Após a apresentação do C3 Aircross em junho último, a Citroën confirma a sua ofensiva no mercado dos SUV com a Estreia Mundial do C5 Aircross Concept, estudo que exprime uma visão do que poderá ser o próximo SUV da Marca no segmento C. O C5 Aircross Concept confirma o dinamismo de uma marca em plena renovação, capaz de oferecer uma gama calibrada em função das expectativas de cada segmento, que responde de forma inteligente às necessidades dos clientes que procuram um SUV acessível e de carácter forte, que oferece espaço a bordo, conforto e grande praticidade para as famílias. Este concept apoia a forte ambição da Citroën neste território fundamental para os clientes.
Concebido sobre a plataforma STLA Medium do Grupo Stellantis, o C5 Aircross Concept é um veículo capaz de integrar diferentes unidades motrizes. Exprimindo uma atitude poderosa, cheia de força e de carácter, apresenta-se como um bloco orgânico denso e musculado, esculpido para a aerodinâmica. De facto, no território dos SUV, onde a silhueta não é, por definição, muito favorável, os designers multiplicaram os truques para reduzir o seu impacto. Os seus volumes são plenos e generosos, as suas superfícies são fluidas, a altura é contida e a traseira é prolongada. Na frente, o nariz do capot é rebaixado, enquanto na traseira, o tejadilho surge recuado, a porta da bagageira é muito vertical, o habitáculo é curvo, os vidros dos quartos estão equipados com apêndices aerodinâmicos e as luzes traseiras Citroën Light Wings são recortadas e embutidas para orientar o fluxo de ar. O design elimina o supérfluo em benefício do essencial, sublinhando a nova identidade e a modernidade da Marca. Com um comprimento de 4,65 m, o C5 Aircross Concept apresenta proporções sem precedentes e sugere muito espaço a bordo. Promete, também, uma experiência de condução serena e conectada para acompanhar as famílias nas suas vidas multifacetadas.
Um SUV musculado e denso que sublinha a ambição da Marca
Num mercado de SUV altamente competitivo e cada vez mais homogéneo, a Citroën baralha e volta a dar em termos de design e dinamismo com o C5 Aircross Concept. Apresenta-se como uma unidade densa, de volumes generosos, sublinhando a simplicidade da silhueta global. A sua frente, verticalmente moldada para integrar o novo logótipo, exprime força e fluidez.
O C5 Aircross Concept rompe com o mundo suave e redondo para adotar o design de um SUV sólido e sério. Valida a nova linguagem formal da Marca e ostenta uma presença confiante, sustentada por proporções sem precedentes. A sua morfologia combina uma altura contida de 1,66 m e um comprimento de 4,65 m (+15 cm em relação ao atual C5 Aircross), com linhas e ombros que conferem um design simultaneamente esguio e cheio de energia. É um equilíbrio poderoso e atraente, apoiado por um design moderno e musculado que o distingue do resto do mercado.
A silhueta baseia-se em vias alargadas com ombros pronunciados, conferindo-lhe uma postura forte e uma atitude assertiva na estrada. Ao mesmo tempo, o habitáculo generoso sugere muito espaço a bordo e deixa claro que este é um automóvel familiar. O design lateral baseia-se num movimento acentuado da frente para trás através de uma linha de continuidade, presa entre duas nervuras alongadas, que se curva para trás para colocar o automóvel mais firmemente sobre as rodas. É a espinha dorsal de um design elegante que proporciona tensão e energia, com uma rejeição deliberada de decorações desnecessárias.
O perfil traseiro muito vertical dá a impressão de um grande volume de carga. Um ligeiro recuo nas portas dianteiras contribui para preservar graficamente o equilíbrio global e permite trabalhar o design verticalmente, dando coerência às últimas silhuetas da Citroën. Esta coerência é também expressa pela adição de clips coloridos verticais nas portas dianteiras e na proa do C5 Aircross Concept, uma verdadeira assinatura e uma referência aos modelos C3 e C3 Aircross.
Uma assinatura luminosa de design inovador
Na frente, a nova assinatura luminosa de três pontos, caraterística dos mais recentes modelos da Marca, baseia-se em segmentos esguios que formam um olhar penetrante e reforçam a expressão de largura do automóvel. Este bloco confere ao automóvel um verdadeiro estatuto, combinando modernidade, tecnologia e carácter. A linguagem de design bastante fluida e musculada das asas e do capot contrasta com os aspetos técnicos da grelha e dos faróis.
