Menu Fechar

Zonda Revolution

Zonda

Se achava que o Pagani Zonda já tinha desaparecido por completo dos catálogos desta marca, desengane-se, pois foi agora apresentado a mais recente evolução do modelo Zonda, em especial uma (re)evolução do Zonda R, o Evolution.

Este novíssimo modelo foi apresentado num evento criado para clientes da marca, que é conhecido com o nome de Vanishing Point 2013. Esta nova versão do Zonda terá uma produção limitada a 5 cinco unidades e cada uma custará cerca de 2,2 milhões de euros, valor este antes de impostos. Quatros dos cindo Zonda Revolution já foram vendidos.

transferir (1)

Horacio Pagani o fundador da marca italiana deitou uma vez mais mãos à obra, para criar outra “obra de arte” do mundo automóvel. Esteticamente é muito “agressivo” o novo Revolution e conta com uma unidade motriz poderosa. É uma versão de origem AMG do motor (mais evoluída) do Zonda R, com 6,0 litros de capacidade e 12 cilindros em V que debita 800 cavalos de potência e 730 Nm de binário, valores que permitem uma relação peso/potência de 748 cavalos por tonelada.

transferir (5)

A caixa de velocidade opera-se de forma sequencial, tem 6 relações é totalmente produzida em magnésio e permite passagens de caixa em apenas 20 milésimos de segundo.

Este modelo tem como principal objectivo ser soberbo num uso intensivo em circuitos, e para tal está equipado com controlo de tracção específico que foi desenvolvido pela empresa alemã Bosch e permite ao condutor alternar entre 12 configurações possíveis.

transferir (2)

Do ponto de vista aerodinâmico, este modelo é claramente mais evoluído em relação ao Zonda R. O Revolution possuiu novos deflectores dianteiros e um estabilizador vertical traseiro.

Para além disto está equipado com uma asa traseira que possui um sistema de redução do coeficiente de arrasto como os que são usados na Fórmula 1 (DRS). Permite dois modos de funcionamento, e pode ser operado de forma manual pelo condutor através de um botão no volante.

Não foram anunciados os valores das performances do Revolution, ainda assim é sempre bom recordar os valores do Zonda R; 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e uma velocidade máxima superior a 350 Km/h.

transferir (4)

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.