TOYOTA GAZOO RACING TRIUNFA EM LE MANS PELA QUINTA VEZ CONSECUTIVA

Published On 13 de Junho de 2022 | Desporto, Notícias
TOYOTA GAZOO Racing. World Endurance Championship. Le Mans 24 Hours Race Le Mans Circuit, France 6th to 12th June 2022 Podium and race winner celebrations Sebastien Buemi (SUI) ryp and Brendon Hartley (NZL)

A quarta vitória de Sébastien, estabelece um novo recorde de vitórias para pilotos suíços, enquanto que Brendon, com o seu terceiro triunfo, se torna no piloto da Nova Zelândia de maior sucesso de sempre em Le Mans. É também a primeira vitória de Ryo, que já participou em Le Mans três vezes, embora seja a sua primeira com a TOYOTA GAZOO Racing. Ryo passa a ser o quinto piloto japonês a chegar ao lugar mais alto do pódio.
 
Os dois Hípercarros GR010 HYBRID arrancaram na frente e travaram uma batalha dura na frente, com a liderança a mudar de mãos várias vezes à medida que a corrida ia mudando, com a ultrapassagem de outros carros e zonas lentas.
 
A luta continuou durante 16 horas, com os dois Toyota a rodar com apenas alguns segundos de diferença durante a maior parte do tempo. Mas a corrida mudou decisivamente na volta 256, quando o líder, José Maria López ao volante do Toyota #7, teve que abrandar devido a um problema no motor elétrico dianteiro. O piloto reinicialização o sistema e conseguiu regressar às boxes, onde outras reinicializações resolveram o problema e permitiram que o Toyota #7 continuasse a velocidade normal na pista, perdendo, no entanto, quase uma volta para o novo líder, Brendon no Toyota GR010 HYBRID #8.
 
Com um desempenho muito próximo dos dois Toyota, o atraso provou ser demasiado para o Toyota #7, apesar de José Maria López ter feito a volta mais rápida, na última meia hora da corrida.
 
Brendon Hartley, após a sua espetacular Hyperpole na quinta-feira 9 de junho, teve a honra de levar o Hypercar Toyota #8 até ao final, vencendo a 90ª edição das 24 Horas de Le Mans. José Maria López atravessou a meta logo a seguir para completar um total de 5.177 km.
 
Este resultado rendeu o dobro dos pontos para o Campeonato Mundial de Resistência (WEC – World Endurance Championship) da FIA 2022, o que coloca a TOYOTA GAZOO Racing no topo da classificação dos fabricantes após três corridas, 22 pontos à frente da Alpine. O campeonato de pilotos está dividido, com a equipa do carro #8 a apenas três pontos do trio líder da Alpine e os pilotos do Toyota #7 com 20 pontos de desvantagem.
 
A luta pelo título do Campeonato Mundial de Resistência continua em apenas quatro semanas, nas 6 Horas de Monza a 10 de julho 2022.

TOYOTA GAZOO Racing. World Endurance Championship. Le Mans 24 Hours Race Le Mans Circuit, France 6th to 12th June 2022 Podium and race winner celebrations Sebastien Buemi (SUI) ryp and Brendon Hartley (NZL)


Resultado das 24 horas de Le Mans 2022 (domingo 12 junho 2022):
1º #8 TOYOTA GAZOO Racing                                          380 voltas
2º #7 TOYOTA GAZOO Racing                                          +2mins 1.222segundos
3º #709 Glickenhaus Racing (Briscoe/Westbrook/Mailleux)   +5 voltas
4º #708 Glickenhaus Racing (Pla/Dumas/Derani)               +10 voltas
5º #38 JOTA (Gonzalez/Da Costa/Stevens)                       +11 voltas
6º #9 Prema Orlen Team (Kubica/Deletraz/Colombo)          +11 voltas

Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.