O novo GT86 continua a amealhar sucesso e notoriedade por todo o mundo. Aqui no Autoblog.pt já muito se falou sobre este desportivo nipónico, aliás até já fez ensaio para comprovar as qualidades e principais características do modelo. O sucesso mundial deste automóvel está a ser enorme, e desta vez foi a prestigiada revista inglesa Top Gear a galardoar o GT86 como o carro do ano 2012.
A Toyota que há alguns anos se encontrava afastada da produção de modelos desportivos, desde o fim do Celica e do Mr-2, meteu mãos à obra e criou um automóvel desportivo com um preço atractivo em que a principal preocupação era o prazer de condução. E de facto são muitas as vozes que destacam essas qualidades. O GT86 veio não só dar lugar numa lacuna da marca como veio proporcionar ao mercado automóvel, um desportivo relativamente barato, bem construído e com tracção traseira para proporcionar níveis de prazer ao volante sem condicionamentos.
Tendo em conta tudo isto, foi de uma objectiva e sem rodeio que o famoso jornalista e apresentado Jeremy Clarkson’s da revista TopGear, elegeu o GT86 como o melhor automóvel coupé apresentado em 2012.
E o destaque vai inteiramente para o prazer de condução e o facto de o modelo ter um preço deveras atractivo, tendo em conta o brilhantismo do seu todo. Aliás segundo muitos que tiveram a oportunidade de testar o novo GT86, o automóvel é superior em muitos aspectos a automóveis desportivos e superdesportivos (exóticos) que estão apenas ao alcance dos mais endinheirados.
Segundo o editor da famosa revista inglesa Top Gear, Charlie Turner: “É um feito fantástico, para o GT86 vencer o prémio Carro do Ano Top Gear. Tem de ser um carro excepcional pois apenas os que mais se destacam pelas suas características são reconhecidos com este prémio! O GT86 provou que é um carro único e por isso merece o premio Carro do Ano TopGear.”.
No mesmo relatório da TopGear, o experiente Sam Philip comentou: “Para a condução mais emocionante, envolvente e desportiva este é o carro. Boa direcção, passagem de caixa mais precisa e com um bom feeling, motor rotativo e sem turbo…este é o carro que podemos descobrir e atingir os limites, derrapar controladamente, sem medo de despistar…”.
Destaque para o facto do GT86 ser o segundo Toyota a vencer um prémio de topo da revista TopGear. O primeiro foi atribuído ao Toyota Aygo, que venceu a categoria dos citadinos em 2005, altura em que o Carro do Ano foi o Bugatti Veyron.
Porém não foi o único prémio que recebeu este ano, uma vez que já tinha conseguido conquistar outro, através da revista Speed Week, publicada em Agosto, na qual o modelo nipónico se destacou pelas suas qualidades entre modelos exóticos e muito mais caros, como foram o caso do Lotus Exige S, do Mclaren MP4-12C e do Porsche 911 Carrera S.
O responsável da publicação Olivier Marriage, comentou que apesar do Toyota ser significativamente mais lento do que os seus rivais no teste, é muito mais divertido de conduzir, “A aceleração é divertida, mas o som que o motor produz é tão importante quanto o facto de «encostar ao banco». Eu preferia passar mais 30 segundos a puxar pelo GT86 para ganhar velocidade do que 3 segundos de pressão contra o banco do McLaren. No Toyota GT86 tem-se mais tempo para se divertir e acaba-se por se sentir mais parte do processo.”.
Aqui no Autoblog.pt acreditamos que o sucesso e os prémios não vão ficar por aqui, pois os responsáveis nipónicos já se encontram a desenvolver uma versão com mais potência e ainda mais desportiva para ir ao encontro daqueles que queria um pouco mais de cavalos de na hora de acelerar.
- HÁ 25 ANOS FOI PRODUZIDO O MILIONÉSIMO OPEL “MADE IN EISENACH” - 6 de Novembro de 2024
- A SUZUKI APRESENTA O E VITARA, O PRIMEIRO MODELO ELÉTRICO DA MARCA, NA EUROPA - 4 de Novembro de 2024
- A SUZUKI E A TOYOTA VÃO APROFUNDAR A COLABORAÇÃO NO DOMÍNIO DOS VEÍCULOS ELETRIFICADOS - 30 de Outubro de 2024