Menu Fechar

A Broad Arrow apresenta alguns dos melhores automóveis no leilão inaugural do Concorso d’Eleganza Villa d’Este

A Broad Arrow Auctions, uma empresa da Hagerty, orgulha-se de apresentar alguns dos automóveis clássicos mais desejados do mercado atual no seu leilão inaugural do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, a 24 e 25 de maio de 2025. Definido para ser um dos destaques do calendário de leilões de carros de coleção de 2025, a venda europeia de estreia da Broad Arrow apresenta raridades pré e pós-guerra para estrada e pista, perfeitamente combinadas com a seleção curada de carros em exibição no próprio Concorso d’Eleganza.

Como parceiro oficial de leilões do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, a Broad Arrow oferece mais de 70 dos automóveis mais coleccionáveis do mundo para venda nas margens do Lago Como, incluindo a primeira venda pública de sempre do primeiro automóvel de competição para clientes criado por Enzo Ferrari, o 166 Spyder Corsa de Ansaloni, e o icónico e singular Talbot-Lago T150 C Spéciale Teardrop Coupé de 1938 de Figoni e Falaschi.

1938 Talbot-Lago T150 C Lago Spéciale Teardrop Coupé (Estimativa: 4.500.000 € – 6.500.000 €)

O Talbot-Lago ‘Goutte d’Eau’ ou Teardrop Coupé não é apenas um dos mais belos automóveis da década de 1930, mas também um dos designs mais evocativos de todos os tempos. A sua sensual forma de lágrima eleva o modelo, para além de um automóvel, a uma verdadeira obra de arte. Um dos exemplos mais raros de todos é o Talbot-Lago T150 C Lago Spéciale Teardrop Coupé de 1938 da Figoni et Falaschi, chassis n.º 90034. 90034. Encomendado novo como substituto de um Bugatti Type 50, este é o único Figoni et Falaschi Teardrop Coupé construído sobre o chassis do T150 C Lago Spéciale, o que o torna num automóvel verdadeiramente único.

Giuseppe (Joseph) Figoni era conhecido pelos seus projectos para marcas de prestígio que incluíam a Alfa Romeo, Bugatti e Delahaye, mas quando ele e o seu parceiro de negócios Ovidio Falaschi voltaram a sua atenção para o Talbot-Lago, criaram alguns dos seus melhores trabalhos. Um de apenas 16 modelos produzidos, o chassis 90034 é o único T150 C e utiliza o tema Jeancart do Design 9222, o que significa que tem rodas expostas a toda a volta. Beneficia também de 300 mm de espaço extra na distância entre eixos em comparação com os modelos Teardrop no chassis T150 C-SS, o que permitiu à Figoni criar linhas ainda mais elegantes e alargar a cauda delicadamente inclinada.

Encomendado pelo banqueiro alemão e gentleman racer Antoine Schumann, este solicitou uma série de opções personalizadas. Estas incluíam o raro acabamento Bleu ‘Tango’ Irisée Noire, um azul escuro metalizado com tonalidade preta, couro Havana Tobacco com madeira a condizer e faróis independentes que proporcionavam uma melhor visibilidade no escuro. Tem um teto de abrir completo, guarda-lamas amovíveis e Schumann também pediu uma lança cromada na lateral, um elemento caraterístico de muitos designs Figoni.

Vendido pela última vez na Pebble Beach Car Week em 2010 ao seu atual proprietário, este automóvel incrivelmente especial fez parte de uma coleção de renome na Costa Oeste dos EUA. A sua proveniência está extremamente bem documentada e inclui uma vitória na classe nas 24 Horas de Spa de 1948, na Bélgica, e presenças em alguns dos maiores eventos concours do mundo. Este é um automóvel como nenhum outro, único no seu design e legado e merecedor do mais exigente dos coleccionadores.

