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Um raro Volkswagen Type 2 Schulwagen emerge após 43 anos de hibernação

Um dos veículos em destaque no primeiro Dia Internacional do BUS VW e no lançamento do ID. Buzz EV de 3 filas em Huntington Beach, CA, a 2 de junho, foi o Volkswagen Type 2 Schulwagen de 1955 de Lind Bjornsen. Estes veículos foram construídos como veículos de treino para os concessionários VW e acredita-se que o de Bjornsen seja o único sobrevivente. O veículo também se destacou no evento Type 2 da Orange County Transporter Organization em Long Beach, CA, no dia seguinte.

No início dos anos 50, os Volkswagens e os Porsches estavam entre os veículos importados para os EUA pelo empresário austríaco Max Hoffman. No entanto, a Volkswagen decidiu rescindir o contrato com Hoffman como importador exclusivo e começou a preparar a fundação da Volkswagen of America em 1954. Os líderes de Wolfsburg queriam uma organização dedicada aos EUA para explorar o maior mercado automóvel do mundo.

A Volkswagen viria a ser bem sucedida e a dominar o mercado de importação no espaço de uma década, mas a empresa sabia que, para ser bem sucedida, tinha de apoiar a sua organização de vendas com uma rede de peças e serviços para apoiar os clientes após a venda.

Em 1954, os representantes da Volkswagen, Will Van De Kamp e Geoffrey Lange, criaram a rede de concessionários e distribuidores. Em 1955, a Wolfsburg enviou os seus primeiros colaboradores, três formadores de técnicos de assistência e duas Kombis Tipo 2 especialmente equipadas para se deslocarem aos concessionários e formarem o pessoal de assistência. Esta foi a base da Escola de Serviço Móvel da Volkswagen. Curiosamente, as duas primeiras Kombis foram entregues à Volkswagen of America antes de a empresa ser oficialmente constituída em outubro de 1955.

Eventualmente, a frota de Kombis especialmente equipadas, ou Schulwagens, expandiu-se para 14 veículos, que a dada altura foram fotografados no exterior do primeiro escritório da Volkswagen of America em Englewood Cliffs, NJ. Na altura, estes Schulwagens eram os VW mais caros construídos, com um custo superior a 5.000 dólares – ou o preço de dois modelos De Luxe com 23 janelas.

Este Schulwagen em particular viveu num celeiro em Ohio durante 43 anos, até que emergiu e acabou por ser comprado pelo colecionador e entusiasta de autocarros Bjornsen, que descobriu o que se escondia sob 10 camadas de tinta. O conjunto único de opções identificou-o como um Schulwagen de fábrica da VW para a Escola de Serviço Móvel. A fábrica da Volkswagen confirmou que foi construído e entregue à Volkswagen of America em janeiro de 1955.

Durante o processo de restauro, as camadas de tinta foram removidas até à camada original que mostrava a pintura original da VWoA. Os aspectos mecânicos foram todos renovados e as ferramentas e o equipamento no interior foram adquiridos e construídos. A pintura foi reparada e os logótipos foram repintados. Todo o processo de restauro demorou quase cinco meses, o que é um prazo incrivelmente curto para um projeto deste tipo, especialmente tendo em conta a idade do veículo e o equipamento especial.

Sérgio Gonçalves

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