Menu Fechar

Toyota Hilux de 1982 coroada campeã do Hagerty Festival of the Unexceptional 2024

O 10º Aniversário do Hagerty Festival of the Unexceptional foi mais um sucesso de vendas no Castelo de Grimsthorpe, no sábado, com uma participação recorde de mais de 2000 carros e mais de 4000 convidados a desfrutarem do sol de Lincolnshire.

A Hagerty criou o primeiro Festival do Inexcepcional em 2014 como uma celebração dos carros familiares do quotidiano há muito esquecidos de 1968-1989, agora carinhosamente conhecidos como a “Era do Inexcepcional”. Desde então, o evento evoluiu ao longo dos 10 anos, tornando-se maior e melhor à medida que a sua reputação se espalhava pelo mundo.

O evento do 10º aniversário de 2024 foi, de longe, o maior e o melhor de sempre, com milhares de automóveis FOTU a ocuparem toda a frente dos relvados do Castelo de Grimsthorpe, para além dos 50 automóveis super-estrelas comuns que participaram no concurso. Uma agenda repleta de palcos ao vivo incluiu duas rondas de um programa de jogos Smith and Sniff ao vivo, bem como a gravação de um podcast ao vivo que atraiu centenas de espectadores.

O evento contou com a presença de uma série de carros convidados especiais, incluindo o último Austin Montego produzido, gentilmente cedido pelo British Motor Museum, e o patrocinador do evento, Sustain Fuels, esteve presente para responder a quaisquer perguntas sobre a utilização de combustível sintético nos seus clássicos modernos.

Milhares de carros da era FOTU alinharam-se no recinto do castelo até onde a vista alcança, tendo muitos proprietários viajado centenas de quilómetros para estarem presentes. A exposição pública apresentava uma mistura eclética que ia desde um Vauxhall Belmont perfeitamente sem exceção até um Mercedes-Benz Classe S W140 de especificações básicas e com calotas, e tudo o que se encontrava entre estes dois.

Os 50 carros seleccionados para o evento principal do Concours representavam os melhores carros mundanos do mundo. O juiz principal e editor da Practical Classics, Danny Hopkins, anunciou a seleção do Concours 2024 como a melhor que tinha visto nos 10 anos de história do evento.

Todos os juízes elogiaram Lewis Dickson pelo seu Citroen Visa com 4000 milhas percorridas, um carro que esteve guardado no exterior, em frente ao seu local de trabalho, durante vários anos antes de o conseguir comprar. Christopher Lloyd também foi elogiado pelo seu Daewoo Lanos, um dos cinco exemplares que restam nas estradas do Reino Unido. Quando lhe perguntaram se um carro tão raro atrai as atenções, respondeu, após alguma reflexão, que não. O último prémio altamente recomendado foi atribuído a Damian Brannigan e ao seu maravilhoso Fiat Panda de 1993.

O Prémio do Presidente foi entregue a Colin Corke e ao seu Applejack Metro. Colin compreende o FOTU melhor do que a maioria, tendo inscrito um carro nos últimos 8 anos sem ganhar nada. O sucesso deste ano mostra que a persistência compensa no FOTU.

O Prémio Retro Repmobile foi atribuído a Luca Alpert e ao seu Nissan Primera. Luca tem 21 anos, conduz o Primera diariamente e viajou desde Hanôver para participar no Festival do Incomum de 2024. O seu entusiasmo pelo carro e pelo evento FOTU foi notável.

O segundo lugar foi atribuído a Amy Jaine e ao seu Renault Clio de 1998. O Clio era originalmente propriedade da sua avó e foi comprado para levar os netos a passear. Muitos anos mais tarde, estava destinado a ser desmantelado por já não ser utilizado, mas Amy resgatou-o e, atualmente, é Amy que o utiliza para levar a avó a passear, mantendo o carro e a diversão vivos.

O troféu de vencedor do Hagerty Festival of the Unexceptional 2024 foi atribuído a Mitch Lewis e à sua imaculada Toyota Hilux de 1982. O carro foi um cavalo de batalha durante grande parte da sua vida, tendo sido utilizado numa quinta de fruta desde novo, mas permanece completamente original e estava absolutamente imaculado. Para se preparar para o evento, o carro foi simplesmente bem limpo e conduzido para o evento. Bravo Mitch.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.