<meta property="og:image:width" content="2400"/> <meta property="og:image:height" content="1600"/> <meta property="og:image:type" content="image/jpeg"/> TOYOTA HILUX ELÉTRICA A PILHA DE COMBUSTÍVEL A HIDROGÉNIO
Menu Fechar

TOYOTA HILUX ELÉTRICA A PILHA DE COMBUSTÍVEL A HIDROGÉNIO

A Toyota atingiu outro marco a caminho de um futuro de neutralidade carbónica com o lançamento de um protótipo elétrico da Hilux com pilha de combustível a hidrogénio. A sua estreia é mais uma demonstração do âmbito alargado da estratégia multi-tecnológica da Toyota para alcançar uma mobilidade livre de carbono, aplicando diferentes soluções, desde veículos eletrificados com a tecnologia híbrida, eletrificados com a tecnologia híbrida plug-in, elétricos a bateria e elétricos a pilha de combustível – para responder às diferentes necessidades dos utilizadores, ambientes e necessidades de mobilidade em todo o mundo.
 
A inovadora pick-up foi revelada na fábrica de veículos da Toyota Manufacturing UK em Derby, Inglaterra, onde foi desenvolvida num projeto conjunto com parceiros de consórcio, apoiado por financiamento do Governo do Reino Unido. A Hilux é um ícone global da marca Toyota com uma grande reputação em termos de fiabilidade e durabilidade excecionais. O projeto de desenvolvimento procurou que essas qualidades possam ser mantidas ao adotar uma nova motorização elétrica com pilha de combustível a hidrogénio e zero emissões.
 
Perfil do veículo
A nova motorização utiliza elementos centrais do elétrico a hidrogénio que já faz parte da gama Toyota – o Mirai com pilha de combustível – é um sedan cuja tecnologia tem provas dadas em termos de qualidade ao longo dos 10 anos de produção e comercialização. A pilha de combustível não produz emissões, do escape sai água pura.
 
O hidrogénio é armazenado em três tanques de combustível de alta pressão, dando ao protótipo Hilux uma autonomia esperada de mais de 600 km – significativamente mais do que poderia ser alcançado com um sistema elétrico de bateria. A bateria híbrida, que armazena a eletricidade produzida a bordo pela pilha de combustível, está posicionada no compartimento de carga traseiro, mantendo o espaço no habitáculo.
 
História do projeto
O projeto começou no início de 2022 com um estudo de viabilidade realizado pela TMUK e pela Toyota Motor Europe. Posteriormente, foi obtido financiamento do Governo do Reino Unido através do Advanced Propulsion Centre, uma organização sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento de tecnologias mais limpas e de novos conceitos de mobilidade. E assim teve início um intenso programa de design e desenvolvimento que arrancou a 1 de julho de 2022, com os parceiros do consórcio: Ricardo, ETL, D2H Advanced Technologies, Thatcham Research e apoio adicional da Toyota Motor Corporation (TMC).
 
A construção do protótipo começou em 5 de junho deste ano, trabalhando de acordo com os princípios do Sistema de Produção Toyota (TPS) numa área dedicada dentro das instalações da TMUK. O primeiro veículo foi concluído apenas três semanas depois, o primeiro dos 10 que serão produzidos até ao final deste ano. Estes serão submetidos a testes rigorosos para garantir que a segurança, o desempenho dinâmico, a funcionalidade e a durabilidade atendam aos altos padrões exigidos de um modelo de produção.
 
O projeto permitiu aos membros da TMUK a capacidade de desenvolver e aplicar novas competências relacionadas com veículos eletrificados com pilha de combustível e componentes de sistemas a hidrogénio. Todos os membros do consórcio também desempenharam papéis importantes na fase inicial do programa. Ricardo apoiou os preparativos para a construção do protótipo, realizando tarefas de design e desenvolvimento e confirmando todo o processo de fabricação em paralelo com as equipas da TMUK. Ricardo realizará uma avaliação completa do veículo nos próximos meses, antes de uma decisão sobre um potencial modelo de produção a ser introduzido na segunda metade desta década.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.