O turbo é um compressor movido pelos gases de escape do motor. Utiliza-se para aumentar a pressão de ar que é injectada no motor de maneira que, com a mesma cilindrada, o motor admita mais combustível e proporcione um melhor ‘trabalho’. Este equipamento consiste num compressor solidamente ligado ao motor, com um encaixe, a uma turbina, de modo que o conjunto seja denominado de turbo compressor.
A diferença para outros sistemas de sobrealimentação é que o turbocompressor não rouba energia ao motor, recebe-a dos gases de escape, daí que se possa notar um pequeno atraso na resposta do motor até que a turbina acelere, ao que se chama atraso do turbo ou «turbo lag».
Estão presentes hoje em dia em diversos carros desportivos a gasolina e o seu uso é muito generalizado nos modernos motores diesel.
- Conselhos para poupar combustível no seu carro de aluguer nas próximas férias - 21 de Abril de 2015
- Renault Captur: ao ritmo da vida - 14 de Maio de 2013
- Opel Mokka em Portugal - 30 de Abril de 2013