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A Boreham Motorworks revela o Ford Escort Alan Mann 68 Edition: A mais pura continuação do Ford Escort Mk1 de sempre

O Ford Escort Alan Mann 68 Edition da Boreham Motorworks

A Boreham Motorworks orgulha-se de apresentar o novíssimo Ford Escort Alan Mann 68 Edition: uma continuação em sala de ferramentas de um dos carros de turismo mais dominantes de todos os tempos, o Ford Escort Mk1 da Alan Mann Racing. Concebido e fabricado de acordo com as especificações exactas do original vencedor do Campeonato Britânico de Carros de Turismo, este modelo de continuação ultra exclusivo incorpora a engenharia pioneira, o desempenho implacável e o pedigree dos desportos motorizados que definiram a era dourada da Alan Mann Racing.

Cada pormenor do Ford Escort Alan Mann 68 Edition foi obsessivamente recriado de acordo com as tolerâncias modernas, mantendo-se fiel ao design do carro de corrida original feito à medida, que, por sua vez, diferia bastante do Escort Mk1 de estrada da época. Desde a sua construção leve e arcos de bolha largos a uma disposição de suspensão única, todos os elementos foram concebidos para proporcionar o mesmo desempenho dinâmico que fez do original uma força dominante na pista de corridas.

O Ford Escort Alan Mann 68 Edition é o primeiro automóvel a ser lançado na nossa “Série Ultra”. A Boreham Motorworks oferece três séries distintas de veículos, cada uma criada com precisão e autenticidade. A Collector Series, que inclui o Ford Escort Mk1 RS e o Ford RS200, reimagina ícones clássicos para a estrada, combinando uma estética correta para a época com engenharia moderna, estilo atualizado e fabrico avançado – construídos de raiz, novos em folha com números de chassis certificados pela Ford. A Série Race reduz o peso, aumenta a potência e optimiza o desempenho da Série Collector, proporcionando máquinas orientadas para a pista, sem compromissos com os regulamentos de estrada, concebidas exclusivamente para os tempos por volta. A Série Ultra representa o auge da precisão histórica, com recriações precisas construídas de acordo com as especificações da época – algumas legais para a estrada, outras certificadas pela FIA para competição – assegurando uma ligação sem filtros ao património dos desportos motorizados.

Os veículos da Série Ultra são a nossa série de produção mais exclusiva, introduzida com o Ford Escort Alan Mann 68 Edition de apenas 24 unidades. A 68 Edition é o culminar do compromisso da Boreham Motorworks. Os 24 proprietários serão convidados a participar numa série de eventos de corrida e formação em licenças de corrida (se necessário), totalmente apoiados pela sua equipa de boxes dedicada da Alan Mann Racing. Estes eventos podem ser realizados tanto no Reino Unido como a nível internacional, podem incluir eventos privados do Boreham High Performance Club e eventos de corridas históricas estabelecidas.

Concebido a pensar no desempenho e na autenticidade

O Ford Escort Alan Mann 68 Edition nasceu do intenso desenvolvimento de engenharia por detrás do Escort Mk1 RS de estrada da Boreham Motorworks, anunciado e revelado pela primeira vez em dezembro de 2024. À medida que a equipa trabalhava para reimaginar o Mk1 RS para uma nova era, reconheceu a oportunidade de introduzir no mercado um automóvel de competição de continuação da sala de ferramentas antes do seu irmão de estrada. Tirando partido do seu profundo conhecimento do automóvel de competição original e da engenharia avançada já em curso, a Boreham Motorworks conseguiu apresentar o Alan Mann 68 Edition – uma recriação exacta do ícone dos desportos motorizados, enquanto o Escort Mk1 RS de estrada é submetido ao desenvolvimento final antes da sua estreia pública no próximo verão.

