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DUCATI REVELA OS MODELOS STREETFIGHTER V4 2023 E STREETFIGHTER V4 SP2

No quinto episódio da série web Ducati World Première 2023, a Ducati apresentou a nova família Streetfighter V4. Com os modelos V4 e V4 S, juntamente com a mais exclusiva e de maior performance V4 SP2, a Ducati continua a aplicar e evoluir a vencedora “Fight Formula” para permanecer no topo do segmento, com um nível de equipamento sem rival.

Revelada ao público em 2020, a Streetfighter V4 foi um sucesso instantâneo e estabeleceu novas referências de performance no segmento das naked superdesportivas. Universalmente apreciada pela sua estética agressiva e minimalista, caracterizada por uma frente inspirada pelo Joker dos ‘comics’, a Streetfighter V4 entrou de imediato nos corações dos entusiastas.

A evolução natural desta família é uma moto que leva o conceito da “Fight Formula” ainda mais além, cujos elementos-chave são a Panigale V4 despida das suas carenagens, guiador largo e elevado, 178 kg de peso, motor Desmosedici Stradale de 208 cv, asas biplano e um pacote eletrónico de última geração. Uma evolução que segue a da família Panigale V4.

A Ducati Streetfighter V4 2023 transmite carácter desportivo, graças à configuração monoposto, com assento e poisa-pés do passageiro fornecidos.

O desenho da Streetfighter V4 é direto e minimalista, com a sua ótica frontal full-LED e o DRL em forma de V, que recorda a vista frontal da Panigale. A postura baixa e inclinada para a frente, como que prolongando as linhas do depósito, dá à moto a imagem de um predador.
O depósito de combustível tem as mesmas formas daquele elemento da Panigale V4 2022, que são desenhadas para um melhor suporte do piloto em travagem e em curva. Tem uma maior capacidade (17 litros) e é abraçado pelas novas tampas laterais.

O novo quadro “Front Frame” e o Desmosedici Stradale são deixados a descoberto tanto quanto possível, com superestruturas mínimas que, através de linhas fluidas e volumes esculturais, criam um conjunto limpo e essencial. Na versão V4 S, a Streetfighter 2023 está disponível num novo e arrojado esquema de cores ‘Grey Nero’, que assenta no contraste entre o cinzento e os vários tons de negro – mate e brilhante – das superestruturas, que fazem destacar-se os componentes como travões e suspensões, concedendo à moto uma imagem ainda mais agressiva, mas refinada.

Eletrónica
A nova Streetfighter implementa a lógica dos Power Modes já desenvolvida para as Ducati Panigale V4 e V4 S, obviamente com calibragens dedicadas ao motor Desmosedici Stradale na configuração Streetfighter. Existem estratégias de resposta do motor: Full, High, Medium, Low. Full e Low são novos, enquanto High e Medium foram revistos na sua estratégia. O modo Full Power permite que o motor expresse todo o seu potencial com curvas de binário sem filtros eletrónicos, exceto em primeira velocidade. Para os Power Modes High e Medium, um novo sistema de gestão do mapa Ride by Wire foi desenvolvido, com uma calibragem dedicada para cada uma das seis mudanças, garantindo que o utilizador tem sempre a resposta ideal que cada vez que abre o acelerador O Powe Mode Low, por outro lado, foi desenhado para condução em superfícies de baixa aderência, limitando a potência máxima da moto a 165 cv e oferecendo uma resposta ao acelerador particularmente controlável. As calibragens dedicadas à Streetfighter V4 asseguram a máxima correlação entre o valor de binário requerido pelo utilizador e aquele que é realmente entregue.

A Streetfighter V4 na sua versão de 2023 vê a introdução de um totalmente novo Riding Mode Wet, para tornar a condução ainda mais segura em superfícies de baixa aderência. O equipamento de série é enriquecido por uma bateria de iões de lítio para as versões S e SP2 (1,7 kg mais leve a anterior e que já estava equipada na Streetfighter V4 SP).

