Toyota GT86 – Eleito carro do ano pela TopGear

Published On 19 de Dezembro de 2012 | Geral

toyota-gt86-front

O novo GT86 continua a amealhar sucesso e notoriedade por todo o mundo. Aqui no Autoblog.pt já muito se falou sobre este desportivo nipónico, aliás até já fez ensaio para comprovar as qualidades e principais características do modelo. O sucesso mundial deste automóvel está a ser enorme, e desta vez foi a prestigiada revista inglesa Top Gear a galardoar o GT86 como o carro do ano 2012.

A Toyota que há alguns anos se encontrava afastada da produção de modelos desportivos, desde o fim do Celica e do Mr-2, meteu mãos à obra e criou um automóvel desportivo com um preço atractivo em que a principal preocupação era o prazer de condução. E de facto são muitas as vozes que destacam essas qualidades. O GT86 veio não só dar lugar numa lacuna da marca como veio proporcionar ao mercado automóvel, um desportivo relativamente barato, bem construído e com tracção traseira para proporcionar níveis de prazer ao volante sem condicionamentos.

Tendo em conta tudo isto, foi de uma objectiva e sem rodeio que o famoso jornalista e apresentado Jeremy Clarkson’s da revista TopGear, elegeu o GT86 como o melhor automóvel coupé apresentado em 2012.

E o destaque vai inteiramente para o prazer de condução e o facto de o modelo ter um preço deveras atractivo, tendo em conta o brilhantismo do seu todo. Aliás segundo muitos que tiveram a oportunidade de testar o novo GT86, o automóvel é superior em muitos aspectos a automóveis desportivos e superdesportivos (exóticos) que estão apenas ao alcance dos mais endinheirados.

Segundo o editor da famosa revista inglesa Top Gear, Charlie Turner: “É um feito fantástico, para o GT86 vencer o prémio Carro do Ano Top Gear. Tem de ser um carro excepcional pois apenas os que mais se destacam pelas suas características são reconhecidos com este prémio! O GT86 provou que é um carro único e por isso merece o premio Carro do Ano TopGear.”.

No mesmo relatório da TopGear, o experiente Sam Philip comentou: “Para a condução mais emocionante, envolvente e desportiva este é o carro. Boa direcção, passagem de caixa mais precisa e com um bom feeling, motor rotativo e sem turbo…este é o carro que podemos descobrir e atingir os limites, derrapar controladamente, sem medo de despistar…”.

Destaque para o facto do GT86 ser o segundo Toyota a vencer um prémio de topo da revista TopGear. O primeiro foi atribuído ao Toyota Aygo, que venceu a categoria dos citadinos em 2005, altura em que o Carro do Ano foi o Bugatti Veyron.

Porém não foi o único prémio que recebeu este ano, uma vez que já tinha conseguido conquistar outro, através da revista Speed Week, publicada em Agosto, na qual o modelo nipónico se destacou pelas suas qualidades entre modelos exóticos e muito mais caros, como foram o caso do Lotus Exige S, do Mclaren MP4-12C e do Porsche 911 Carrera S.

O responsável da publicação Olivier Marriage, comentou que apesar do Toyota ser significativamente mais lento do que os seus rivais no teste, é muito mais divertido de conduzir, “A aceleração é divertida, mas o som que o motor produz é tão importante quanto o facto de «encostar ao banco». Eu preferia passar mais 30 segundos a puxar pelo GT86 para ganhar velocidade do que 3 segundos de pressão contra o banco do McLaren. No Toyota GT86 tem-se mais tempo para se divertir e acaba-se por se sentir mais parte do processo.”.

Aqui no Autoblog.pt acreditamos que o sucesso e os prémios não vão ficar por aqui, pois os responsáveis nipónicos já se encontram a desenvolver uma versão com mais potência e ainda mais desportiva para ir ao encontro daqueles que queria um pouco mais de cavalos de na hora de acelerar.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.