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70º ANIVERSÁRIO DO FAMOSO AUTOMÓVEL HISTÓRICO CELEBRADO COM UMA INTERPRETAÇÃO MODERNA

 A Bentley Motors criou artesanalmente um exclusivo e único Continental GT Azure inspirado no JAS 949, o exemplo patenteado pela Bentley do icónico R-Type Continental. O novo Continental GT presta homenagem ao JAS 949, um dos ícones de estilo mais importantes na história da Bentley, por ocasião do seu 70º aniversário. O JAS 949 é um dos únicos 208 automóveis R-Type Continental alguma vez fabricados, mas o seu impacto foi muito maior do que este número sugere. Os dois bonitos modelos Bentley, que unem o passado e o presente, foram fotografados juntos num edifício londrino igualmente espetacular que é também uma reinvenção do século XXI de um ícone dos anos 50 – Battersea Power Station no sul de Londres.

O R-Type Continental, considerado “um tapete mágico moderno capaz de aniquilar grandes distâncias”, tornou-se o sedan de luxo de quatro lugares mais rápido do mundo na altura do seu lançamento, em 1952. As três linhas principais do design do veículo – a linha de força da roda dianteira, a traseira e a linha do tejadilho – serviram de inspiração para a primeira geração do Continental GT em 2003 e para todos os Continental GT desde então. Os últimos modelos Azure da família Continental GT continuam a enaltecer a elegância e o design intemporal, vindo diretamente do R-Type Continental, enquanto acrescentam um foco no bem-estar ao volante.

O novo Continental GT Azure faz uso do Mulliner’s Personal Commissioning Guide para prestar homenagem a um dos membros mais icónicos dos 43 modelos que fazem parte da Heritage Collection da Bentley. O JAS 949 é um R-Type da Bentley, e encontra-se na recém-inaugurada Heritage Garage, no campus neutro em carbono da Bentley, em Crewe. A Bentley adquiriu o JAS 949 em 2001 e tem-no mantido em excelentes condições, tanto mecânica como estética.

O JAS 949 foi entregue ao seu primeiro proprietário, o Dr. Rowland Guenin, da Suíça, em dezembro de 1953. Foi encomendado na cor Ivory com interior vermelho e caixa de velocidades manual, uma especificação que conserva hoje, juntamente com o seu motor original de 4,6 litros.

Para recriar da forma mais próxima possível a especificação original do JAS 949 na sua interpretação moderna, foi pintado à mão um novo Continental GT V8 Azure na cor Old English White, uma recriação fiel da cor da tinta original que remonta à década de 1950. O Continental GT apresenta cromados brilhantes, incluindo a grelha de matriz, à imagem da sua musa. No entanto, enquanto o JAS 949 tem jantes de 16″, a nova versão tem jantes de 22″ com acabamento preto polido à mão, tal como o original.

Encontram-se espalhados pelo interior da atraente cabina detalhes em couro Cricket Ball, um material que imita a cor original do couro do JAS 949 e proporciona ao condutor e aos passageiros uma agradável sensação de bem-estar. De forma a criar detalhes contrastantes e preservar as linhas de design da cabina, os bancos têm um debrum de couro Beluga aplicado à mão.

O laminado Burr Walnut, cujos poros abertos dá uma textura mais próxima do acabamento da pátina do JAS 949, proporciona um look contemporâneo. O laminado de poros abertos, selecionado entre os melhores laminados disponíveis, é pintado com apenas três camadas ultrafinas de verniz, tendo um total de apenas 0,1 mm de espessura. Em comparação, o verniz High Gloss da Bentley tem 0,5 mm de espessura e um acabamento brilhante e suave. Cada camada é aplicada à mão e lixada entre aplicações para garantir que o verniz adere às ranhuras naturais da madeira. O acabamento resultante assemelha-se ao enceramento e realça perfeitamente a cor e textura naturais da madeira.

Através do reverenciado artesanato de Bentley, ainda hoje se encontram disponíveis aplicações cross banding. Refletindo os detalhes interiores do JAS 949, o cross banding do novo Continental GT Azure utiliza de grão plano australiano com uma inserção de buxo, realçado com um revestimento Bentley Mulliner num bonito tom dourado. Para completar a cabina foram acrescentados os acabamentos da silhueta do R-Type Continental ao folheado da fáscia e às soleiras.

