Quando foi originalmente concebido, o triplo Zontes foi concebido para aparecer numa gama de tamanhos de cerca de 600cc a 1.000cc, mas agora está claro que a versão inicial será uma opção de peso médio de 699cc que alimenta dois modelos, a moto de aventura Zontes 703F e a moto desportiva Zontes 703RR.
Ambas as máquinas foram mostradas na EICMA em Milão como protótipos, mas espera-se que a produção comece antes do final do próximo ano e que as máquinas de três cilindros sejam oferecidas globalmente e não apenas na China. No seu país natal, a Zontes tem sido alvo de críticas pelo facto de a sua gama atual ser composta exclusivamente por motos monocilíndricas, numa altura em que muitas das suas rivais estão a optar por gémeos paralelos, pelo que a decisão de optar por um motor de três cilindros é um movimento consciente para ultrapassar outras marcas de peso médio, pelo menos em termos de cilindrada.
Quando foi anunciado, o motor Zontes tinha potencial para ser o primeiro motociclo de três cilindros da China, mas esse barco já partiu. Não só a Benelli reiniciou a produção da TNT 899, com o fabrico transferido para a China, como a CFMoto também mostrou o seu próprio três cilindros de 675 cc, destinado a uma nova moto desportiva 675SR num futuro muito próximo.
Os pormenores sobre as duas motos são relativamente escassos, mas a Zontes afirma uma potência máxima de 100 cv às 9.000 rpm para a 703F de estilo aventura e espera que o motor seja totalmente aprovado pelo tipo Euro 5+, o que significa que cumprirá a maioria das regras de emissões mais rigorosas do mundo. A 703F possui um chassis e um braço oscilante em liga leve, pinças de travão Brembo de montagem radial e uma combinação de jantes dianteiras de 21 polegadas e traseiras de 17 polegadas que sugerem uma verdadeira capacidade todo-o-terreno.
O segundo novo modelo a receber o motor é a 703RR, uma moto desportiva de competição que utiliza o motor num estado de afinação mais elevado. Para a 703RR, Zontes reivindica um pico de 110 cv às 11.000 rpm.
- IUC deixa de ser pago no mês da matrícula em 2025 - 16 de Janeiro de 2025
- O Volkswagen ID.7 Pro S percorre 941 km com uma carga de bateria durante o teste de eficiência - 15 de Janeiro de 2025
- NOVO CADDY EHYBRID DISPONÍVEL COM PREÇOS A PARTIR DE 24.900€ + IVA - 15 de Janeiro de 2025