

Versatilidade
A versatilidade do banco traseiro rebatível 40:20:40 permite que o espaço de carga na bagageira aumente de 397 litros (com todos os bancos no lugar) até um máximo de 1.097 litros. A nova plataforma com boa distância entre-eixos e projeções curtas, permite maximizar o espaço interior, enquanto mantem as dimensões compactas no exterior.

A versão GR SPORT em Portugal está posicionada como o topo de gama do Yaris Cross híbrido. É proposto com um nível de equipamento acima de versão Luxury, que inclui ar condicionado de duas zonas, bancos dianteiros aquecidos e vidros traseiros escurecidos. A versão GR SPORT também está equipada com o mais recente conjunto de sistemas de segurança ativa e assistência ao condutor, denominado Toyota Safety Sense 2.

Motorização eletrificada com o sistema híbrido Toyota
O Yaris Cross GR SPORT está equipado com um motor altamente eficiente (Hybrid Dynamic Force) de três cilindros (1.5L). A motorização Toyota com taxa de compressão de 14:1 ajudam a unidade motriz a atingir uma elevada eficiência térmica (40%). O desempenho da compacta motorização híbrida, em termos de CO2 e economia de combustível do Yaris Cross GR SPORT, está ao mesmo nível das restantes versões do Yaris Cross Hybrid.

Yaris Cross
Lançado em 2021, o Yaris Cross tem sido um sucesso de vendas na Europa, com vendas de mais de 77.000 unidades no primeiro semestre de 2022 permitiu atingir uma quota no segmento B-SUV de 7,7% o que representa 48% da Família Yaris, no mesmo período.

As vendas do novo Yaris Cross GR SPORT em Portugal estão previstas no quarto trimestre de 2022.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.