Menu Fechar

Vühl 05 – Radicalismo mexicano

big_172904

É mais um automóvel exótico a entrar num mercado cada vez maior e com mais clientes, onde a estranheza do seu nome é de certa forma similar ao seu aspecto radical. Este roadster de dois lugares utiliza um motor Ford em posição central foi desenvolvido pelos irmãos Guillermo e Iker Echeverria na Cidade do México. Os principais concorrentes deste tipo de automóvel são o Ariel Atom, o KTM X-Bow e o Bac Mono.

As palavras de um dos responsáveis por este projecto espelham bem os objectivos deste automóvel: “Estávamos determinados em criar uma máquina altamente intuitiva que fosse simultaneamente inspiradoramente rápida e imensamente divertida de conduzir – um carro que nos desse vontade de possuir. Temo-nos empenhado em dotá-lo com a ergonomia líder da categoria e uma silhueta contemporânea de proporções impressionantes, e o objectivo de oferecer uma intransigente qualidade de construção tem acompanhado o projecto desde o primeiro dia”

big_172903

A unidade motriz é um conhecido motor Ford EcoBoost, que provém do Focus ST mas com algumas alterações, possui 2,0 litros de capacidade, 285 cavalos e 420 Nm de binário. Segundo os responsáveis da marca mexicana, o Vūhl 05 acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 245 km/h. A caixa de velocidades é manual, contém 6 velocidades que permite transmitir a potência às rodas traseiras.

A sua estética é de certa forma radical, porém as suas dimensões são reduzidas, como se querem neste segmento em particular. Este automóvel mede 3,7 metros de comprimento e 1,9 metros de largura e tem uma distância entre eixos de 2,3 metros de comprimento. A repartição de peso é mais incisiva na zona traseira, cerca de 63%m, e na zona dianteira os restante 37%.

big_172905

já que falamos de distribuição de peso, convém referir que o monocoque pesa apenas 78 kg, o que juntamente com os outros componentes perfazem um total de 695 kg. Este modelo é construído partindo da base monocoque central para a área de passageiros e o chassis é feito de alumínio tubular e placas de alumínio. Na zona traseira do Vühl 05, foi usada uma subestrutura de crómio-molibdeno para instalar a suspensão e o motor.

big_172907

A carroçaria é produzida em plástico, mas se os clientes quiserem poderão optar por uma versão totalmente em fibra de carbono.
Para além da carroçaria em carbono como opção, os futuros clientes deste roadster, poderão optar por backets em carbono, um volante quick-release totalmente revestido a camurça, bancos no mesmo material, instrumentos electrónicos e uma câmara HD virada para trás, já a pensar nos trackdays onde este tipo de automóvel é mais utilizado.

big_172906

Este modelo será vendido com um preço base de 63.800 euros e a sua comercialização irá ter início na primavera de 2014. Este modelo será comercializado inicialmente em Inglaterra, porém os responsáveis pela marca mexicana estão à procura de distribuidores na América do Norte e mais tarde têm como objectivo abrir concessionários na Europa, Ásia e no Médio Oriente.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.