Embora tanto o Ford Escort Mk1 RS como o Ford Escort Alan Mann 68 Edition partilhem o mesmo design dos painéis da carroçaria do carro de corrida original de 1968, incluindo as distintas cavas em bolha, as semelhanças acabam aí. O Mk1 RS é uma interpretação moderna do clássico Escort Mk1 RS, focada no desempenho e na condução em estrada, combinando a herança com o requinte moderno, a tecnologia e o desempenho em estrada no mundo real. Em contraste, o Alan Mann 68 Edition é um carro de corrida extremo e sem compromissos – uma cópia idêntica para coleccionadores da máquina original da Alan Mann Racing, construída de acordo com as suas especificações exactas em todos os detalhes. Todos os componentes, desde a sua construção leve à transmissão específica para corridas e à suspensão exclusiva, foram concebidos para competição, proporcionando uma experiência de condução crua e sem filtros que transporta o condutor diretamente para a era dourada das corridas britânicas de carros de turismo.

Para garantir a autenticidade total, no Centro de Engenharia Avançada da DRVN em Coventry, a Boreham Motorworks desmontou e digitalizou meticulosamente todos os componentes do Escort Mk1 da Alan Mann Racing que dominou o campeonato de 1968, para fazer engenharia inversa deste ícone e criar um modelo CAD exato. Esse carro (número de chassis – BB48HR39279; número Alan Mann Racing – AMR4), foi conduzido por Frank Gardner e tornou-se carinhosamente reconhecido pelos fãs de todo o mundo pelo seu número de registo XOO 349F, provavelmente o Ford Escort mais valioso do mundo.

O fabrico e a montagem são inteiramente geridos internamente, garantindo os mais elevados níveis de precisão e qualidade. A DRVN Advanced Engineering, em Coventry, liderou a digitalização CAD inicial e o desenvolvimento do produto, mapeando digitalmente cada componente para garantir uma precisão absoluta. Em seguida, a produção é transferida para as instalações da DRVN em Newton Aycliffe, onde artesãos especializados fabricam a carroçaria e pintam cada automóvel de acordo com normas rigorosas. A montagem final e a configuração dinâmica têm lugar na sede da Alan Mann Racing em Chobham, Surrey – apenas a alguns quilómetros da oficina original da Alan Mann Racing em Byfleet, onde os primeiros Escorts do Grupo 5 foram construídos na década de 1960.

O Ícone Vencedor de Campeonatos, Renascido

No coração do Ford Escort Alan Mann 68 Edition está um motor Twin Cam de 1,8 litros com 205 CV, desenvolvido de acordo com os regulamentos históricos da FIA para proporcionar uma experiência de corrida autêntica e correta para a época. Esta unidade de potência está emparelhada com uma caixa de quatro velocidades bullet, assegurando mudanças mecânicas precisas que reflectem o empenho bruto do carro de competição original. Com um peso a seco de apenas 795 kg, o Ford Escort Alan Mann 68 Edition atinge uma relação peso-potência excecional, o que resulta numa capacidade de resposta extremamente nítida, numa aceleração rápida e no tipo de agilidade dinâmica que torna a condução deste automóvel envolvente, previsível e divertida.

A suspensão do Alan Mann 68 Edition é um verdadeiro testemunho do engenho e da capacidade de engenharia que definiram o sucesso da Alan Mann Racing nas pistas. Quando Alan Mann recebeu seis chassis da Ford Motor Company e foi incumbido de transformar o Escort Mk1 num carro de turismo dominante, Alan Mann recorreu a Len Bailey – um dos mais respeitados engenheiros de chassis da Ford, conhecido pelo seu trabalho no lendário programa GT40. Bailey foi destacado para a Alan Mann Racing e trouxe uma grande experiência em desportos motorizados para o projeto, incorporando conceitos avançados de suspensão diretamente inspirados nas corridas de resistência.

