
Nos últimos 50 anos, a série BMW Art Car tem proporcionado aos artistas fascinados por automóveis um espaço perfeito para a arte e o design, a tecnologia e a inovação, os desportos motorizados e a engenharia. A coleção de 20 BMW Art Cars incorpora a essência do envolvimento cultural global com mais de uma centena de iniciativas de arte contemporânea, música e cinema, bem como design. As “esculturas rolantes” – desde o primeiro Art Car de Alexander Calder até ao mais recente de Julie Mehretu – oferecem uma secção transversal da história da arte das últimas cinco décadas: minimalismo, pop art, realismo mágico, abstração, arte concetual e arte digital estão todos representados.
Os artistas são selecionados por júris internacionais de diretores de museus. Em estreita colaboração com as equipas de engenharia e design do BMW Group, desenvolvem livremente os seus conceitos e inspiram todos os envolvidos. Para assinalar o 50º aniversário, a BMW Art Car World Tour apresenta um programa de exposições que abrange os cinco continentes e inclui numerosos eventos de acompanhamento.
“A coleção BMW Art Car celebra 50 anos de liberdade artística e design visionário. Os 20 veículos tornaram-se ícones internacionais, contando histórias de sociedade, tecnologia e desempenho. O nosso compromisso com a arte e a cultura é de longo prazo. Estamos continuamente a desenvolver a coleção e a juntar a arte e a cultura automóvel de uma forma única,” afirma Ilka Horstmeier, Membro do Conselho de Administração para os Recursos Humanos e Imobiliário do BMW Group.

A BMW Art Car World Tour arranca na Europa e na Ásia. Nos dias 20 e 21 de março, os BMW Art Cars criados por Roy Lichtenstein, Andy Warhol, Robert Rauschenberg, David Hockney e Jeff Koons estarão em exposição no Museu de Artes Aplicadas e na Feira de Arte SPARK em Viena para o evento do BMW Group Niederlassung Wien “(R)Evolution of Art”. O mais recente e 20º BMW Art Car – o BMW M Hybrid V8 da famosa pintora americana Julie Mehretu – embarcará numa digressão asiática e será exibido na Art Basel em Hong Kong, de 28 a 30 de março.
Mehretu está a desenvolver o seu projeto Art Car muito para além do veículo enquanto objeto e irá organizar workshops para jovens artistas de cinema e dos media em cinco países africanos em 2025, juntamente com o produtor de cinema Mehret Mandefro e o BMW Group. Os resultados do African Film and Media Arts Collective (AFMAC) serão apresentados em 2026 juntamente com o Art Car de Mehretu numa exposição no Zeitz MOCAA na Cidade do Cabo, com curadoria do seu Diretor Executivo, Koyo Kouoh, o curador designado da Bienal de Veneza de 2026.

Importantes museus e plataformas para automóveis clássicos também estão a celebrar o aniversário dos BMW Art Cars. O 13º Art Car de Sandro Chia será apresentado no festival de automóveis clássicos Concorso d’Eleganza Villa d’Este, no Lago Como, em maio. Em julho e agosto, o Museu Louwman, em Haia, apresentará oito BMW Art Cars numa exposição especial.
O Museu BMW, a casa dos BMW Art Cars quando não estão a viajar pelo mundo, também está a homenagear a coleção, combinando dois aniversários numa exposição especial. O BMW Série 3 também está a celebrar o seu 50º aniversário em 2025 e, a partir de 16 de junho, o museu apresentará uma visão histórica de todos os modelos do BMW Série 3, bem como os BMW M3 Art Cars de Sandro Chia, Michael Jagamara Nelson e Ken Done.
Para além do programa de exposições, a BMW está a lançar vários novos produtos de arte e estilo de vida para celebrar o aniversário. A miniatura à escala 1:18 do 20º Art Car de Julie Mehretu está disponível para compra nas BMW Lifestyle Shops, com uma versão 1:43 a seguir no final do ano. Em conjunto com a editora Hatje Cantz, a BMW está a apresentar a terceira edição do catálogo “BMW Art Cars”. Entrevistas com os fundadores da coleção e ensaios sobre cada um dos 20 Art Cars realçam a relevância histórica da arte e a diversidade das obras. O design da capa da nova edição é da autoria de Julie Mehretu. Depois das populares colecções de moda de Alexander Calder e Roy Lichtenstein, a terceira colaboração com a Puma baseada nos BMW Art Cars será anunciada no final deste ano.

A 14 de junho de 1975, o BMW 3.0 CSL concebido pelo escultor americano Alexander Calder entrou em pista nas 24 Horas de Le Mans. O projeto foi inicialmente concebido como uma colaboração única entre o artista e a BMW. O público aplaudiu o colorido carro de corrida e as crianças divertiram-se. A BMW decidiu que este projeto tinha de continuar! Tudo começou com a paixão pela arte e pelos desportos motorizados do leiloeiro e piloto de corridas francês Hervé Poulain. Em 1975, Poulain encontrou um aliado visionário em Jochen Neerpasch, fundador e Diretor da BMW Motorsport, para o seu plano de inscrever um BMW desenhado por um artista na lendária corrida de resistência de Le Mans. Embora o primeiro BMW Art Car se tenha retirado da corrida ao fim de sete horas, tornou-se um verdadeiro favorito do público, lançando as bases para a coleção.

Em estreita colaboração com o lendário galerista nova-iorquino Leo Castelli, seguiram-se os BMW Art Cars de artistas americanos como Frank Stella, Roy Lichtenstein e Andy Warhol – e todos foram corridos por Hervé Poulain e pela equipa BMW em Le Mans. De 1982 a 1992, a BMW Art Car Collection abriu-se ao mundo, com artistas a transformarem vários modelos de produção standard: Ernst Fuchs, Robert Rauschenberg, Michael Jagamara Nelson, Ken Done, Matazo Kayama, César Manrique, A. R. Penck, Esther Mahlangu, Sandro Chia e David Hockney. Em 1999, a BMW regressou aos desportos motorizados com o protótipo BMW V12 LMR e a artista concetual americana Jenny Holzer. Oito anos mais tarde, Olafur Eliasson concebeu “As suas expectativas móveis: BMW H₂R Project”, baseado num carro de corrida a hidrogénio que bateu o recorde. Jeff Koons, John Baldessari, Cao Fei e Julie Mehretu acrescentaram carros de corrida dinâmicos nos últimos 15 anos. Desde a sua invenção, há quase 140 anos, artistas de todo o mundo têm-se envolvido com o automóvel de forma crítica e entusiástica. E nos últimos 50 anos, a série BMW Art Car tem contribuído significativamente para este diálogo inspirador.
- O novo Mazda6e: Onde a elegância encontra a eletrificação - 27 de Março de 2025
- MASERATI INAUGURA NOVAS OFFICINE FUORISERIE MASERATI - 26 de Março de 2025
- Broad Arrow apresenta estrelas do desporto automóvel no leilão Concorso d’Eleganza Villa d’Este - 26 de Março de 2025