O painel de instrumentos da Streetfighter V4 2023 também segue a evolução traçada pela Panigale V4. O grafismo foi revisto em todas as visualizações, para tornar a informação mais simples e descritiva, e ajudar os utilizadores no ajuste dos vários parâmetros.
Tal como na Panigale V4, a passagem de caixa é indicada através de um sinal LED verde externo. O painel oferece o modo de display “Track Evo”, que replica o desenho usado na Desmosedici de MotoGP e garante uma visualização imediata da informação mais importante e a intervenção dos controlos eletrónicos.

A Streetfighter V4 2023 também evolui graças ao novo software Engine Brake Control (EBC) EVO 2, que garante melhor estabilidade, precisão e direcionalidade nas fases de travagem e entrada em curva, e a possibilidade do piloto definir de forma mais precisa a definição eletrónica para cada uso. Este software conta com uma diferente calibragem mudança-a-mudança em cada um dos três níveis selecionáveis. A nova estratégia foi desenvolvida para otimizar a intensidade do travão-motor em função da carga sobre a traseira. Na primeira fase de travagem, quando existe pouca carga sobre o pneu traseiro, o EBC EVO 2 fornece menos travão-motor, aumentando-o assim que nos aproximamos do centro da curva, onde a intervenção do travão-motor faz a maior contribuição para desacelerar a moto e fechar a trajetória. Graças a esta modificação, que garante uma intervenção mais equilibrada no controlo do travão-motor em todas as condições de condução, o bloqueio da roda traseira nas secções de travagem mais exigentes é também reduzida.

A Streetfighter V4 ’23 implementa também uma nova estratégia para o Ducati Quick Shift (DQS) que melhora a fluidez das passagens de caixa a cada grau de abertura do acelerador, tanto quando este está parcialmente ou totalmente aberto, lidando com estas duas situações diversas de um modo diferente.
Ao passar de caixa com uma abertura parcial do acelerador, a estratégia age tanto por intermédio de um corte da injeção, como por uma redução no avanço, tornando a ação mais suave em estrada graças à ausência de cortes e arranques do motor.
Em passagens de caixa com o acelerador totalmente aberto, típicas do uso em pista, a estratégia do DQS é refinada com uma evolução da fase de restituição do binário que garante mais estabilidade à moto e uma tração mais homogénea e com reflexos no tempo por volta.

Finalmente, uma atualização da estratégia de comando da ventoinha de refrigeração, agora capaz de oferecer uma melhor gestão das temperaturas de funcionamento e maior conforto térmico para o condutor a velocidades típicas do uso em estrada, junta-se a estas alterações de eletrónica.

Ciclística e ergonomia
Na nova Streetfighter V4, a ciclística também acompanha a evolução da família Panigale V4, oferecendo aos entusiastas melhoramentos na estabilidade, tato no trem dianteiro e segurança na condução. O chassis inclui o quadro Front Frame e monobraço oscilante, ambos em alumínio, com forquilha invertida e amortecedor de ajuste mecânico na versão V4.
A Streetfighter V4 S conta com suspensão semi-ativa Öhlins (forquilha invertida NIX30 de 43 mm e amortecedor TTX36) com interface SmartEC 2.0, ganhando em versatilidade, eficácia e rapidez de afinação. Para além disto, na versão V4 S, as jantes são Marchesini em alumínio forjado, com importantes benefícios em termos de leveza nas mudanças de direção e resposta em aceleração e travagem, graças à redução da massa não suspensa.

Tal como na Panigale V4, o pivot do braço oscilante da Streetfighter V4 2023 está posicionado 4 mm mais acima, aumentando a ação de anti agachamento, graças à maior estabilidade, precisão e capacidade de manter a trajetória à saída das curvas e, de um modo geral, em todas as situações de aceleração.
A distribuição do peso também se desloca para a frente, carregando-a mais e, assim, aumentando a precisão e velocidade na entrada em curva. Finalmente, a ergonomia beneficia de um novo desenho do depósito de combustível, cuja forma oferece um maior apoio ao piloto durante a travagem e em curva. O peso em ordem de marcha da Streetfighter V4 S 2023 é de 197.5 kg.

