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TOYOTA C-HR PLUG-IN HYBRID 220: UM ?CONCEPT CAR PARA A ESTRADA?, COM UM DUPLO ADN

Com vendas de mais de 800.000 na Europa desde a sua introdução em 2017, o Toyota C-HR da primeira geração foi um modelo inovador para a Toyota, levando a marca a um público que procura mais estilo, graças ao seu design arrojado por dentro e por fora, divertido de conduzir e qualidade superior.
 
A Nova geração do Toyota C-HR leva este legado mais longe e combina um estilo marcante, uma condução envolvente e uma eficiência líder na sua classe, com o objetivo de exceder as expectativas dos clientes europeus em termos de qualidade premium e sustentabilidade.
 
A icónica silhueta coupé, pioneira do seu antecessor, é ainda mais realçada no novo Toyota C-HR por uma postura mais larga e confiante, reforçada pelas imponentes jantes de 20 polegadas no Plug-in Hybrid 220, e um nível elevado de execução de design sofisticado.
 
Uma experiência de utilização holística e personalizada coloca o cliente no centro do veículo e eleva a reconhecida qualidade sensorial do Toyota C-HR a um patamar superior, graças a uma atualização abrangente dos materiais combinada com detalhes e características premium.
 
O novo Toyota C-HR foi desenvolvido especificamente para as expectativas dos clientes europeus através do seu design, engenharia e produção locais, explorando desenvolvimentos inovadores, incluindo dados em tempo real de condutores de todo o continente.
 
Todas as versões do novo Toyota C-HR, incluindo o Plug-in Hybrid 220, beneficiam da mais recente tecnologia híbrida de quinta geração da Toyota e de uma atualização abrangente da dinâmica do veículo, conseguindo uma condução excitante e uma condução confiante e silenciosa.
 
Na motorização Plug-in Hybrid 220, o novo Toyota C-HR proporciona uma condução suave e sem esforço de um verdadeiro veículo elétrico (EV), com uma autonomia de até 66 km (WLTP combinado) que permite uma condução diária totalmente elétrica, com base nas necessidades típicas dos clientes europeus.
 
Expressando um ADN duplo, o Toyota C-HR Plug-in Hybrid 220 muda automaticamente para o modo híbrido quando a bateria se esgota, dando aos condutores a tranquilidade e flexibilidade da tecnologia híbrida líder da Toyota, que assegura uma eficiência contínua ao longo de cada viagem.
 
Juntamente com o Toyota C-HR Plug-in Hybrid 220, existe uma motorização híbrida sem carregamento externo, enfatizando o caminho multi-tecnológico inclusivo da Toyota para a neutralidade de carbono. A Toyota acredita que os clientes necessitam de uma variedade de opções de veículos práticos e económicos para acelerar o ritmo de redução de CO2 hoje e assegurar uma transição bem-sucedida para a mobilidade de emissões zero no futuro.
 
O ultra-eficiente Hybrid 140 tem um motor de 1.8 litros e 140 cv. Para além da sua eficiência líder na sua classe em estrada, o novo Toyota C-HR reduz ainda mais o seu impacto ambiental através da introdução de novos materiais reciclados e livre de origem animal bem como de tecnologias avançadas para reduzir o peso do veículo e diminuir as emissões de CO2 durante a produção.
 
UM PHEV ÁGIL E COM BOA CAPACIDADE DE RESPOSTA

  • O melhor grupo motopropulsor PHEV da sua classe com um ADN duplo de um verdadeiro veículo elétrico de condução diária e flexibilidade híbrida elétrica
  • Regulações do grupo motopropulsor melhoradas de acordo com os gostos europeus para otimizar a resposta do acelerador e a sensação de aceleração
  • Novas tecnologias, redução de peso e aumento da rigidez da carroçaria sem comprometer a condução do PHEV

 
A motorização PHEV da Toyota, a melhor do seu segmento, combina-se com um comportamento otimizado, maior conforto de condução e melhor travagem para uma experiência de condução mais potente, envolvente e divertida com o Toyota C-HR Plug-in Hybrid 220.
 
A mais recente tecnologia híbrida de quinta geração da Toyota está no centro de todas as novas variantes do Toyota C-HR, alcançando um equilíbrio líder na sua classe de maior potência e baixas emissões.
 
O Plug-in Hybrid 220 oferece a melhor experiência da sua classe graças ao seu duplo ADN. Tem o desempenho vivo e a condução suave de um verdadeiro EV para as viagens diárias, com uma autonomia totalmente elétrica de até 66 km* (WLTP combinado) que excede a autonomia média de condução diária de um cliente europeu típico.
 
Quando a bateria se esgota durante uma viagem mais longa, o veículo muda automaticamente para o modo híbrido, ativando a tecnologia híbrida líder da Toyota para garantir uma viagem eficiente, independentemente da distância percorrida.
 
O seu grupo motopropulsor PHEV é composto por um motor elétrico de 163 cv (120 kW) no eixo dianteiro, com energia armazenada numa bateria de iões de lítio de 13,6 kWh de elevado rendimento, juntamente com um motor de 2,0 litros com 152 cv (112 kW). Isto proporciona uma potência total do sistema de 223 cv (64 kW) que ajuda o Plug-in Hybrid 220 a acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos.
 
