Tipo de transmissão em que a força motriz é garantida por cada uma das quatro rodas. Esta divisão não tem que ser igual para cada uma das rodas, nem sequer constante, podendo depender da aderência disponível. Ao repartir os esforços motrizes por mais rodas, pode-se aproveitar melhor a aderência disponível, o que é bastante importante em pisos irregulares. Por outro lado, os carros com tracção integral têm mais rolamentos, o que prejudica as prestações e os consumos relativamente aos carros de duas rodas motrizes. Para que este sistema seja verdadeiramente eficaz em pisos deslizantes, o carro tem de dispor de um sistema de bloqueio dos diferenciais, muito importante para a circulação em asfalto. Estes bloqueios são tradicionalmente mecânicos, mas hoje em dia a electrónica encarrega-se de gerir a utilização dos mesmos, travando automaticamente uma roda quando patina, com sistemas de ABS. Este sistema individual não só evita que uma roda gire sozinha – fazendo-a rodar até uma velocidade em que ganhe aderência, como distribui a potência pelas outras rodas que têm aderência para sair de uma dificuldade.
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