Menu Fechar

Volkswagen Polo GTI: Quarta geração

Volkswagen Polo GTI

Já chegou o novo Polo GTI. Com uma potência de192 Cv (mais 12 Cv que o modelo anterior), o novo Polo GTI aproxima-se do rendimento do Polo de série mais potente de todos os tempos: o “R WRC” – a versão de estrada do Polo com que a Volkswagen Motorsport ganhou o Campeonato Mundial de Ralis em 2013 e cujo título defendeu com êxito na temporada do ano passado.

Novamente com caixa de velocidades manual. O novo Polo GTI alcança uma velocidade máxima de 236 km/h, aproximando-se assim ao rendimento do potente Polo R WRC de 220 Cv, um modelo esgotado nos concessionários (diferença de 7 km/h). Ao contrário da versão anterior do Polo GTI, apenas proposto com uma transmissão automática de dupla embraiagem, a nova versão desportiva também é agora oferecida com uma caixa manual de velocidades. O Polo GTI acelera de 0-100 km/h em 6,7 segundos com os dois tipos de transmissão, encurtando assim a distância para o Polo R WRC (apenas mais rápido em 0,3 segundos). A impressionante eficiência que oferece o novo Polo GTI reflete-se nos consumos e emissões de CO 2 , de 5,6 l/100 km e 129 g/km, respetivamente, na variante equipada com a transmissão DSG de 7 velocidades. Em combinação com a caixa manual de 6 velocidades, os valores de consumo e de emissões de CO 2 são de 6,0 litros e 139 g/km, respetivamente. Em termos de consumos e emissões, o Polo R WRC (7,5 l/100 km) terá de “render-se” perante o novo Polo GTI.

Novo Volkswagen Polo GTI

Enérgico desenho e linhas claras GTI. Os novos para-choques, as embaladeiras, montadas de forma chamativa, a sigla GTI situada no guarda-lamas dianteiros e as tradicionais siglas GTI na grelha em conjunto com uma faixa vermelha na grelha e que se estende pelos faróis conferem ao desenho exterior do novo Polo GTI um aspeto particularmente dinâmico. Além disso, o Polo GTI pode ser equipado pela primeira vez (em opção) com faróis LED para os “médios” e “máximos”. Neste caso, a luz de condução diurna é também em LED. As novas jantes em liga leve GTI (7,5 J x 17), deixando ver por trás pinças de travão em vermelho e o chassis desportivo (ambos de série), transmitem ao Polo GTI um aspeto verdadeiramente desportivo.

A parte traseira do novo modelo adapta-se a este dinâmico desenho com um spoiler no tejadilho GTI, os farolins em cor vermelha escura, o difusor preto graneado e as saídas duplas cromadas do sistema de escape.

Interior – Equipamento e desenho. A cor GTI “Vermelha” acentua também o desportivo habitáculo: volante desportivo em couro, punho da alavanca de velocidades e do travão de mão e o revestimento dos bancos com costuras em contraste vermelho. Os bancos desportivos do condutor e do passageiro são exclusivos, reguláveis em altura. A faixa central foi revestida em tecido exclusivo “Clark” e as partes exteriores em preto também evidenciam costuras de contraste em vermelho. O ambiente exclusivo e dinâmico deste modelo é completado com um novo painel de instrumentos com desenho GTI, o tejadilho interior em preto e os pedais em alumínio. Também de série: um atuador de som, o sistema de deteção de fadiga e os travões multicolisões.

interior Volkswagen Polo GTI

Novo mundo de informação e entretenimento. Os sistemas de informação e de entretenimento do Polo GTI de novo desenho oferecem, dependendo da versão, funções como o «Bluetooth Audio Streaming» (transmissão de áudio via Bluetooth), sensores de aproximação e rápida ampliação de mapas (zoom) utilizando os dedos. Os dois sistemas – “Composition Media” e “Discover Media” – podem ser equipados com o sistema de rádio digital DAB+. Além disso, existe a possibilidade de utilizar app’s especiais para o Smartphone via MirrorLink™ através do ecrã tátil.

Chassis “Sport Select” e ESC-Sport. A Volkswagen oferece pela primeira vez Polo GTI com amortecedores eletrónicos, os quais são a tecnologia chave do novo chassis opcional “Sport Select” que é sempre proposto em combinação com o “Sport Performance Kit” (regulação desportiva de diferentes paràmetros pressionando um botão) para a versão GTI. Como é natural, o Polo GTI está equipado de série com o Sistema Eletrónico de Controlo de Estabilidade ESC, que também pode ser adaptado para circular em estrada ou num circuito de competição.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.