Não é o nosso foco dedicar páginas do Autoblog aos motociclos. No entanto existem eventos que merecem o nosso destaque. No passado Domingo estivemos na vila de Fontes para assistir a uma peculiar prova de resistência de motociclos, a Xassos Urban Cup.
A freguesia de Fontes é também já conhecida pela “Meca dos Xassos”, fica situada em plena serra do Marão, no conselho de Santa Marta de Penaguião, uma região de grande beleza natural, em pleno Douro Vinhateiro, património da Humanidade.
Um grupo de entusiastas das motos, organiza esta prova de resistência de motociclos de 50cm3 há já 6 anos. A prova e marcada pela nostalgia das últimas décadas do século XX, em que eram milhares as motorizadas que circulavam nas nossas estradas e que faziam grande sucesso.
A corrida de 3 horas decorre num circuito urbano, desenhado pelas estreitas estradas da vila, num piso misto que engloba o piso em calçada (30%) do centro da vila e o asfalto das estradas mais modernas (70%), com bastantes declives e curvas complicadas para que os pilotos possam mostrar toda a sua perícia. Todas as condições de segurança são asseguradas tanto para os participantes como para o púbico em geral, isto apesar da prova não ter carácter oficial e ser apenas uma manifestação da paixão por este tipo de motociclos, que foram a gloria da industria motociclista Portuguesa e não só.
Não se pense contudo que esta é uma prova de âmbito regional! Este ano a prova contou com 44 equipas e 80 pilotos, oriundos de vários pontos do nosso país, mas também vindos de Espanha, dando assim um carácter internacional a esta prova.
O evento começou logo pela manhã, com as diversas equipas a chegaram e a ocuparem o seu espaço nas boxes. Havia um pouco de tudo, as equipas que levavam a prova mais na desportiva, mas também outras com equipamento digno das equipas profissionais, com mecânicos e pessoal de assistência, para que nada faltasse aos pilotos.
Nas boxes era possível ver todo o tipo de motorizadas, que se enquadram nas duas categorias da prova, a categoria Xasso, e a Pro-Xasso! Cada uma das categorias tem o seu regulamento próprio. A categoria Xassos, não permite que as motorizadas sejam alteradas na sua motorização ou na ciclística ou travões. Esta categoria também só permite preferencialmente motorizadas de fabrico Português e com motor refrigerado a ar.
Já os Pró-Xassos têm apenas como limite os 50cc, podendo ate usar pneus slicks ou outras alterações ao nível da ciclística. Para conseguir uma melhor prestação os engenheiros de algumas equipas efectuavam até rasgos bem estudados nos pneus com vista a uma melhor adaptação ao piso da prova!
Um passeio pelas boxes permitia relembrar muitos dos grandes emblemas do passado, com as várias marcas que marcaram o imaginário de muitos jovens há vários anos atras, com as marcas Portuguesas…
…mas também marcas bastante populares em Espanha.
Alguns dos motociclos mostravam claramente o divertimento com que as equipas encaravam a prova…
Mas também havia outras que mostravam muita dedicação e horas a recuperar autenticas peças de museu!
À medida que a hora dos treinos oficiais se aproximava, notava-se uma azáfama cada vez maior entre as equipas e o som dos ruidosos motores era cada vez mais notório. Faziam-se os últimos preparativos…
As equipas reuniam-se na linha de partida e puderam então fazer os treinos, reconhecer a pista e afinar os motores.
O tempo para os treinos não era muito, as equipas trocavam de pilotos e faziam os últimos ajustes. Algumas motorizadas teimavam em não querer arrancar e a dificultar a vida aos pilotos…
A prova tinha início marcado para as 14h00. Esta trata-se de uma prova em que e dada primazia a confraternização, onde muitos dos pilotos fazem o seu baptismo de pista, e classificação final não é o mais importante. É contudo uma prova encarada com responsabilidade e fair-play.
A prova começa com uma volta de exibição ao circuito, percorrida sem capacete, em que o público pode assim ver os pilotos e aplaudir. Este ano essa volta foi liderada por Tiago Araújo, o piloto campeão da Triumph.
A partida é certamente um dos pontos altos do dia. Esta é feita ao estilo “Le Mans”, com o piloto fora da motorizada de um lado da pista e a motorizada do outro, tendo que correr para ela ao sinal do Director. Pouco tempo antes da partida, a chuva molhava completamente a pista e introduzia um elemento de dificuldade adicional.
Mas a partida deu-se sem grande incidentes e os pilotos deram o seu melhor em pista…
Travaram-se autênticos duelos…
E alguns tiveram contratempos…
Este ano a organização preparou circuitos pedestres para que as pessoas possam aceder a diversos pontos de maior espectacularidade da pista, podendo-se captar imagens, algumas das quais incluíam saltos ou ate as zonas da pista com calçada no centro da vila, existindo ainda uma ponte sobre o circuito.
Esses percursos permitiam também ter acesso a uma excelente vista sobre a Vila de Fontes e arredores…
No final da prova, os vencedores absolutos foram a equipa nº 100 da Garagem Mancelos, que competiam na categoria Pró-Xassos, que conseguiram dar 74 voltas ao circuito. A categoria Xassos foi ganha pela equipa Team Queima Velas III com 67 voltas.
A melhor volta foi também da equipa nº 100 com um tempo de 2:11.477 feita a pouco mais de 60km/h de velocidade media.
Deixamos de seguida alguns links de interesse sobre a prova:
Xassos URban Cup no facebook
Blog Vila de Fontes
ver o resto das fotografias: Galeria Xassos Cup 2013
- PKE Automotive aposta em novo configurador - 12 de Novembro de 2018
- Standvirtual celebra 14º Aniversáriocom campanha de descontos - 13 de Setembro de 2018
- Projeto ‘round trip without sleep’ - 9 de Dezembro de 2017
Boas,,,
Estive presente e gostei muito!
Grandes Malucos 🙂
Boa reportagem!