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TRÊS NOVOS MODELOS: A PORSCHE COMPLETA A SEGUNDA GERAÇÃO DO TAYCAN

A gama Taycan nunca foi tão ampla: com três tipos de carroçaria, tração integral e traseira e vários níveis de potência dos modelos Porsche e-Performance, que vão dos 300 aos 760 kW, existe agora um total e 16 versões.

A gama acaba de receber os Taycan 4 (disponível em Portugal a partir dos 112.612 euros) e o Taycan GTS. No caso do segundo, os preços começam nos 156.128 euros (Taycan GTS) e 157.154 euros (Taycan GTS Sport Turismo). As três novas opções completam o portfólio do Taycan e já estão disponíveis para encomenda, com as primeiras unidades a chegarem aos concessionários no início de 2025. Estão também disponíveis novas cores exteriores para todos os modelos Taycan. Nas opções “Lendas”, o Cinzento Ardósia Neo e o Azul Pale Metalizado completam a oferta, enquanto na categoria “Sonhos” foi adicionado o tom Violeta Céu Metalizado.

“Com a vasta gama do Taycan, damos resposta a uma grande variedade de desejos e necessidades de mobilidade dos clientes. As novas três últimas inovações exemplificam esta amplitude excecional”, afirma Kevin Giek, Vice President Model Line. “Mesmo a primeira geração do Taycan GTS já era o porta-estandarte desportivo da linha de modelos, posicionado entre o Taycan 4S e o Taycan Turbo. E a nova edição não é exceção. E no outro extremo da gama, o Taycan 4 combina a elevada eficiência do modelo de entrada da gama com o comportamento superior da tração integral”.

Os três novos modelos apresentam todas as melhorias ao nível de design, tecnologia e equipamento da atualização do Taycan no início do ano. O desportivo elétrico ultra- passa o seu antecessor em quase todas as vertentes. Os novos modelos têm mais potência, maior autonomia, têm acelerações mais rápidas e carregam em menos

A melhoria da performance e da eficiência deve-se a uma série de fatores: um novo motor no eixo traseiro com mais 80 kW de potência do que o antecessor em todos os modelos, um inversor modificado com software otimizado, baterias mais potentes, gestão térmica revista, uma bomba de calor de última geração e uma estratégia modificada de recuperação e tração integral. A título de exemplo, nos postos de carrega- mento de 800V em DC, pode ser efetuado um carregamento até 320 kW de potência. A capacidade máxima de recuperação durante a desaceleração a velocidade elevada aumentou para os 400 kW.

GTS significa Gran Turismo Sport. Desde o Porsche 904 Carrera GTS de 1963, estas três letras têm uma reputação especial entre os fãs da Porsche. Agora também existe uma variante na gama de modelos Taycan com esta combinação de letras. Ou duas, para ser mais exato: o novo Taycan GTS está disponível como berlina ou como Sport Turismo.

Como um desportivo versátil, o Taycan GTS impressiona com os 515 kW (700 CV) de potência em overboost e com Launch Control – mais 75 kW do que o antecessor. Com a nova função “Push-to-Pass” no pacote Sport Chrono de série, pode ser ativado um impulso adicional de até 70 kW durante 10 segundos. No Taycan GTS, o “Push-to-Pass” também tem um carácter desportivo, uma vez que a baixas velocidades o binário é aumentado para os níveis do Launch Control. Tal como no Taycan Turbo GT, o impulso extra é indicado por um contador decrescente no painel de instrumentos e dinamizado por anéis animados no velocímetro.

O Taycan GTS e o Taycan GTS Sport Turismo aceleram dos 0 aos 100 km/h em ape- nas 3,3 segundos – 0,4 segundos mais rápido do que os antecessores. A berlina demora apenas 10,4 segundos a acelerar dos 0 aos 200 km/h – menos 1,6 segundos do que o antecessor. A autonomia também foi melhorada em mais de 120 quilómetros, para um novo total de 628 quilómetros (WLTP).

Para demonstrar o carácter emocionante de um GTS, foi atribuído um perfil sonoro mais distinto, idêntico ao do Taycan Turbo S. Esta característica sonora distingue-o dos outros modelos Taycan.

Tanto o exterior como o interior são igualmente distintos. Os vários detalhes em Preto ou em Cinzento Antracite no exterior são típicos de um GTS. Uma novidade no Taycan GTS, face ao antecessor, são os para-choques dianteiro e traseiro Sport Design com inserções pintadas em Preto (brilhante). O acabamento em Preto (brilhante) também é utilizado nas bases dos espelhos retrovisores exteriores. Por outro lado, tanto as jantes Aero Design de 20”, de série no Taycan Turbo S, como as jantes RS Spyder Design de 21”, disponíveis como opção, são pintadas em exclusivo em Cinzento An- tracite na versão GTS.