O desenvolvimento do R-Type Continental original

O R-Type Continental, a criação do Engenheiro Chefe de Projetos, Ivan Evernden, e do Responsável de Styling, John Blatchley, estabelece um padrão que continua a inspirar os designers da Bentley.

As duas carroçarias especiais fabricadas no pré-guerra, o Bentley Embiricos e o Corniche, revelaram os benefícios de uma aerodinâmica melhorada. No início da década de 1950, Ivan Evernden inspirou-se nestas criações únicas para criar um coupé elegante com base no sedan R Type da Bentley.

A potência do motor de 4,566cc, seis cilindros em linha foi aumentada de 140 para 153 cv, e a transmissão apresentava uma maior taxa de transmissão final. O protótipo – OLG 490, apelidado de Olga – fez uma média de 191,11 km/h em cinco voltas, registando a volta mais rápida ligeiramente abaixo dos 193 km/h na pista de Montlhèry, perto de Paris.

Para se aproximarem do seu grande objetivo, os fabricantes HJ Mulliner utilizaram alumínio para fazer a carroçaria, as molduras das janelas, o friso do para-brisas, as luzes traseiras, a estrutura dos bancos e os para-choques. Mesmo com esta redução de peso, a escolha dos pneus era crucial: não existiam no mercado pneus prontos a usar, capazes de movimentar um veículo de duas toneladas a mais de 185 km/h, pelo que os pneus de pista de média distância da Dunlop foram incluídos na especificação.

A primeira unidade de produção em série do R Type Continental foi entregue ao seu proprietário em junho de 1952, e quando a produção foi cancelada no final de 1955, já tinham sido produzidos 208 exemplares do veículo. Destes, 193 foram construídos com a carroçaria da HJ Mulliner. As restantes unidades foram equipadas com carroçarias Park Ward (quatro descapotáveis e dois coupés), Franay (cinco), Graber (três) e Farina (um).

Recriação do tapete mágico da nossa época

O novo Continental GT Azure foi desenhado para melhorar o bem-estar e conforto dos ocupantes do veículo e faz de cada viagem uma experiência relaxante, independentemente da distância percorrida.

Os bancos são a base do conforto e controlo de condução, e todos os modelos Bentley Azure vêm de série com a Front Seat Comfort Specification, que inclui uma função de massagem com seis ajustes programáveis que permitem constantes micro ajustes para os músculos e postura, essenciais na prevenção da fadiga, juntamente com os apoios laterais ajustáveis, ajuste eletrónico do cinto de segurança e encostos de cabeça confortáveis.

Outro elemento-chave do Continental GT Azure é o Bentley Dynamic Ride, o sistema de controlo ativo de barras anti rolamento de 48V que aumenta o conforto do condutor e limita o deslizamento com o objetivo de uma condução mais suave e relaxada.  O sistema protege tanto o condutor como os passageiros de movimentos exagerados ao desengatar eletronicamente as barras estabilizadoras quando necessário para tornar a condução mais suave, aplicando depois um binário estabilizador de até 1300 Nm em 0,3 segundos quando se faz uma curva para manter a carroçaria fixa e estável.

O Continental GT Azure também vem de série com a Touring Specification, que inclui sistemas de assistência à condução destinados a dar ao condutor uma sensação de confiança e um controlo relaxado em todas as condições climatéricas e de trânsito. O Adaptive Cruise Control mantém uma distância pré-estabelecida do veículo da frente, abrandando (ou a parar totalmente, se necessário) se o veículo da frente fizer o mesmo e retomando a velocidade definida quando a faixa de rodagem se encontrar livre. Em conjunto com o Lane Assist, o Traffic Assist e o Bentley Safeguard, o sistema da Bentley de radares e câmaras de bordo monitoriza constantemente o trânsito e as estradas adjacentes e pode intervir se necessário para prevenir ou evitar um acidente.

O ambiente relaxante e revigorante da cabina do Azure foi desenhado para reduzir a fadiga de condução através da sua configuração multissensorial baseada nos últimos avanços científicos e para melhorar a segurança automóvel. Estudos demonstraram que a fadiga está associada, em maior ou menor grau, a 20% de todos os acidentes de viação.

A sensação de controlo relaxado do condutor é ainda melhorada pelo ecrã frontal, que mostra todas as indicações e a navegação diretamente no campo de visão, e pela Night Vision, que utiliza câmaras infravermelhas para identificar peões, ciclistas e fauna que se encontram fora do raio dos faróis LED.

