A IMPORTÂNCIA DE VIAJAR VOLTADO PARA A RETAGUARDA

Published On 1 de Junho de 2022 | Notícias

Celebra-se hoje, dia 1 de junho, o Dia Mundial da Criança. Para a Volvo Cars, a segurança infantil é um tema muito importante.

As crianças não são pequenas versões de adultos, razão pela qual necessitam de restrições especiais quando viajam em automóveis. As diferenças de anatomia entre crianças e adultos formam a base para o desenvolvimento da segurança infantil da Volvo Cars, tanto em termos de características integradas do automóvel como de acessórios.

Neste dia muito importante, partilhamos a curiosa inspiração espacial que levou ao desenvolvimento das cadeiras infantis nos anos 60 e o motivo pelo qual a Volvo defende que as crianças viajem voltadas para a retaguarda até aos 4 anos de idade.

O ano é 1962.

O mundo prende a respiração ao ver John H. Glenn Jr. o primeiro astronauta americano, a aventurar-se na órbita terreste com a nave espacial Mercury.

Na TV, a preto e branco, são milhões aqueles que ouvem o locutor da NBC:  “Uma vez em voo, a Mercury será inclinada, de modo a que o astronauta viaje de costas ”

Para Bertil Aldman, um professor universitário sueco, esta foi a frase que desencadeou a ideia que viria a salvar a vida de milhares de crianças.

Aldman compreendeu que a anatomia de uma criança é muito diferente da de um adulto e descobriu que a melhor forma de a proteger, em caso de acidente de automóvel, é apoiando a sua cabeça, minimizando assim os movimentos do pescoço. Desta forma, à semelhança dos astronautas a deitarem-se sobre as costas durante a descolagem para nivelar as forças, a melhor distribuição de carga para minimizar as lesões nas crianças será voltada para a retaguarda.

Em 1964, Bertil Aldman apresenta o primeiro protótipo de cadeira infantil estando a Volvo intimamente envolvida no desenvolvimento com testes realizados no modelo PV544.

Atualmente, a Volvo comercializa uma coleção de cadeiras de criança cujo desenvolvimento foi baseado no design, no conforto e na conveniência. Estas cadeiras podem ser encontradas nos concessionários Volvo, e também online em https://www.volvocars.com/pt/v/buy/accessories/child-seats

“O nosso objetivo é garantir que as crianças consigam viajar da melhor maneira possível, em função da sua idade e do seu tamanho. Isto significa virado para a retaguarda até aos 3 ou 4 anos de idade e depois com cadeiras para crianças ou almofadas auto até 140 cm de altura. Os benefícios de segurança são inquestionáveis, mas muitos pais, inadvertidamente, permitem que seus filhos fiquem sentados voltados para a frente muito cedo.”

Lotta Jakobsson – Senior Technical Leader, Injury Prevention – Volvo Cars Safety Centre.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.