O Festival de Velocidade celebrou mais um fim de semana incrível, reunindo pilotos e cavaleiros lendários e apresentando uma coleção extraordinária de automóveis e motociclos, com estreias e lançamentos em cada esquina.
Reconhecido como o local onde se podem ver alguns dos mais lendários pilotos e pilotos do desporto motorizado, o 2024 Festival of Speed não foi exceção, dando as boas-vindas a actuais e antigas equipas, pilotos e carros de Fórmula 1.
Comemorando o seu 20º aniversário e assinalando a maior celebração de Goodwood de uma equipa de Fórmula 1 até à data, a Oracle Red Bull Racing reuniu um alinhamento incrível de pilotos de toda a história da equipa. Fazendo sua estreia no evento este ano, o Festival of Speed teve o prazer de dar as boas-vindas ao atual e tricampeão mundial de Fórmula 1 Max Verstappen, que subiu ao morro no domingo no RB16B em que conquistou seu primeiro título mundial em 2021.
Juntamente com o companheiro de equipa Sergio Pérez e o chefe de equipa e CEO Christian Horner, bem como os ex-pilotos da Red Bull David Coulthard, Christian Klien, Daniel Ricciardo e Mark Webber, a equipa de Fórmula 1 de enorme sucesso subiu à varanda de Goodwood no domingo, dando aos fãs a oportunidade de saudar os sete pilotos que, entre eles, detêm um fenomenal 97 vitórias em corridas de Fórmula 1.
A par das celebrações da Oracle Red Bull Racing, o evento acolheu mais cinco equipas actuais de Fórmula 1: BWT Alpine F1 Team, Scuderia Ferrari HP, McLaren Formula 1 Team, Mercedes-AMG PETRONAS Formula One Team e Williams Racing. Os fãs tiveram a rara oportunidade de ver carros lendários de todas as décadas e de conhecer as equipas e os pilotos, com multidões a afluírem para ver Alex Albon, Fernando Alonso, Oliver Bearman, Jack Doohan, Logan Sargeant, Yuki Tsunoda, Frederik Vesti, Sophie Flörsch, Kush Maini e James Vowles durante o fim de semana.
Tanto a Oracle Red Bull Racing como a Williams Racing trouxeram os seus respectivos pilotos da F1 Academy, Hamda Al Qubaisi e Lia Block, tendo esta última conduzido um carro de Fórmula 1 pela primeira vez em público no Capitólio.
A juntar-se a nós em duas rodas, Michael Dunlop – o piloto mais bem sucedido na história do TT da Ilha de Man, com 29 vitórias – conduziu a sua moto IOM TT Superstock de 2024, juntamente com John McGuinness, 23 vezes vencedor e recordista de voltas, e Peter Hickman, 14 vezes vencedor e recordista de voltas no Mountain Course. Dunlop também celebrou o seu recente triunfo no TT da Ilha de Man com um momento na varanda da Goodwood House no sábado.
O sete vezes Campeão da NASCAR Cup Series, Richard Petty, esteve presente durante todo o fim de semana, uma vez que a família Petty celebrou 75 anos de envolvimento com os desportos motorizados. De regresso ao Festival of Speed, Petty teve a companhia do seu famoso Plymouth Superbird de 1970, conduzido pelo filho Kyle, enquanto Goodwood celebrava “O Rei” e a sua extraordinária carreira.
Outros pilotos, pilotos e lendas dos desportos motorizados que se juntaram a nós durante o fim de semana incluíram, as Iron Dames Julie Amblard, Karen Gaillard, Célia Martin e Sarah Rumeau, Giacomo Agostini, Karun Chandhok, Mick Doohan, Elfyn Evans, Damon Hill, Jacky Ickx, Sebastian Ogier, Emanuele Pirro, a dupla pai-filho vencedora do campeonato Kenny Roberts Sénior e Júnior, Kalle Rovenperä, Carlos Sainz Sénior e Kevin Schwantz.
Este ano, a MG celebrou o seu centenário no Festival of Speed, sendo a cabeça do evento com a monumental Central Feature no relvado do exterior da Goodwood House e uma extravagância diária. A muito aguardada escultura de Gerry Judah apresentava o Cyberster EV roadster e o MGB. Os dois carros do passado e do presente da MG ilustraram na perfeição o tema deste ano “Horseless to Hybrid”, que reconheceu os avanços tecnológicos e de propulsão que moldaram a indústria automóvel nos últimos 130 anos.
Os visitantes foram alguns dos primeiros a testemunhar marcas e fabricantes mundiais a revelarem os seus mais recentes projectos no Festival de Velocidade, incluindo as estreias do novo Porsche 911, BMW M5, BMW XM Label Red, BYD SEAL U DM-I, Defender OCTA, Ford Capri totalmente elétrico, Honda Civic Type R, Jaecoo J7, Maserati M20, Pagani Epitome, Pagani Imola Roadster, RB17 e Yangwang U8, entre muitos outros.
