Menu Fechar

Versão final do BMW i8 exposta na internet

032069f59e7208364bf504b010adede0_XL

Ainda estamos a mais de uma semana do Salão de Frankfurt mas no entanto já foram reveladas algumas fotos e as informações da versão final do i8, um modelo hibrido que se pode carregar numa qualquer tomada eléctrica. Para além disso já é possível observar várias diferenças quando se compara às fotos actuais com as do concept.

Desta forma a marca alemã revela que este modelo terá um motor de 1,5 litros turbo com tecnologia TwinPower, e “apenas” 3 cilindros. No futuro é possível que esta unidade motriz vá equipar outros modelos, em especial o futuro Série 1 continuando a privilegiar a configuração de tracção traseira. A potência deste motor rondará os 231 cavalos e o binário será de 320 Nm. A caixa de 6 velocidades é automática e é exclusiva do motor a combustão.

Porém este não é o único motor que equipará o i8, já que também existirá uma unidade eléctrica que debitará 131 cavalos de potência e 250 Nm de binário, potência esta que será distribuída ao eixo dianteiro. Através de uma segunda embraiagem, o i8 terá dois estágios quando circular com energia eléctrica.

Combinando motores e potências, este coupé hibrido tem no total 361 cavalos de potência e 570 Nm que serão transmitidos ao solo através de tracção integral. Quando conduzido apenas com recurso à energia eléctrica, a autonomia será de 35 quilómetros, e terá um limite de velocidade de 120 km/h. Já no modo híbrido, a autonomia poderá ir até aos 500 quilómetros quando for usado o modo Confort. Resta referir que o tempo para carregar as baterias de iões de lítio é de sensivelmente uma hora e meia num carregador rápido de 220V. Já numa tomada de 110V o periodo de carregamento sobe para as três horas e meia.

032069f59e7208364bf504b010adede0_2_XL

Sabe-se que a velocidade máxima será de 250 km/h (limitada electronicamente). Esta velocidade também é fruto do baixo coeficiente aerodinâmico, na ordem dos 0.26 cx. O arranque de 0 a 100 km/h é efectuado em 4,5 segundos e os consumos serão de apenas 2,5 litros aos 100 km. Já as emissões de CO2 serão também muito reduzidas, apenas 59 g/km.

Com uma carroçaria em alumínio e uma célula de sobrevivência totalmente em fibra de carbono este BMW i8 tem uma tara de 1490 kg. As suas dimensões também já são conhecidas: 4,69 m de comprimento, 1,94 de largura, 1,29 de altura e 2,80 de distância entre eixos. Para além disto, este inovador automóvel contará com uma distribuição de peso ideal de praticamente 50:50.

Mais características revelam que terá jantes em liga leve de 20 polegadas em ambos os eixos, com pneus nas medidas 195/50 R20 à frente e 215/45 R20 atrás. Entre equipamentos de segurança, destaque para o controlo dinâmico de estabilidade (DSC), para o controlo de tracção, para o sistema de vectorização de binário e para o controlo de travagem dinâmico.

Espera-se que o i8 seja comercializado em 2014.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.