1949 Talbot-Lago T26 Grand Sport Coupe de Dubos Frères (Estimativa: 1.200.000 € – 1.500.000 €)

Ao Teardrop Coupé junta-se o seu raro descendente, um Talbot-Lago T26 Grand Sport Coupe de 1949 da Dubos Frères. O chassis n. T26GS110102 é um de apenas 32 T26 Grand Sports com distância entre eixos curta construídos e o único sobrevivente de apenas dois coupés construídos pela Dubos Frères com este design. O T26 Grand Sport foi uma continuação do lendário T150 C-SS do pré-guerra, mas com um motor twin cam de 4,5 litros mais potente. Este carro continua vestido com a sua carroçaria original e mantém o chassis, o motor e a transmissão com os mesmos números. O imponente automóvel apareceu no Concours d’Elegance du Bois de Boulogne de 1949, em Paris, onde ganhou um Grande Prémio, e foi depois importado para os Estados Unidos no início da década de 1950, na posse do famoso piloto de corridas e importador de automóveis, Otto Zipper. Propriedade de uma conhecida autoridade do Talbot-Lago desde 2009, este é um verdadeiro automóvel desportivo de alta potência e grande cilindrada, no sentido clássico do termo, pronto para emocionar o seu próximo entusiasta.

1948 Ferrari 166 Spyder Corsa by Ansaloni (Estimativa: 5.500.000 € – 7.500.000 €)

A Broad Arrow orgulha-se de apresentar a primeira venda pública de sempre do Ferrari 166 Spyder Corsa da Ansaloni, chassis número 004 C. Um dos primeiros carros que Enzo Ferrari produziu e o seu primeiro Ferrari de competição para clientes, encapsulou tudo o que ele queria que um Ferrari fosse, formando a referência para todos os modelos que surgiram de Maranello desde então. Produzido em 1948, o 004 C foi criado para satisfazer as ambições da Ferrari nas pistas, sendo também o carro perfeito para corridas de estrada ou para um dia desportivo. O seu motor V12, criado em colaboração com Gioacchino Colombo, é considerado como o “primeiro verdadeiro motor Ferrari”, fazendo lembrar muitos dos grandes V12 do período anterior à guerra.

Foi primeiro para a América do Sul, onde se revelou altamente competitivo, antes de regressar para continuar o seu sucesso nas corridas na Europa, em eventos como a Mille Miglia e a Targa Florio. A partir de 1965, este Ferrari incrivelmente especial passou mais de 50 anos nas mãos da família Clark, nos Estados Unidos, antes de se juntar a uma venerada coleção americana da Ferrari em 2015.

Foi meticulosamente mantido durante toda a sua vida e apareceu em muitos dos maiores eventos de concursos do mundo. Este Ferrari único mantém o seu chassis original, a carroçaria Ansaloni e o motor Tipo 166 V12, todos eles amplamente documentados na Certificação Ferrari Classiche que o acompanha.

A apresentação deste Ferrari 166 Spyder Corsa de 1948 no leilão Broad Arrow Concorso d’Eleganza Villa d’Este é um momento especial para os coleccionadores de todo o mundo, especialmente para os apaixonados pelas obras de Enzo Ferrari.

Lagonda V12 Rapide James Young Drophead Coupé de 1939 (Estimativa: 600.000 € – 700.000 €)

A Lagonda produziu 190 modelos V12 entre 1938-1940, o que torna qualquer exemplar altamente colecionável. Ainda mais raras são as versões desportivas Rapide, das quais apenas 17 foram fabricadas. Depois temos o chassis n. 14107, um automóvel verdadeiramente único com carroçaria Drophead Coupé do conceituado James Young. Não é apenas a bela carroçaria que eleva este Lagonda acima de muitos outros, porque debaixo do seu capot está um raro motor Sanction IV, desenvolvido especificamente para correr em Le Mans.

Este carro incrivelmente único passou os seus primeiros anos no Reino Unido antes de ser vendido a um colecionador de Lagonda V12 na Austrália, que o guardou durante 58 anos. Em 2015, encontrou um novo proprietário na Nova Zelândia, que investiu mais de 500.000 dólares num meticuloso restauro de dois anos para preparar o carro para Pebble Beach. Foi um dinheiro bem gasto, com o Rapide a conquistar o primeiro lugar da classe no prestigiado concurso em 2018.

Posteriormente vendido a um colecionador no Reino Unido, o carro regressou ao seu país de origem e é agora apresentado para venda na Villa Erba, inegavelmente como uma das melhores criações de sempre da Lagonda.

Ferrari 275 GTS de 1965 (Estimativa: 1.500.000 € – 1.800.000 €)

O Ferrari 275 GTS é um exemplo perfeito da parceria entre a Pininfarina e a Ferrari. O seu belo design exala luxo e o estilo de vida Grand Tourer, enquanto o V12 concebido por Colombo sob o capot proporciona um desempenho soberbo. O potencial deste motor está bem comprovado, tendo levado o 275 P e o 250 LM à vitória em Le Mans. No 275 GTS, combina a capacidade de galopar até aos 97 km/h em apenas 7,2 segundos com o derradeiro luxo de uma viagem de turismo com capota aberta.

