Menu Fechar

WRC: Hyundai está de regresso

Depois do anúncio por parte da Toyota, que o regresso da marca ao mundial de ralis poderá ser uma realidade já a partir de 2014, surge agora outra marca a apresentar o mesmo desejo. A Hyundai também já confirmou o seu regresso ao WRC.

A Hyundai apresentou no Salão Automóvel de Paris uma versão baseada no novo i20 para atacar o mundial de ralis. A Hyundai não é uma marca estranha nos ralis, pois já participou no campeonato com outros automóveis. Depois se ter retirado da competição automóvel em 2003, o objectivo da Hyundai desde então foi de criar uma equipa própria para o WRC na Europa. Para isso ao longo destes últimos anos acelerou o desenvolvimento de um automóvel de ralis ganhador, culminando desta forma com a apresentação no Salão Automóvel de Paris do novo i20.

Segundo o Directo de Marketing da Hyundai Motor Europe Mark Hall, “o campeonato do mundo dos ralis é reconhecido como uma das provas mais competitivas e exigentes do mundo. É um espectáculo cheio de emoção e dinamismo – a perfeita identidade da marca Hyundai. O WRC também oferece um grande desafio tecnológico para um construtor automóvel. A nossa participação vai demonstrar a excelência e a fiabilidade da engenharia Hyundai e ao mesmo tempo ajudar no desenvolvimento e na construção de futuros veículos.”

Como já foi referido anteriormente, a participação da Hyundai no desporto motorizado não é de agora. Tudo começou no ano de 1998 quando competiu na classe F2 (automóveis de rali com tracção dianteira) no campeonato do mundo de ralis em duas épocas.

Em 1999, a equipa subiu à classe rainha com carros de tracção às 4 rodas, com um automóvel baseado no Accent de três portas, totalmente desenvolvido para o WRC e que competiu até 2003.

Com esta notícia, juntado ao iminente regresso da Volkswagen com o Polo WRC, e o possível Yaris WRC, o i20 e respectivo envolvimento da Hyundai é mais uma excelente notícia para os amantes dos ralis. Uma vez que o actual campeonato encontra-se num certo marasmo com apenas duas equipas oficiais capaz de lutar pelos títulos. Se bem que a Citroen encontra-se uns passos à frente da Ford e muitos além da Mini. Esperemos assim que nos próximos anos o WRC volte a ter (mais) várias equipas e mais competitividade em honra de outros tempos de glória que o mundial de ralis já teve, com inúmeras marcas nas tabelas de pontos.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.