Menu Fechar

A INEOS Automotive apresenta o INEOS Fusilier

A INEOS Automotive revelou o seu novíssimo veículo 4X4, o INEOS Fusilier, após a confirmação de uma linha de modelos com emissões zero em maio de 2022. O novo veículo irá proporcionar uma capacidade todo-o-terreno de classe mundial, sem comprometer o desempenho na estrada, e oferece opções de emissões zero e baixas.

Apresentado em Londres por Sir Jim Ratcliffe, foi confirmado que, juntamente com o grupo motopropulsor totalmente elétrico (BEV) anteriormente anunciado, está a ser desenvolvido um extensor de autonomia elétrico de baixas emissões para garantir que o INEOS Fusilier satisfaz a mais ampla gama de necessidades dos consumidores globais, ao mesmo tempo que promove a descarbonização. A opção de extensor de autonomia consiste num pequeno motor a gasolina que alimenta um gerador para manter o nível de carga da bateria para quando o carregamento externo não está disponível. A confirmação dos pormenores do grupo motopropulsor alternativo e dos prazos de lançamento está prevista para o outono de 2024.

Desenvolvido em conjunto com o fornecedor automóvel líder da indústria, a Magna, que também fabricará o veículo nas suas instalações em Graz, na Áustria, o INEOS Fusilier representará uma proposta única para os clientes. Com base no ADN do Grenadier, com uma direção moderna e uma identidade distinta, o novo 4X4 será ligeiramente mais curto em comprimento e ligeiramente mais baixo em altura. Será construído sobre uma plataforma de skate personalizada, com uma capota e parte inferior da carroçaria em aço e portas e fechos em alumínio.

A INEOS estabeleceu uma parceria com a Magna no desenvolvimento da carrinha Grenadier e da pick-up Quartermaster. Como um dos maiores fornecedores de automóveis e fabricantes independentes do mundo, a Magna produz uma série de veículos convencionais de combustão interna, híbridos e eléctricos para vários fabricantes de automóveis. Parte do processo de desenvolvimento do INEOS Fusilier incluirá um rigoroso programa de testes na montanha Schöckl, na Áustria, perto das instalações de montagem de veículos completos da Magna, em Graz.

Demonstrando o seu compromisso mais amplo com a futura descarbonização, a INEOS Automotive também revelou um Demonstrador de Tecnologia de Células de Combustível de Hidrogénio Grenadier no Festival de Velocidade de Goodwood em julho de 2023. O Demonstrador prova que a tecnologia para um 4X4 movido a hidrogénio é capaz e está pronta para produção, mas a infraestrutura de reabastecimento precisa de ser implementada antes de ser comercialmente viável.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.