Volkswagen chega a acordo para comprar a Porsche

Published On 5 de Julho de 2012 | Geral

A Volkswagen conseguiu chegar a acordo para avançar para a compra de uma posição maioritária na marca de automóveis desportivos Porsche. O negócio que foi travado anteriormente no final do ano passado deverá estar concluído a 1 de agosto. As duas marcas chegaram a acordo depois de vários anos de indecisão.

O acordo agora alcançado vai custar à Volkswagen 4,46 mil milhões de euros, a marca alemã vai assim passar de uma posição de 49,9% para 50,1%.

A compra inclui o valor dos dividendos que a holding da Porsche iria receber e metade do valor das sinergias previstas com a fusão. A integração da Porsche na Volkswagen deve estar concluída até ao próximo dia 1 de Agosto.

Em comunicado, o fabricante revela que a combinação dos negócios vai fortalecer as duas marcas, quer a nível financeiro quer ao nível da estratégia.

No mesmo documento, a Volkswagen mostra ainda que a incorporação da Porsche vai impulsionar o lucro operacional, a isto junta-se o novo cálculo dos activos da marca do mítico 911 turbo que deve trazer receitas de 9 mil milhões de euros ao grupo.

E junta às duas grandes marcas, emblemas como os da Bentley, Lamborghini, Bugatti, Skoda e dos camiões Man e Scania. O acordo de fusão foi iniciado em 2009, mas o negócio caiu por terra. Já em 2011 as duas empresas acordaram a fusão total dos negócios, mas a operação foi bloqueada por processos contra a Porsche nos EUA e na Alemanha.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.