Menu Fechar

VOLVO XC60 – 2.000.000 UNIDADES

O Volvo XC60 continua a bater recordes.

Este mês, o XC60 ultrapassa os 2 milhões de unidades mundiais comercializadas e atinge números históricos que ilustram, não só, a aceitação mundial que tem recebido por parte dos clientes, mas também a sua importância para a história recente da marca sueca.

Este número redondo junta-se a outras metas significativas já alcançadas por este modelo automóvel:

  • 2018 – Carro Mundial do Ano – World Car of the Year
  • 2018 – Carro mais Seguro do Ano – EuroNCAP
  • 2019 – Primeiro automóvel da Volvo a ultrapassar as 200.000 unidades vendidas /ano
  • 2021 – Mais um ano a ultrapassar 200.000 unidades vendidas /ano
  • 2022 – 2.000.000 unidades vendidas

Em 2022, continua a ser o modelo mais vendido pela Volvo em todo o mundo.

1ª GERAÇÃO – 2008 – 2017

HISTÓRIA DE SUCESSO COMEÇA EM 2008

Em 2008 a Volvo Cars apresentou a 1ª geração do Volvo XC60.

Este novo automóvel inaugurava um novo conceito de crossover, capaz de combinar as características de um veículo urbano tradicional com um veículo XC destinado a pessoas com vida ativa.

Desportivo e dinâmico, com design exterior e interior inovador, este foi um modelo muito versátil que em termos de segurança inaugurava o novo sistema de travagem automática Volvo – City Safety.  

Esta 1ª geração foi um enorme sucesso de vendas para a Volvo Cars sendo mesmo o SUV médio mais vendido em toda a Europa.

No total foram comercializadas 1.070.984 unidades.

2ª GERAÇÃO – 2017 – atual

CONECTIVIDADE, SEGURANÇA E DESIGN SEM PRECEDENTES

A 2ª geração Volvo XC60 chegou em 2017 com a enorme responsabilidade de substituir um modelo tão importante para a marca.

Este novo XC60 foi o primeiro dos 60 da “nova Volvo” a ser revelado num plano de transformação que, em termos de ciclo de produto, se iniciou em 2015 com o lançamento do Volvo XC90.

Construído com base na plataforma SPA – a mesma dos 90, apresentou desde logo uma oferta ímpar em termos de conectividade, de segurança e de design.

SEGURANÇA

O XC60 apresentou, nesta 2ª geração um dos mais avançados packs de segurança no segmento, combinando sistemas de segurança ativa e passiva destinados a salvar vidas onde se incluíam as novidades:

  • Oncoming Lane Mitigation – Estreia mundial
  • City Safety com assistência à direção
  • Run off Road Mitigation
  • BLIS com Steer Assist
  • Pilot Assist

CONECTIVIDADE E EXPERIÊNCIA A BORDO

A nível de conectividade, o novo XC60 estreou o mesmo sistema de infotaiment dos 90 com um novo mostrador na consola central, head up display, sistema de som Bowers & Wilkins e uma vasta gama de apps de entretenimento.

Posteriormente, foi um dos primeiros modelos da marca a estrear o novo sistema desenvolvido em parceria com a Google, oferecendo um nível de personalização e de conectividade sem precedentes com acesso a apps e serviços Google, como Google Assistant, Google Maps ou outras funcionalidades via Google Play.

DESIGN

A 2ª geração Volvo XC60 evoluiu o seu Design Escandinavo – numa combinação de serenidade, funcionalidade e materiais de alta qualidade.

Capaz de transmitir solidez e confiança, energia e sofisticação, este novo modelo revelou a linguagem das formas que iria estar presente nos novos 60 que se seguiram, com a imagem de marca da nova Volvo, o martelo de Thor, ainda mais proeminente e, na traseira, a presença da emblemática luz de assinatura vertical Volvo.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.