Localizado no centro do evento e exibindo algumas das mais recentes tecnologias, o Future Lab, apresentado pela Randox, mostrou “Tecnologia para um Mundo Melhor”, com expositores agrupados em quatro subtemas: “Proteger o Planeta”, “Robots to the Rescue”, “Futuro do Voo” e “O Nosso Mundo em Pixéis”. O centro interativo recebeu empresários e inovadores, incluindo Dronamics, Drone City, Performit Live, sees.ai e Shadow Robot, que colaboraram com a Google DeepMind na sua mais recente mão robótica.
O Indy Autonomous Challenge (IAC) voltou ao Festival of Speed, após sua estreia em 2023, e subiu ao Hill durante o fim de semana com o AV-24, o primeiro carro de corrida totalmente autônomo do mundo pilotado por software da equipe PoliMOVE-MSU. Na quinta-feira, o Solar Car da Universidade de Durham estabeleceu o primeiro tempo para um carro solar na colina de Goodwood.
Na Electric Avenue – a casa da mobilidade eléctrica no Festival de Velocidade – a exposição centrou-se em quatro zonas que exibiam carros urbanos, SUV e carros familiares, carros desportivos de desempenho e carros do futuro, apresentando os BMW i5 Touring, Honda e:Ny1, Hyundai IONIQ 5 N, Maserati GranCabrio Folgore e o Polestar 4.
O concurso de elegância Cartier Style et Luxe acolheu alguns dos veículos mais intrigantes e belos do evento, celebrando um design automóvel incrível, um restauro requintado e assinalando uma série de aniversários significativos no mundo automóvel. Apresentando algumas das classes mais variadas e fascinantes alguma vez vistas no Festival of Speed, o “Best in Show” foi conquistado pelo Bugatti Type 57S Corsica de 1937, julgado por Thomas Brodie-Sangster, David Gandy, Kenya Hunt, Mai Ikuzawa, Flavio Manzoni, Marek Reichman, Micheal Ward e Adrian van Hooydonk.
Uma coleção de veículos espectaculares e únicos foi vendida no leilão Bonhams|Cars na tarde de sexta-feira. Os destaques incluíram o Mercedes-Benz 36/220 S-Type Four-Seated Sports Tourer de 1928, vendido por 2 871 000 libras, o Mercedes-Benz 300 SL ‘Gullwing’ Coupé de 1955, vendido por 1 135 000 libras e o Mercedes-Benz 300 SL Roadster de 1962, vendido por 1 045 400 libras. A venda atingiu um total de 11.035.691 libras – o total mais elevado para uma venda da Bonhams|Cars’ UK até à data em 2024.
No topo do evento e serpenteando por entre as árvores de Goodwood Estate, o Forest Rally Stage viu actuais e antigos pilotos de rali enfrentarem-se. Entre os que competiram e destacaram os carros contemporâneos da última década, Aoife Raftery – a primeira mulher piloto da Motorsport Ireland Rally Academy – entrou em ação com o Peugeot 208 T16 R5 de 2014, enquanto as Iron Dames trouxeram o seu Ford Fiesta Rally2 de 2024. Outros carros na etapa incluíram o Ford Fiesta R5 de 2018 conduzido por Steve Chamberlain e a versão de 2021 do Proton IRIZ R5, que já tinha vencido na Forest Rally Stage em 2017. Também estiveram em prova os actuais pilotos do WRC, Elfyn Evans e Dani Sordo, nos seus Toyota Yaris Rally1 Hybrid e Hyundai i20N WRC, respetivamente.
Proporcionando vistas ininterruptas da rampa de Goodwood, o novo Surtees Pavilion do Festival of Speed trabalhou com o cofundador e Chef Executivo do restaurante HIDE, com estrela Michelin, Ollie Dabbous, para proporcionar um toque moderno a uma refeição clássica. A experiência gastronómica única apresentou os melhores produtos do Goodwood Estate e da área local.
O Festival of Speed deste ano apoiou a Two Wheels for Life, uma instituição de caridade dedicada a transformar os cuidados de saúde em África usando o poder das motos. A Two Wheels for Life esteve presente no local durante todo o fim de semana, com voluntários a partilharem pormenores sobre o incrível trabalho que realizam e alguns dos veículos utilizados na prestação de cuidados de saúde em exposição.
O Festival de Velocidade de 2025 apresentado pela Mastercard terá lugar de quinta-feira 10 a domingo 13 de julho. Os compradores de bilhetes para 2024, membros e bolseiros podem adquirir bilhetes para o evento de 2025 a partir das 10h00 de segunda-feira, 15 de julho. Os bilhetes serão colocados à venda ao público no final do ano.
- Renault 5 Turbo 3E uma lenda renascida, como modelo de produção - 14 de Dezembro de 2024
- DS N°8: UM CONVITE A VIAJAR EM MODO ELÉTRICO - 13 de Dezembro de 2024
- ŠKODA ELROQ: O PRÓXIMO CAPÍTULO DA MOBILIDADE ELÉTRICA NO POPULAR SEGMENTO DOS SUV COMPACTOS - 12 de Dezembro de 2024