Motor
Desmosedici Stradale de 1103 cc, capaz de entregar 208 cv às 13.000 rpm e 123 Nm em configuração Euro-5, foi revisto na sua calibragem para corresponder ao maior diâmetro da saída do silenciador, introduzido para reduzir a pressão de saída do escape. Além disto, do lado direito temos a tampa de embraiagem da Panigale V4, que permite montar facilmente a embraiagem a seco e a tampa de proteção da embraiagem.

Streetfighter V4 SP2
Para elevar ainda mais a performance da Streetfighter V4 2023, a Ducati apresenta o modelo topo de gama Streetfighter V4 SP2 em versão numerada. Uma moto pronta a ir para a pista, graças ao exclusivo equipamento técnico que combina a “Fight Formula” com as especificações “SP”, tornando-a ainda mais eficaz em condução desportiva e, em particular, em pista.

A Streetfighter V4 SP2 é proposta no esquema de cores “Winter Test”, desenhado pelo Centro Stile Ducati e inspirando-se nas motos da Ducati Corse que tomam parte nos testes de pré-época dos Campeonatos de MotoGP e WorldSBK. O negro mate das superestruturas, combinado com o acabamento negro carbono das jantes e asas, contrasta com os pormenores em vermelho-vivo e o brilho do depósito exposto em alumínio escovado, que também encontramos nas tampas laterais do radiador. O número progressivo da moto está gravado a laser no guiador.

A Streetfighter V4 SP2 está equipada com jantes de carbono de 5 braços divididos*, 1,4 kg mais leves que as de alumínio forjado montadas na Streetfighter V4 S e capazes de reduzir o efeito de inércia em 26% à frente e 46% atrás, tornando a moto significativamente mais leve nas mudanças de direção. As pinças de travão dianteiras Brembo Stylema R®* garantem um elevado poder de travagem, bem como uma performance excecionalmente consistente mesmo em caso de uso prolongado em pista*.

Na Streetfighter V4 SP2, o Desmosedici Stradale está equipado com a embraiagem a seco STM-EVO SBK*, que assegura uma melhor função deslizante, mesmo nas reduções mais agressivas, e mais fluidez em todas as fases de acelerador fechado, essenciais para ser mais eficaz em pista quando se roda no limite.
Uma contribuição para as prestações em pista vem também das suspensões Öhlins, com molas e hidráulicos idênticos aos da Panigale V4, que garantem ao utilizador a confiança necessária para pilotar no limite.
O equipamento fica completo com poisa-pés ajustáveis em alumínio maquinado, que aumentam o ângulo de inclinação e permitem ao piloto encontrar a posição ideal no assento, guarda-lamas dianteiro em carbono e acessórios utilizáveis nos track-days, tais como tampa da embraiagem aberta em carbono**, tampas para remoção do suporte da placa de matrícula e parafusos para remover os espelhos**.

Cores e disponibilidade
Os modelos Streetfighter V4 e V4 S estarão disponíveis nos Vendedores Autorizados na Europa a partir de fevereiro de 2023, enquanto a versão V4 SP2 chegará a partir de abril de 2023. A gama de cores consiste em Ducati Red e no novo esquema de cores “Grey/Nero”, que estará disponível apenas para a versão “S”.

Existe uma vasta gama de acessórios que lhe permitem personalizar Streetfighter V4, tornando-a ainda mais desportiva, começando pelo escape ‘full-racing’ Ducati Performance by Akrapovič **. Equipado com silenciadores elevados ao lado da secção traseira, permite uma redução de peso de 5 kg e eleva a potência máxima para 220 cv. O ruído está dentro do limite dos 105 dB (102 dB com o dB killer instalado).

O catálogo de acessórios também conta com sistemas ‘slip-on’ homologados, guarda-lamas, aero kit e proteções em carbono para o quadro e cárter, comandos em alumínio, mas também mantas de aquecimento de pneus e cavaletes, para quem pretender utilizar a Streetfighter V4 em circuito.

Sérgio Gonçalves

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