Menu Fechar

TOYOTA RENOVA GAMA DO ELÉTRICO BZ4X EM PORTUGAL E LANÇA VERSÃO COM TRAÇÃO ÀS QUATRO RODAS

Aplicando o princípio de melhoria contínua (Kaizen) que define a marca, a Toyota acaba de renovar a gama bZ4X em Portugal e anunciar a muito aguardada versão com tração às 4 rodas (AWD). Mantendo os atuais 3 níveis de equipamento Exclusive, Premium e Lounge das versões com tração frontal, introduz novos equipamentos, incrementando a relação preço/equipamento. A versão AWD surge na versão premium por 55.190,00 Euro.

Tração às 4 rodas
O bZ4X conta com um novo sistema de tração integral BEV, que se baseia na forte herança de sistemas de tração integral da marca. O bZ4X Premium AWD proporciona maior segurança ao conduzir em condições adversas e confere ao bZ4X uma capacidade genuína de condução SUV fora de estrada que é líder no seu segmento.

O modelo AWD (all wheel drive) apresenta motores elétricos de 80 kW em cada um dos eixos dianteiro e traseiro. O XMODE com os seus diferentes modos de condução também pode ser selecionado para se adequar às condições da estrada com ajustes para neve/lama; neve profunda e lama (abaixo de 20 km/h); e Grip Control para condução fora-de-estrada mais exigente (abaixo de 10 km/h).
A nova versão Premium AWD, conta com mais potência e desempenho. Com uma potência total de 160kW (218cv), o binário passa de 266Nm (FWD) para 337Nm* (AWD) e uma aceleração dos 0-100kmh de 7,5 segundos (FWD) para 6.9 segundos* (AWD).

Aquecimento Radiante
Disponível na versão lounge do bZ4X, o aquecimento radiante frontal é um inovador sistema que aquece rapidamente o habitáculo. Instalado por baixo da coluna de direção e da zona inferior do tablier, aquece rapidamente a parte inferior das pernas e os pés do condutor e do passageiro dianteiro – os ocupantes sentirão os benefícios em apenas um minuto após o arranque. Trabalhando em conjunto com os aquecedores dos bancos dianteiros, este novo sistema proporciona um desempenho eficiente, uma vez que o calor é irradiado utilizando tecnologia de infravermelhos, com um desempenho quase silencioso.

Segurança
O programa de atualização também introduz uma nova funcionalidade que ajuda a evitar colisões traseiras quando o bZ4X está parado, por exemplo, numa fila de trânsito em autoestrada. Disponível nas versões Premium e Lounge, esta funcionalidade utiliza o Monitor de ângulo morto e o radar traseiro para detetar o risco de colisão com um veículo que se aproxima pela retaguarda, ativando automaticamente as luzes de emergência traseiras para alertar o outro condutor. Estas duas versões contam ainda com uma câmara 360º.

Chave Digital
A versão topo de gama, Lounge do bZ4X estará disponível com uma nova chave digital. compatível com os sistemas Apple e Android, permite que os utilizadores abram e liguem o veículo apenas com o seu smartphone.  A chave pode ser partilhada por um máximo de cinco pessoas em simultâneo, facilitando o acesso a familiares ou colegas de trabalho, ou a técnicos de manutenção e salvamento de veículos.

Mais Versatilidade
A gama de ângulos de reclinação dos bancos dianteiros com regulação elétrica do bZ4X foi aumentada de 42 para 72 graus. Para além de aumentar o conforto, é possível desta forma ajustar o banco mais para a frente o que confere maior versatilidade e maior capacidade de transporte. Com o banco traseiro rebatido para a frente e o banco do passageiro da frente na sua reclinação máxima, é possível arrumar objetos até cerca de 2,5 m de comprimento.

A gama atualizada do Toyota bZ4X está a ser lançada em Portugal este mês de maio 2024.

* Versões e equipamento final, bem como especificações em Portugal serão confirmadas aquando do lançamento do modelo.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.