Na traseira, a faixa preta na porta da bagageira foi elevada para dar ao automóvel uma presença real e torná-lo mais largo. Mantendo o espírito da assinatura luminosa de 3 pontos, os designers reinterpretaram-na em função do modelo. Aqui, a arquitetura é espetacular: dois pontos de luz destacam-se da moldura lateral da carroçaria e parecem flutuar como duas barbatanas na lateral do veículo, conjunto designado por Citroën Light Wings. Para além da sua posição original, ajuda a gerir a complexa aerodinâmica nesta zona do veículo, orientando o fluxo de ar.
Esculpido para ser eficiente
O C5 Aircross Concept está revestido de uma carroçaria aerodinâmica porque este é o princípio orientador do seu design. Para os designers, este desafio teve de ser enfrentado em território SUV, onde as restrições arquitetónicas penalizam frequentemente o desempenho aerodinâmico. O C5 Aircross Concept foi concebido para otimizar tanto a eficiência como o design. Cada detalhe foi tratado com este objetivo final em mente, sem nunca prejudicar a identidade do automóvel ou o seu generoso espaço interior. O resultado é uma autonomia elétrica adicional estimada de 30 km em autoestrada, em comparação com a atual silhueta do C5 Aircross.
A frente é fluida e limpa, com a extremidade do capot ligeiramente mais baixa e mergulhada para facilitar a penetração do ar. Os volumes são cheios e generosos, sem quebras nas linhas. A silhueta global do C5 Aircross Concept está bem equilibrada em termos de fluxo aerodinâmico. Com 4,65 m, o automóvel é esguio, com uma saliência traseira alargada, mas a sua altura é mantida em 1,66 m, permitindo que o fluxo de ar seja otimizado ao longo do seu comprimento.
A secção traseira foi especialmente concebida para melhorar o desempenho aerodinâmico. O tejadilho é inclinado e o habitáculo é curvo na sua secção superior. O design é inspirado no mundo da tecnologia e dos aparelhos eletrónicos, designadamente na sua abordagem à refrigeração e à ventilação. A presença destes elementos bitónicos estriados no painel traseiro ajuda a orientar o fluxo de ar.
O exemplo do farolim traseiro Citroën Light Wings embutido é também emblemático do trabalho realizado neste domínio. Ao retirar estas aletas da assinatura luminosa para uma posição inesperada, os designers puderam trabalhar a aerodinâmica desta peça fundamental para preservar tanto o volume dedicado ao habitáculo como o desempenho aerodinâmico. Esta lâmpada combina uma secção oca com aletas que sobressaem do veículo, gerando um suporte aerodinâmico diferente e favorável à eficiência.
Quando se trata de aerodinâmica, lidar com o arrasto é uma prioridade. Este é o efeito de turbilhão do fluxo de ar atrás do veículo, que tende a retê-lo, tornando-se, por conseguinte, num inimigo da autonomia. No C5 Aircross Concept, o volume curvo que se aproxima do para-choques traseiro foi concebido de modo que, dependendo da velocidade, o fluxo que se junta aos vórtices inverta parcialmente a resistência e crie um impulso. O tejadilho foi escavado, mais uma vez com o objetivo de melhorar a eficiência aerodinâmica, tendo sido integrados flaps e entradas de ar em várias partes do veículo para melhorar ainda mais o seu desempenho aerodinâmico.
A Citroën apresenta, pela primeira vez, a plataforma STLA Medium
A gama Citroën na Europa assenta em plataformas modernas e adaptadas aos diferentes segmentos do mercado. Os novos C3 e C3 Aircross inauguram a plataforma Smart Car, adaptada às normas europeias e equipada com ajudas à condução e conectividade capazes de responder às expectativas dos clientes deste segmento.
Já o C5 Aircross Concept prefigura um SUV baseado na nova plataforma STLA-Medium, aqui utilizada pela primeira vez pela Citroën. Veículo polivalente (combustão interna, híbrido e 100% elétrico), o C5 Aircross Concept será capaz de se adaptar às necessidades e utilizações de uma vasta gama de clientes deste segmento de mercado. Esta plataforma permitirá também aos clientes beneficiar de uma série de ajudas à condução e de uma interface de conectividade e de info-entretenimento de última geração. Oferece ainda uma grande flexibilidade em termos de dimensionamento, o que a torna ideal para arquitetos e designers. Com a sua longa distância entre eixos, o C5 Aircross Concept tem as proporções ideais para oferecer um espaço generoso para cinco pessoas.
Ainda mais conforto, conectividade e espaço a bordo
O C5 Aircross Concept revela as novas e espantosas proporções daquele que poderá ser o próximo SUV do segmento C da gama. Esconde, também, outras inovações, nomeadamente a bordo, que, de momento, permanecem em segredo. Para o interior, a Citroën concebeu um espaço de bem-estar no espírito de um lounge, onde os cinco ocupantes poderão relaxar e viajar com toda a serenidade. A descobrir em 2025.
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