Menu Fechar

Um Mercedes-Maybach Classe S exclusivo para o 150º aniversário da Robbe & Berking

O amor por um trabalho artesanal único, uma estética clara e uma elegância intemporal une a Mercedes-Maybach e os fabricantes de prata e iates Robbe & Berking. Partilham a ambição de conceber produtos individualizados para os conhecedores do extraordinário. Para assinalar o 150º aniversário da manufatura de prata de Flensburg, a Mercedes-Maybach criou um modelo Classe S exclusivamente refinado. O seu design baseia-se no lendário iate SPHINX 12mR, que foi construído em 1939 e ficou conhecido como a “beleza azul nocturna” na história dos iates à vela. Foi o primeiro iate clássico de madeira que Robbe & Berking restaurou. Este facto deu origem ao estaleiro de iates da empresa, Robbe & Berking Classics, em 2008.

O Mercedes-Maybach S 680 tem o mesmo esquema de cores que o SPHINX: uma pintura de dois tons composta por azul náutico metalizado na parte superior e vermelho patagónia MANUFAKTUR brilhante na parte inferior da carroçaria. São separados por uma faixa de filigrana em MANUFAKTUR branco opalite metalizado para combinar com a linha de água branca do iate.

O interior do Mercedes-Maybach Classe S único brilha em couro nappa Maybach MANUFAKTUR Exclusive em branco cristal com acolchoado de diamantes. Os bancos, o forro do tejadilho, os painéis centrais das portas e o compartimento de arrumação por baixo do ecrã central são estofados neste material de elevada qualidade. Os pespontos decorativos em cinzento Orion destacam-se contra o couro branco em áreas seleccionadas – uma analogia a uma vela.

Outro contraste elegante é criado pelos acabamentos exclusivos em madeira de nogueira com frisos de alumínio de cor clara. Estes remetem para o aspeto do convés de um navio. As almofadas traseiras em pele nappa são também personalizadas. A superfície lateral lisa e triangular em cinzento pérola prateado contrasta com a pele branca cristalina com pespontos em diamante em cinzento orion e relevo MAYBACH. O design das almofadas é completado por um debrum em pele nappa cinzento prateado pérola.

Outros destaques de equipamento para o máximo conforto incluem portas eléctricas confortáveis na traseira, soleiras das portas MANUFAKTUR com letras MAYBACH iluminadas a vermelho e o sistema de som surround 4D topo de gama Burmester®. Também a bordo está o sistema de entretenimento MBUX topo de gama para os bancos traseiros e um compartimento de refrigeração com duas taças de champanhe banhadas a prata da Robbe & Berking. Desde 2002, as taças do fabricante de prata fundado em 1874 conferem aos modelos Mercedes-Maybach um brilho especial. Estão disponíveis mediante pedido e estão a tornar-se cada vez mais populares entre os clientes. Este exclusivo Mercedes-Maybach Classe S já foi reservado para um cliente, pelo que já não está disponível para venda.

O SPHINX pertence à famosa “classe R de 12 metros” (iate 12mR). Os grandes e elegantes iates desta classe foram construídos entre 1907 e 1987 e, enquanto primeira classe da vela, participaram na America’s Cup de 1958 a 1987. São o epítome do iate clássico e o sonho de todos os entusiastas da vela. No entanto, o seu comprimento é significativamente superior a 12 metros. A designação “12 metros” resulta da lendária “Regra Internacional”, acordada em 1906 pelas principais nações de vela para a construção de iates de corrida.

O SPHINX, com 21,48 metros de comprimento, foi construído em 1939 pelo estaleiro Abeking & Rasmussen como navio clube para a Associação de Regatas da Alemanha do Norte (NRV), em Hamburgo. Foi o último de uma série de dez barcos de 12 metros a ser lançado. Posteriormente, mudou de proprietário várias vezes e navegou sob diferentes nomes. Por exemplo, serviu a Marinha alemã com o nome “Ostwind” de 1958 a 2004 como navio de treino para candidatos a oficiais. Entre outras distinções, ganhou nove vezes o prémio Blue Riband para o iate mais rápido no fiorde de Flensburg. Em 2005, o apaixonado marinheiro Oliver Berking comprou-o juntamente com dois amigos.

Com atenção aos pormenores e grande paixão, restauraram o iate de corrida de acordo com os planos originais. Sob o seu nome original SPHINX, tornaram o clássico iate de madeira novamente acessível ao mundo da vela. Em 2008, Oliver Berking fundou o estaleiro de iates Robbe & Berking Classics no porto da cidade de Flensburg, a fim de preservar e continuar a utilizar os conhecimentos adquiridos. Este estaleiro tornou-se num especialista mundialmente procurado para o restauro de iates à vela clássicos e para a construção de réplicas fiéis de barcos clássicos perdidos.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.