Volkswagen XL1

Published On 6 de Março de 2013 | Novidades

volkswagen xl1

As principais características que distinguem este Volkswagen passam pelo seu baixo peso e a sua aerodinâmica apurada. Se juntarmos a isto um motor eficiente e a tecnologia híbrida ficamos na presença de um automóvel muito económico e eficiente. O seu nome é XL1 e foi apresentado oficialmente no salão de Genebra.

A sua produção terá lugar na cidade de Osnabrück, na Alemanha e a marca espera produzir cerca de 50 unidades, já este ano.

Este modelo conta com motor de 2 cilindros a gasóleo (TDI), com 0,8 litros de capacidade, que lhe permite obter 47 cavalos de potência. Adicionado ao motor a gasóleo encontram-se um motor eléctrico de 27 cavalos que é alimentado por uma bateria de 5.5 kWh. A transmissão contará com os préstimos de uma caixa automática (DSG) de 7 velocidades.

A sua carroçaria em forma de cunha é extremamente aerodinâmica, consegue mesmo um coeficiente de 0.189 (cd) e o facto de pesar apenas 795 quilogramas, fruto da sua construção em fibra de carbono, permite rolar sem grande esforço.

Este automóvel tem as dimensões semelhantes a um Volkswagen Polo, porém é muito mais baixo, e mesmo não tendo como prioridade ser um desportivo capaz de grandes velocidades, está equipado com travões de carbono-cerâmica.

Se está a imaginar por que razão os responsáveis da marca alemã dotaram o XL1 com este tipo de sistema de travagem, a explicação é simples: reduzir o peso total.

vw-xl1-2

As prestações anunciadas revelam que o XL1 consegue cumprir o arranque de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos. O consumo anunciado fica-se pelos 0,9 litros por cada 100 quilómetros percorridos. E a sua velocidade máxima ficar-se-á pelos 160 km/h. Sendo tão poupado no uso do seu combustível, é também muito amigo do meio ambiente, e emite apenas 21g/km de CO2.

Para finalizar uma referência para a autonomia. Com um depósito de 10 litros permite percorrer uma distância de 500 quilómetros sem necessidade de abastecer.

Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.