Apenas 200 versões do 275 GTS foram produzidas, e a Broad Arrow tem o prazer de apresentar este belo exemplar com acabamento em Rosso Rubino Chiaro e interior em pele Nero Franzi. O chassis número 07305 beneficia da certificação Ferrari Classiche e de um extenso relatório de propriedade compilado pelo historiador da Ferrari Marcel Massini. É um exemplo excecional do 275 GTS que simboliza a beleza e a excelência de um grand tourer aberto da Ferrari dos anos 60.

1954 Siata 208S Motto Spider (Estimativa: 1.500.000 € – 1.700.000 €)

A Siata (Società Italiana Auto Trasformazioni Accessori), famosa por ter passado de uma empresa de tuning especializada em automóveis Fiat para a criação de alguns dos automóveis mais célebres de meados do século XX. Depois de o carro desportivo 8V “Otto Vu” da Fiat ter sido descontinuado devido às fracas vendas na economia italiana do pós-guerra, a Fiat ofereceu o stock remanescente de motores 8V à Siata para equipar um carro com o seu próprio design.

Assim nasceu o Siata 208CS coupé e o seu irmão roadster, o 208S. Desenhado por Giovanni Michelotti com carroçaria criada pela Carrozzeria Motto, o resultado foi uma das mais belas criações da década de 1950. Com o seu inovador motor Tipo 104 V8, o 208 tornou-se num vencedor de classe em Le Mans e obteve resultados impressionantes na Mille Miglia.

Apenas 53 exemplares do 208 foram construídos, 35 dos quais eram Spiders, sendo que o carro em oferta, chassis n.º. BS 535, é o último exemplar produzido. Beneficiou de um extenso trabalho de restauro ao longo da sua vida, incluindo um investimento de 200.000 dólares concluído em 2007. Depois disso, ganhou o prémio de Melhor da Classe no Amelia Island Concours, um feito que repetiu em 2014. Foi o Melhor da Classe em Pebble Beach em 2011 e em 2013 ganhou o prestigiado prémio Premio d’Onore no Concorso d’Eleganza Villa d’Este. Regressa assim triunfante ao espetacular local do Lago de Como, onde este Siata 208S Motto Spider é apresentado como um dos melhores automóveis desportivos italianos da sua época.

1936 Maserati 6CM Factory Works (Estimativa: 850.000 € – 950.000 €)

O Maserati 6CM é um dos carros de corrida voiturette de maior sucesso da era pré-guerra. Apenas 33 exemplares foram produzidos entre 1936-1939, onze dos quais eram obras de fábrica da Maserati. O chassis 1531 foi o primeiro a ser construído e a Broad Arrow orgulha-se de o apresentar para leilão. Vitorioso no Nürburgring Internationales Eifelrennen de 1936 com o Conde Carlo Felice “Didi” Trossi ao volante, este excelente exemplo da herança da Maserati também foi corrido por Pietro Dusio e Andrea Brezzi. O seu motor original foi substituído em 1939 pelo motor sobrealimentado 4CM de 1.496 cc do chassis 1554, que fornecia mais binário para lhe dar uma maior vantagem em circuitos sinuosos.

Ao longo da sua vida, este Maserati de sucesso continuou a ter êxito nas corridas, assegurando que continua a ser uma peça viva da história do desporto automóvel. Presente regularmente em muitas corridas históricas em todo o mundo, continua a ser competitivo, com recentes subidas ao pódio no Grande Prémio Histórico do Mónaco. É oferecido com a documentação atual da FIA/FIVA. Esta prestigiada peça da história das corridas da Maserati foi maravilhosamente restaurada e meticulosamente mantida e possui um extenso dossier de documentação que detalha a sua história de propriedade, manutenção e a sua soberba proveniência de corrida.

O catálogo digital completo do leilão Broad Arrow Concorso d’Eleganza Villa d’Este já está disponível. Os licitadores interessados são convidados a saber mais sobre todos os automóveis em oferta, a registarem-se para licitar e a contactarem um especialista em automóveis da Broad Arrow em broadarrowauctions.com.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.