Com uma mistura de veteranos experientes e estrelas em ascensão, a entrada da TGR em 2025 é reforçada por uma parceria mais estreita com a Repsol. Isto marca um compromisso com as energias renováveis e tecnologias de combustível de ponta, contribuindo para a estratégia Toyota do caminho com multi-tecnologias.
Com base no seu sucesso no Campeonato Mundial de Rally-Raid de 2024 (W2RC), onde Lucas Moraes e Seth Quintero contribuíram para a vitória da Toyota no Campeonato de Construtores, a equipa vai para o Dakar com a determinação de levar o momento do W2RC para o novo ano. Sendo a ronda de abertura da temporada 2025 do W2RC, o Rali Dakar é fundamental para definir o tom do campeonato, tornando um forte resultado vital para as aspirações da equipa ao título.
A equipa TGR para o Dakar 2025 tem uma abordagem dupla, composta por dois componentes distintos. A equipa TOYOTA GAZOO Racing, em representação da Toyota Motor Europe, apresenta as estrelas em ascensão Lucas Moraes, o brasileiro que dispenas apresentações irá alinhar com o co-piloto Armand Monleon, e Seth Quintero com o co-piloto Dennis Zenz. Esta dupla de jovens incorpora a filosofia da TGR de escolher jovens talentos, proporcionando-lhes uma experiência inigualável e oportunidades para se desenvolverem no mundo do rally-raid.
O Rali Dakar 2025 marca também uma parceria reforçada com a Repsol, que continua a ser um patrocinador chave da TGR. Esta parceria reflete a dedicação da TGR à inovação sustentável; a Repsol demonstra a sua experiência em combustíveis renováveis, desempenhando um papel fundamental na estratégia Toyota do caminho com multi-tecnologias. Apoiando um futuro de neutralidade carbónica no desporto motorizado. A marca Repsol será orgulhosamente exibida nos carros da TGR e no vestuário da equipa, simbolizando uma visão partilhada para o desporto motorizado sustentável que impulsiona a procura de soluções de energia renovável.
TOYOTA GAZOO Racing África do Sul (TGRSA)
Juntamente com a TGR, a TOYOTA GAZOO Racing África do Sul (TGRSA) terá uma equipa de quatro DKR Hilux Evo, incluindo Giniel de Villiers em parceria com Dirk von Zitzewitz, Henk Lategan com o co-piloto Brett Cummings, Guy Botterill com o co-piloto Dennis Murphy e Saood Variawa com o co-piloto François Cazalet. Juntos, este alinhamento abrangente de seis DKR Hilux Evo forma uma das equipas mais versáteis e equilibradas na grelha do Dakar, combinando uma nova mentalidade e energia com décadas de experiência numa única equipa oficial Toyota.
A Equipa Land Cruiser Toyota Auto Body (TLC) e a HINO TEAM SUGAWARA
Reforçando os esforços da equipa TOYOTA GAZOO Racing, para o Rali Dakar 2025, a Team Land Cruiser Toyota Auto Body (TLC) irá competir na categoria T2 Stock com dois veículos de rali baseados no Land Cruiser 300 GR SPORT e a HINO TEAM SUGAWARA irá competir com um veículo baseado na HINO 600 Series.
O Rali Dakar 2025 promete uma rota que abrange as variadas paisagens da Arábia Saudita, levando as equipas através de dunas do deserto, trilhos rochosos e secções de alta velocidade em vastas planícies abertas. O rali irá mais uma vez testar os limites da resistência, da navegação e do desempenho dos veículos ao longo de 14 etapas extenuantes, com desafios concebidos para levar até as equipas mais experientes aos seus limites. Como primeira ronda da época 2025 do W2RC, um forte desempenho em Dakar será fundamental para preparar a TOYOTA GAZOO Racing para outra campanha de sucesso no campeonato.
DKR DKR Hilux Evo
As seis equipas irão competir na mais recente iteração da Toyota GR DKR Hilux Evo, comprovada em competição. Mantendo-se fiel ao seu design base, fiável e de confiança, que proporcionou múltiplas vitórias, a versão 2025 foi submetida a refinamentos meticulosos, melhorando ainda mais a qualidade, durabilidade e fiabilidade – valores que estão no centro da abordagem da Toyota. Estas atualizações estão enraizadas na filosofia Kaizen da Toyota de melhoria contínua, com cada iteração a basear-se nos sucessos do passado para criar um veículo que pode suportar os terrenos mais difíceis.
ESPECIFICAÇÕES: GR DKR HILUX EVO (2025)
Motor – Motor de Produção V35A
De origem Toyota – Land Cruiser 300
Tipo de motor – Bi-Turbo, Gasolina
Regulação de Controlo – Boost do turbo-compressor limitado pela Curva de Potência de Referência FIA
Potência – 264 kW a 5.300 rpm
Binário – 620 Nm
Gestão do motor – Motec
Transmissão – Sadev de 6 velocidades, Mudanças sequenciais
Diferenciais – Todos de deslizamento limitado (dianteiro, central, traseiro)
Embraiagem – Placa dupla em cerâmica, 215 mm
Construção – Estrutura tubular
Distância Entre-eixos – 3.140 mm
Via – 2.025 mm
Comprimento total – 4,810 mm
Largura total – 2.300 mm
Altura Total – 1,890 mm
Peso Total – 2.010 kg, Mínimo Regulamentado pela FIA (peso seco)
Carroçaria – Toyota Hilux Pick-Up Cabine Dupla, Material compósito
Suspensão dianteira – Double Wishbone, 350 mm de curso
Suspensão Traseira – Double Wishbone, 350 mm de curso
Jantes – Evo Course, 17 polegadas
Pneus – BF Goodrich, 37 polegadas
Depósito de combustível – FT3 Safety Cell, 540 litros
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