VW e Porsche formalizam a união

Published On 2 de Agosto de 2012 | Geral


A Volkswagen AG e a Porsche terminaram o acordo de fusão no início do mês Julho, no entanto, tiveram que esperar pelo fim do trimestre financeiro para a fusão ser oficializada e isso aconteceu ontem, dia 1 de agosto, com o início do terceiro trimestre. Esta união estava decidida há dois anos, mas os problemas jurídicos que a Volkswagen enfrentou nos Estados Unidos atrasaram o processo.

“O caminho está finalmente aberto para um futuro brilhante em conjunto. Uma cooperação ainda mais estreita permitirá fortalecer significativamente a Volkswagen e a Porsche e ainda ampliar o portfólio de produtos do grupo com novos veículos fascinantes”, declarou Martin Winterkorn, presidente da Volkswagen AG.

O acordo deixa algumas questões em aberto, mas a Volkswagen ainda é proprietária da Porsche. Como parte do acordo, as duas empresas formaram uma holding com o nome Integrated Automotive Group. Tecnicamente, a IAG detém 100% da participação da Porsche mas a Volkswagen é proprietária da IAG. O acordo permite à Porsche aproximar-se da nova empresa mãe. Ao contrário da Audi ou da Lamborghini que a Volkswagen detém directamente, as decisões que dizem respeito à Porsche têm de ser primeiro aprovadas pela direcção da IAG.

“A marca Porsche continuará a desenvolver com sucesso no âmbito da estratégia multi-marca e estrutura de gestão descentralizada da Volkswagen. A Porsche vai manter a sua própria identidade e independência operacional, assim como todas as outras marcas do grupo”, referiu Winterkorn.

O novo grupo estima que o valor de suas acções seja agora de 4.49 bilhões de. Esta união faz parte da estratégia da VW de se tonar um grupo detentor de várias marcas e consolidar a sua posição como a maior empresa automóvel do mundo.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.