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TOYOTA GAZOO RACING CONFIRMA TRÊS GR DKR HILUX T1+ PARA O DAKAR 2023

A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) confirmou a sua presença na 45ª edição do rali Dakar com três Hilux. No Dakar 2023 no início de janeiro, os atuais campeões Nasser Al-Attiyah e o seu co-piloto Mathieu Baumel procuram repetir a vitória de 2022. Aos comandos das outras duas Hilux estarão Giniel de Villiers e o co-piloto Dennis Murphy, bem como Henk Lategan e Brett Cummings.
 
A mítica prova de resistência marcará o início da época de 2023 do Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC). A dupla Nasser/Mathieu irá competir nas cinco provas do W2RC da FIA durante 2023, campeonato esse, que começa com o Rali Dakar em janeiro, seguido pelo “Abu Dhabi Desert Challenge” no final de fevereiro; o “Sonora Rally” no México em abril e o “Desafio Ruta 40” na Argentina no final de agosto. A temporada termina com o Rali de Marrocos, novamente agendado para meados de outubro.
 
As outras duas duplas vão competir no resto da época do Campeonato Sul-Africano de Rally-Raid (SARRC) na equipa TOYOTA GAZOO Racing South Africa (TGRSA), que também serve de base para testes e o contínuo desenvolvimento da Toyota DKR Hilux T1+. Em 2022, o SARRC teve sete provas, com Giniel a levar a melhor sobre os ex-campeões Henk e Brett, que terminaram em segundo lugar no campeonato, que é considerado um dos rally-raid mais difíceis do mundo.
 
A Toyota participa no Dakar desde 2012 e seguindo a filosofia da TOYOTA GAZOO Racing de “fazer carros cada vez melhores”, a equipa continua a atualizar constantemente a GR DKR Hilux T1+, com o objetivo de melhorar a sua qualidade, durabilidade e fiabilidade. A TOYOTA GAZOO Racing continuará a abraçar os desafios colocados pelas estradas do mundo para desenvolver modelos de produção em série, cada vez melhores. A Hilux de estrada é um bom exemplo da durabilidade e robustez adquiridas no Dakar.
 
A TGR irá apoiar a Equipa Land Cruiser Toyota Auto Body (TLC), uma equipa de rali da Toyota Auto Body Co., Ltd. que está inscrita com um Toyota Land Cruiser. No Dakar 2022, conquistou a sua nona vitória consecutiva na categoria de carros de produção. No Dakar 2023, a equipa irá competir com um novo Land Cruiser 300 GR SPORT na busca da décima vitória consecutiva na categoria de carros de produção.
 
A HINO TEAM SUGAWARA entrou no Rally Dakar 2022 com um veículo pesado que estreou um sistema híbrido e terminou em 22º lugar da geral na categoria de camiões. No Dakar 2023, o camião regressa com melhorias no sistema eletrificado.
 
O Dakar 2023 está previsto começar a 31 de dezembro de 2022 na costa noroeste da Arábia Saudita, junto às praias do Mar Vermelho, antes de viajar para o interior em direção à cidade de Ha’il. A partir daí, a rota árida e rochosa continua para sudeste, para depois virar para o norte para as etapas finais em direção ao destino final em Dammam, a 15 de janeiro de 2023.

Números das Hilux para o Dakar 2023:
200 –   Nasser Al-Attiyah / Mathieu Baumel
205 –   Giniel de Villiers / Dennis Murphy
217 –   Henk Lategan / Brett Cummings
 
ESPECIFICAÇÕES : TOYOTA GR DKR HILUX T1+ (2023)
Motor –                                Motor de Produção V35A
Do modelo –                        Land Cruiser 300
Tipo de Motor –                   Bi-Turbo, Gasolina
Regulamento de Controlo   Potência limitada pelo “FIA Reference Power Curve”
Potência –                           266 kW @ 5,100 rpm
Binário –                              620 Nm
Gestão eletrónica                Motec
Transmissão –                     Sadev Sequêncial de 6-velocidades
Diferenciais –                       All Limited Slip (front, centre, rear)
Embaiagem –                      Cerâmica placa dupla, 215 mm
Estrutura –                           Tubular
Distância Entre-eixos –        3,140 mm
Comprimento –                    4,810 mm
Largura         –                     2,300 mm
Altura –                                1,890 mm
Peso total –                          2,000 kg, Mínimo regulamentado pela FIA (peso em seco)
Carroçaria-                          Toyota Hilux Pick-up Cabine Dulpa, em material Compósito
Suspensão frente –              Wishbone duplo, curso de 350 mm
Suspensão Traseira-           Wishbone duplo, curso de 350 mm
Jantes –                                Evo Course, 17 plegadas
Pneus –                                BF Goodrich, 37 polegadas
Tanque de combustível –     540 litros (FT3 Safety Cell)

Sérgio Gonçalves

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