A versão topo de gama do Golf, vai ter a sua estreia oficial ao público no Salão de Frankfurt, em Setembro. Esta versão utilizará o mesmo motor do Audi S3.
Relativamente à versão anterior, a Volkswagen apresentou o novo Golf R com mais 30 cv, utilizando um motor 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros com 300 cv (disponível entre as 5500 e as 6200 rpm) e 380 Nm (entre 1800 e 5500 rpm).
O Golf mais desportivo tem tracção às quatro rodas permanentes (4Motion)e a potência é transmitida às rodas através do diferencial do tipo Haldex de quinta geração, a funcionar em conjunto com uma caixa manual de seis velocidades (ou uma opcional automática DSG de seis velocidades).
Os consumos anunciados são de 6,9 l/100 km, no caso da versão com caixa DSG (o que equivalerá a uma poupança de 18% face ao seu antecessor), além de emissões de CO2 de 159 g/km. Faz 0-100 km/h em 4,9 seg. na versão DSG , atingindo 250 km/h.
O Golf R traz uma suspensão traseira multibraços. Esta versão inclui ainda quatro diferenciais electrónicos EDS, integrados no controlo de estabilidade ESC, que funcionam como bloqueios transversais, enquanto os diferenciais electrónicos XDS+ surgem instalados em ambos os eixos.
A suspensão desportiva é 5mm mais baixa em relação ao GTI e 20 mm face ao Golf convencional. As mudanças no motor face ao GTI incluem novas cabeças dos cilindros, válvulas de escape, assentos e molas de válvulas, turbo, válvulas com injecção de alta pressão e pistões.
Esteticamente, o Golf R surge com um algumas alterações mais agressivas, compostas por pára-choques redesenhados, novas saias laterais, novas jantes em liga leve “Cadiz” de 18 (ou opcionais de 19 polegadas), além de um difusor traseiro que integra duas ponteiras de escape cromadas em cada lado.
De série, o Golf R inclui faróis bi-xénon com luzes diurnas e faróis escurecidos. Tem ainda capas de espelho em mate cromado, pinças dos travões em preto, logótipos “R” e a cor exclusiva de carroçaria Lapis Blue Metallic.
As imagens do interior ainda não foram reveladas, mas sabe-se que os bancos desportivos serão forrados a tecido e alcantara, com um novo velocímetro, um sistema de infotainment disponível com ecrãs de 5, 5,8 e 8 polegadas (com pacote de serviços online Car Net), volante de fundo achatado, além de vários pormenores em azul, alumínio escovado e couro. Este modelo surgirá no mercado no último trimestre do ano nas opções de três e cinco portas.
- PKE Automotive aposta em novo configurador - 12 de Novembro de 2018
- Standvirtual celebra 14º Aniversáriocom campanha de descontos - 13 de Setembro de 2018
- Projeto ‘round trip without sleep’ - 9 de Dezembro de 2017