Uma História de Aperfeiçoamento

A Bentley distingue-se de outras marcas automóveis pela sua constante procura de ultrapassar os limites da performance e do requinte. Mesmo nos primeiros dias da empresa, quando os Bentley Boys estavam a ganhar corridas em Brooklands e Le Mans com os seus incríveis carros Racing Green, o fundador da empresa W. O. Bentley estava obcecado pela procura de suavidade e refinamento. “Tive de aguentar com muito barulho no meu tempo, e é algo que não me agrada”, escreveu na sua autobiografia, acrescentando: “Odeio barulho só porque sim. Para mim, é muito melhor ir a 110 km/h em silêncio do que 130 km/h com barulho”. Os atuais modelos Azure da Bentley são mais silenciosos a 240 km/h do que qualquer carro em que W.O. Bentley pudesse ter conduzido a 110 km/h.

O novo Continental GT Azure junta-se agora à frota de imprensa da Bentley no Reino Unido, onde ficará disponível para os meios de comunicação, que também terão a oportunidade de conduzir o JAS 949.

 R-Type Continental – JAS 949Continental GT Azure
Data de fabrico19532023
CarroçariaGrand Tourer de duas portas e quatro lugares, construído pela HJ Mulliner em alumínio sobre uma estrutura de aço.Monobloco de aço e alumínio, painéis exteriores de alumínio superformado.
Motor4,566 cc em linha de 6 cilindros com válvulas de admissão suspensas com pushrod e válvulas de escape laterais. Bloco de ferro fundido, cabeça de cilindro em alumínio. Carburador Zenith downdraft.TSI 3,996 cc V8, dois turbocompressores de dois cilindros paralelos, injeção direta, 32 válvulas com desativação do cilindro. Bloco e cabeças de alumínio.
Potência114 kW (153 cv) a 4,000 rpm.404 kW (542 bhp) a 6,000 rpm.
TransmissãoTração às rodas traseiras, caixa de 4 velocidades com relações de transmissão curtas.Caixa de dupla embraiagem de oito velocidades ZF, com tração às quatro rodas ativa.
ChassisSuspensão dianteira independente com molas helicoidais, duplo braço triangular e barra estabilizadora. Suspensão traseira de eixo vivo com molas semielípticas. Amortecedores de duplo efeito de alavanca de braço; controlo de condução na traseira.Duplo braço triangular frontal de alumínio, design de multi-link traseiro em alumínio, barras anti rolamento ativas de 48V, suspensão pneumática de três câmaras, controlo contínuo de amortecimento.
DimensõesDistância entre eixos: 304,8cm; comprimento: 524,51cm; largura: 181,61cm.Peso: 1700kg.Distância entre eixos: 285,1cm; comprimento: 485cm; largura: 218,7cm.Peso: 2165kg.
Prestações185 km/h. 0-100 km/h em 13,6 seg.318 km/h. 0-100 km/h e 4,0 seg.

Um local icónico para fotografar um Grand Tourer que é igualmente icónico

Battersea Power Station é uma referência em Londres há mais de 90 anos. A sua construção começou nos finais dos anos 20, e em 1955 a segunda metade da central elétrica, a Power Station B, e a icónica quarta e última chaminé foram concluídas, permitindo-lhe fornecer um quinto da eletricidade consumida em Londres no seu auge. A Bentley Motors também cresceu e desenvolveu-se no mesmo período: cresceu com sucesso na Le Mans nos anos 20, e nos anos 50, depois de abrir a sua fábrica em Crewe, lançou o icónico R Type Continental.

Battersea Power Station foi desativada em 1983 e permaneceu inativa durante quase 30 anos até 2012, quando um grupo de empresas da Malásia comprou este lendário ícone londrino e a sua área circundante para recuperar a antiga glória e transformá-lo num dos mais interessantes e inovadores espaços de uso misto do mundo. Hoje, Battersea Power Station é uma área apelativa para todos os públicos, oferecendo uma mistura viva de lojas, bares, restaurantes, experiências de lazer, residências e espaços públicos que continua a crescer.

O edifício e os espaços envolventes foram o local perfeito para fotografar o novo Continental GT Azure e o JAS 949 juntos, uma vez que tanto os carros como a localização refletem o melhor dos anos 50 e do presente.

Sérgio Gonçalves

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