O desempenho é acompanhado pela eficiência, com um consumo de combustível de 0,8 a 0,9 l/100 km e emissões de CO2 do ciclo combinado WLTP ultra-baixas de 19 a 20 g/km. Um sistema de motor duplo sem embraiagem elimina a fricção e o desgaste, permitindo que o Plug-in Hybrid 220 utilize substancialmente menos combustível quando funciona em modo híbrido, em comparação com a maioria dos PHEV concorrentes.
 
À semelhança da motorização 1.8 Hybrid 140 do Toyota C-HR, o Plug-in Hybrid 220 foi melhorado para se adaptar aos gostos europeus, utilizando dados em tempo real de condutores de todo o continente. A resposta do acelerador foi otimizada para uma sensação de aceleração mais direta e consistente, através da recalibração da sensibilidade do pedal para proporcionar um controlo fácil e uma resposta rápida.
 
O novo Toyota C-HR baseia-se no comportamento cativante do original e, na versão PHEV, a dinâmica de condução não é comprometida, graças, em parte, à atualização da Arquitetura de Nova Geração da Toyota (TNGA), que proporciona uma maior rigidez torsional, enquanto reduz o peso do veículo.
 
Pela primeira vez num veículo Toyota em todo o mundo, o Plug-in Hybrid 220 inclui a tecnologia de controlo sensível à frequência (FSC) da ZF para melhorar o comportamento e o conforto de condução. O sistema hidromecânico aumenta a força de amortecimento a baixas frequências para proporcionar um controlo superior da carroçaria, em rolamento e inclinação, bem como para manter um melhor controlo durante as curvas. A alta frequência, a redução do amortecimento contribui para melhorar o conforto de condução.
 
Foram também introduzidas melhorias no desempenho da travagem e o Plug-in Hybrid 220, beneficia de pinças e discos de 17 polegadas, além dos mais recentes sistemas de controlo da estabilidade do veículo. A variante Hybrid 140, apresenta novas pinças e discos de travão de pistão duplo de 16 polegadas com travão de estacionamento elétrico incorporado. Todas as versões têm um pedal de travão redesenhado para melhorar o controlo e obter uma sensação de travagem mais natural.
 
O conforto acústico líder na sua classe é conseguido graças a uma combinação de medidas. As rotações do motor durante a condução em autoestrada foram reduzidas até 500 rpm, enquanto o amortecimento das vibrações e o isolamento acústico contribuem para uma condução tranquila. Um coeficiente de arrasto de 0,318 é obtido através de um desenvolvimento aerodinâmico detalhado que reduziu a área frontal e aperfeiçoou a forma da carroçaria, incluindo a parte inferior da carroçaria, para otimizar o fluxo de ar.
 
TECNOLOGIA PHEV E DEFINIÇÕES DE CONTROLO
 

  • Desenvolvimento específico para PHEV para maior eficiência e conforto de condução
  • O Predictive Efficient Drive aumenta a eficiência através da utilização otimizada da bateria, com base nas condições da estrada e do trânsito
  • A nova função de geofencing otimiza automaticamente a utilização da bateria para maximizar a condução EV em zonas de baixas emissões

O Toyota C-HR Plug-in Hybrid 220 é o resultado de um desenvolvimento dedicado para tirar o máximo partido das oportunidades e requisitos únicos de um PHEV.
 
Para aumentar ainda mais a já impressionante eficiência do PHEV, o veículo utiliza uma bomba para extrair calor do ar exterior, bem como o calor do motor, para apoiar o sistema de ar condicionado no inverno e minimizar a utilização da bateria, maximizando assim a autonomia em modo elétrico.
 
A utilização de componentes da mais recente plataforma modular da Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA) permite que a bateria PHEV seja instalada sob o piso fora do habitáculo, baixando o centro de gravidade. Este facto contribui para uma condução ágil do Toyota C-HR Plug-in Hybrid 220, bem como para não comprometer o espaço no habitáculo ou na bagageira.
 
Para melhorar ainda mais a acústica do habitáculo e o conforto de condução, o C-HR Plug-in hybrid 220 dispõe de um amortecedor adicional na dianteira, enquanto que na suspensão traseira são adicionados mais componentes TNGA para uma maior rigidez e um melhor comportamento.
 
O sistema Predictive Efficient Drive, com a nova função de geo-fencing, ajuda o condutor a manter-se um passo à frente do que a viagem lhe reserva. O sistema combina a análise das condições da estrada e do tráfego com a aprendizagem contínua dos percursos regulares e do estilo de condução do utilizador para otimizar automaticamente a utilização do modo totalmente elétrico, maximizando a eficiência.
 
A nova função de “geo-fencing” otimiza ainda mais a utilização da bateria ao longo de toda a viagem, analisando o percurso planeado e alternando automaticamente entre os modos EV e HV enquanto se conduz fora de uma zona de baixas emissões, de modo a maximizar a condução EV ao entrar numa zona de baixas emissões.
 
O Regeneration Boost oferece uma experiência semelhante à de “um pedal” e proporciona até 80% da travagem durante a condução, dependendo de qual das três definições – suave, média ou forte – é selecionada, facilitando a condução no trânsito.
 
A confiança e o controlo melhorados são cortesia do Controlo de Assistência ao Arranque Adaptativo, que aplica a assistência do motor nas descidas para reduzir a necessidade de o condutor carregar no pedal do travão, facilitando a condução. Também modifica a aceleração em trajetos ondulados com base na inclinação, para uma aceleração mais intuitiva.
 
Estão disponíveis quatro modos de funcionamento do grupo motopropulsor: Modo EV, modo EV/HV automático, modo HV e modo de carregamento.

Sérgio Gonçalves

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