Menu Fechar

Toyota FT-1

Toyota-FT-1-8

A Toyota conseguiu manter em segredo o FT-1 até à apresentação hoje no Detroit Auto Show. O nome deste concept car significa Future Toyota e o 1 refere-se a Ultimate, alegando que é o melhor carro de sempre da marca.

Na cabeça dos mais entusiastas da marca, estão certamente os rumores da substituição do Toyota Supra. Embora a Toyota se refira ao carro apenas com um exercício de design, é evidente a herança de carros como o 2000GT, Celica, Supra, MR2 e até o mais recente GT86. Este veículo celebra ainda o 40º aniversário do Centro Calty Design Research.

Toyota-FT-1-3

Alex Shen, o chief Designer do estúdio Calty Design Research situado na California, referiu que “A nossa equipa teve uma forte influência nos Toyotas mais desportivos do passado, especialmente o Celica e o Supra, e pretendemos capturar um pouco dessa história”, acrescentando ainda “tratase de um desportivo virado para a pista, agressivo e com uma presença para chocar e intimidar”.

Toyota-FT-1-26

O FT-1 é revolucionário, e não se parece com nada que se tenha visto antes. Na frente possui um nariz pontiagudo profundamente vincado que vai desde as laterais do carro até à extremidade dianteira. Este é ladeado por dois blocos de faróis LED com uma linha de luzes de circulação LED por baixo. O tejadilho é baixo o suficiente para serem necessárias duas ondulações para oferecer a altura necessária para o condutor e o para o passageiro no interior do veículo, tal como já acontecia com o GT-86. De lado o FT-1 faz lembrar o LFA com uma inclinação quase imediata do tejadilho que se prolonga até a uma asa traseira ativa. A traseira é ainda mais revolucionária. Mesmo com a asa para baixo, existe um spoiler enorme com a forma de “bico de pato” que surge bem ao centro. Além disso, existe um difusor de massa e duas condutas de refrigeração de grande dimensão que levam ar até aos travões traseiros.

Toyota-FT-1-53

Evidentemente que mesmo que não entre em produção, muitas das soluções aqui apresentadas serão usadas nos próximos produtos da Toyota, especialmente no referido Toyota Supra, se efectivamente chegar a ser produzido.

Este concept car não é totalmente funcional ainda, mas a ideia da Toyta seria colocar um motor de combustão interna de grandes performances, recorrendo às tecnologias mais recentes.

Toyota-FT-1-48

Para quem não puder esperar pelo carro, pode sempre jogar no Gran Turismo 6, pois o carro estará disponível para download gratuito no DLC, integrando o Vision Series.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TNoJWW8jTOs[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7ZRVHlcHt_Q[/youtube]
Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.