Muitos dos materiais do interior foram adotados do Taycan Turbo GT. Por exemplo, os modelos Taycan GTS estão equipados de série com elementos alargados em Race- Tex e elementos em Pele lisa. Estão também incluídos os bancos desportivos adap- tativos plus (18 vias, elétricos), o volante desportivo GT com seletor de modos de condução e volante aquecido, bem como o Pacote Sport Chrono incluindo função “Push-to-Pass” e modo “Track”. O volante desportivo GT, já conhecido do Taycan Turbo GT, está disponível em Race-Tex em Preto, mediante pedido. Este inclui dois seletores de modos e patilhas para a função “Push-to-Pass” e para a recuperação de energia. Para além do Vermelho Carmim, o Pacote de interior GTS disponível como opção também está disponível em Cinzento Ardósia Neo. O logótipo “Taycan GTS” é apresentado no painel de instrumentos, no medidor de potência e no gráfico de arran- que. O sistema de som BOSE® Surround Sound faz parte do equipamento de série.

O chassis específico GTS e o eixo traseiro direcional, disponível como opção, confe- rem-lhe um carácter ainda mais desportivo. A suspensão pneumática adaptativa com Porsche Active Suspension Management (PASM) é combinada com o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) de série. O sistema de controlo da suspensão Porsche Ac- tive Ride, com afinação específica GTS, está disponível como opcional. Em situações de condução mais dinâmica, este sistema assegura uma ligação quase perfeita à estrada, graças a uma ótima distribuição das cargas em cada roda. Para além disso, o Porsche Active Ride oferece um maior conforto de condução em situações do dia a dia.

O novo Taycan 4: o campeão da autonomia entre os modelos com tração integral Os clientes que queriam combinar a elevada eficiência do Taycan de entrada com a tração integral já encontraram o que procuravam no Cross Turismo. Agora, a Porsche também passa a oferecer esta variante na berlina. Em termos de performance, este novo Taycan 4 corresponde ao Taycan: mediante a bateria instalada, Performance de série ou Performance Plus como opção, o resultado é uma potência em overboost de até 300 kW (408 CV) ou 320 kW (435 CV) ao usar o Launch Control.

A autonomia também depende da bateria escolhida. Com a Bateria Performance, a autonomia é de até 559 quilómetros. Com a Bateria Performance Plus, o Taycan 4 pode percorrer até 643 quilómetros (WLTP). Isto faz do Taycan 4 o campeão indiscutível em autonomia, entre os modelos de tração integral e coloca-o apenas cerca de 35 quilómetros abaixo dos valores dos modelos Taycan correspondentes.

Com um motor elétrico em cada um dos eixos dianteiro e traseiro, o Taycan 4 oferece uma maior estabilidade de condução e mais tração do que o Taycan com tração traseira. Isto reflete-se nos valores de aceleração: o Taycan 4 demora 4,6 segundos na aceleração dos 0 aos 100 km/h. Apesar dos 80 quilos extra, é dois décimos de se- gundo mais rápido do que o seu irmão com tração traseira.

Durante o ciclo do modelo, a Porsche já melhorou a estratégia de tração integral. O novo Taycan 4 também beneficia de todas as otimizações em benefício de uma maior eficiência. Isto significa que o motor elétrico dianteiro é desacoplado de forma elétrica sempre que a tração, a dinâmica de condução e a estabilidade de condução o permitam. Em seguida, volta a ligar em milissegundos quando necessário, por exemplo, durante as acelerações ou recuperações.

No exterior, o extenso equipamento de série inclui Jantes Taycan Aero de 19 polegadas e pinças de travão em Preto, bem como faróis em LED Matrix. Para além disso, o Porsche Traction Management (PTM) e a Suspensão Pneumática Adaptativa com Porsche Active Suspension Management (PASM) estão equipados de série.

O interior inclui de série Bancos Comfort dianteiros (8 vias, elétricos), acabamentos parciais em Pele em Preto, Pacote de Destaques em Prata Escuro, o volante desportivo em Pele, proteções das soleiras das portas em alumínio escovado em cor Prata e o Pacote Sound Plus. O interior parcialmente em Pele também está disponível em Cinzento Ardósia, bem como numa versão bicolor em Preto/Bege Giz.

Sérgio Gonçalves

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