Os Escorts originais da Alan Mann Racing foram construídos de acordo com os regulamentos do Grupo 5 da FIA, uma categoria que proporcionava uma liberdade significativa para aperfeiçoar o design do chassis e da suspensão. Com base na sua vasta experiência em carros desportivos Ford GT40, a Alan Mann Racing integrou elementos-chave da tecnologia desse carro na suspensão dianteira do programa Escort. Isto incluiu o suporte superior do apoio MacPherson, o suporte de compressão do apoio à carroçaria e um suporte invertido do braço de controlo da via exterior – todos concebidos por Len Bailey. Estes componentes críticos foram fabricados à mão por Jim Rose, um dos técnicos principais da Alan Man Racing na altura. Hoje, quase 60 anos mais tarde, todos esses mesmos componentes únicos são mais uma vez revividos no Alan Mann 68 Edition e, incrivelmente, Jim Rose aplicou mais uma vez a sua experiência, fabricando os seus componentes de suspensão únicos com a mesma precisão e perícia que os originais em que trabalhou há tantos anos. O exclusivo amortecedor MacPherson de junta deslizante é combinado com amortecedores KONI de 2 vias ajustáveis para um comportamento preciso. Uma barra estabilizadora dianteira e os amortecedores de compressão aumentam a estabilidade, enquanto os suportes superiores dos amortecedores personalizados e os suportes dos amortecedores de compressão proporcionam rigidez adicional. Os braços inferiores ajustáveis e articulados em rosa permitem uma geometria de suspensão afinada, optimizando o desempenho para as competições de corridas históricas.

Na traseira, o automóvel utiliza um eixo rígido com uma ligação Watts distinta montada sob o nariz da caixa do diferencial. Esta configuração, juntamente com ligações dianteiras longitudinais, barras de torção e amortecedores verticais, assegura um controlo excecional da traseira, permitindo que o Ford Escort Alan Mann 68 Edition aproveite a sua potência de forma eficaz e mantenha uma aderência excecional nas curvas a alta velocidade.

O sistema de travagem é composto por discos sólidos com um diâmetro de 254 mm x 10 mm à frente, emparelhados com uma pinça P16, e discos sólidos com um diâmetro de 245 mm x 10 mm atrás, utilizando uma pinça Girling da série NR com um travão de estacionamento. As jantes são de magnésio ao estilo Electron da época, agora em alumínio fluxado, com jantes dianteiras de 13“ x 8” e pneus 475/1000×13“, e jantes traseiras de 13” x 9“ com pneus 475/1150×13”.

O design do Ford Escort Alan Mann 68 Edition traz de volta os icónicos arcos em bolha e a pintura vermelha e dourada instantaneamente reconhecível, prestando homenagem ao lendário Alan Mann Racing Mk1 Escort. Originalmente desenvolvido pela Alan Mann Racing para acomodar as rodas largas e a suspensão única, o Grupo 5 permitia rodas traseiras de até 10 polegadas e rodas dianteiras de até 8,5 polegadas. Para permitir as rodas maiores, os arcos de bolha feitos à medida foram criados pelo técnico principal Peter Bohanna. Esta postura alargada não só aumentou significativamente a aderência e o comportamento, como também melhorou o apelo estético do automóvel, uma sugestão de estilo que lançou milhares de imitadores ao longo dos anos, tornando-o tão impressionante visualmente como tecnicamente avançado. A combinação destes elementos de design exclusivos criou uma máquina de corridas que deixou uma impressão duradoura na história do desporto automóvel.

O Ford Escort Alan Mann 68 Edition será disponibilizado em duas especificações, Period Corret ou Modern Race:

Uma verdadeira peça de coleção, a configuração mais leve possível, construída precisamente de acordo com os regulamentos do Grupo 5 da FIA, oferecendo uma ligação sem filtros a um dos carros de corrida mais célebres da Ford, exatamente como o XOO 349F original se encontra hoje, depois de ter terminado a corrida com Alan Mann no final de 1969.

Com um Passaporte Técnico da FIA, que incorpora características de segurança modernas, incluindo um roll cage de proteção completo, bancos e cintos aprovados pela FIA e um extintor de incêndios com canalização – elegível para corridas históricas em todo o mundo.

Apenas 24 modelos Alan Mann 68 Edition serão produzidos, garantindo uma exclusividade absoluta. Este não é apenas um modelo de edição limitada; é uma continuação meticulosamente precisa de uma obra-prima dos desportos motorizados, oferecendo aos coleccionadores e entusiastas de corridas históricas a oportunidade de experimentar e possuir um dos carros de turismo mais célebres da história.

Sérgio Gonçalves
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