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A Honda renova a CB125F com tecnologia start/stop, painel de instrumentos TFT e consumo médio de 1,4 litros

A CB125F da Honda há muito que é a moto de eleição de milhares de condutores, e agora está mais inteligente, mais elegante e mais eficiente do que nunca.

A maior mudança para o novo modelo é a adição da funcionalidade de paragem/arranque do motor – tornando a pequena CB a primeira moto manual da Honda a incluir o sistema, já presente nas máquinas de torção Vision 110, SH125i e PCX125 da empresa.

A tecnologia corta silenciosamente o motor quando se está parado (em qualquer mudança) antes de o voltar a ligar sem problemas assim que se arranca, ajudando a extrair ainda mais eficiência do já ultra-frugal motor monocilíndrico de 124 cc.

A Honda considera que a CB pode agora atingir uns impressionantes 1,4 litros aos 100 kms – ou mais de 453 quilómetros com o seu pequeno depósito de 11 litros.

O sistema “Idling Stop” pode ser desligado através de um interrutor integrado, e a Honda também reforçou a bateria – de 4Ah para 5Ah – para garantir uma potência de arranque duradoura.

O motor de duas válvulas arrefecido a ar mantém-se inalterado, debitando uns modestos, mas amplos, 11 cv, ao mesmo tempo que cumpre as mais recentes regras de emissões Euro5+.

A Big H também integrou a sua tecnologia Smart Power (eSP) melhorada – incluindo engenharia de baixo atrito, como um cilindro deslocado, rolamentos de agulhas para os braços de rolos/rodas e um jato de óleo no pistão – para maximizar a economia, minimizar o desgaste do motor e garantir um funcionamento quase silencioso.

Uma caixa de cinco velocidades e uma transmissão por corrente selada completam a unidade de tração simples e sem sentido.

Longe das estatísticas de eficiência absurdas, o estilo da CB125F foi atualizado com inspiração nas motos grandes para a sua última encarnação, com uma carroçaria mais nítida, novas luzes LED à frente e atrás e um escape escurecido.

O novo painel de instrumentos TFT a cores de 4,2 polegadas acrescenta um toque de sofisticação – substituindo a anterior unidade LCD e agora completo com conetividade Bluetooth, um indicador de combustível, um indicador de posição da mudança, carregamento de telefone USB-C, navegação curva a curva e até mesmo música ou controlo de chamadas com um auricular emparelhado.

A Honda manteve as coisas simples com o chassis, mantendo a estrutura de aço utilizada anteriormente, juntamente com jantes de 18 polegadas à frente e atrás calçadas com pneus estreitos para uma resistência mínima ao rolamento.

Existe também a Travagem Combinada para uma travagem sem problemas, além da suspensão básica, que – para além do ajuste da pré-carga em cinco fases dos amortecedores duplos traseiros – não oferece qualquer alteração adicional.

Sérgio Gonçalves
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