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A PORSCHE PRODUZ AUTOMÓVEIS EM ZUFFENHAUSEN HÁ 75 ANOS

O primeiro Porsche 356 produzido na Alemanha foi concluído no dia 6 de abril de 1950, data essa que marcou o início de uma extraordinária história de su- cesso. Ao longo das décadas, Zuffenhausen tornou-se o centro de produção de automóveis desportivos da Porsche.

Estugarda. A produção do Porsche 356 começou e Estugarda há 75 anos. O primeiro automóvel da nova série foi concluído em Zuffenhausen no dia 6 de abril de 1950. Com a produção em série do Porsche 356, começou uma história de sucesso. Desde então, o local está ligado aos automóveis desportivos da marca: o 911, que é produ- zido em série desde 1964, o 718 e o Taycan. “Zuffenhausen é e continua a ser a cada um dos nossos automóveis desportivos. É a personificação do espírito pioneiro, tec- nologia de produção mais avançada e da qualidade de construção”, afirma Albrecht Reimold, Member of the Executive Board for Production and Logistics na Porsche AG. “O desenvolvimento desta unidade mostra como a Porsche passou de um pequeno construtor de automóveis desportivos para uma empresa líder mundial que produz veículos exclusivos”.De Gmünd a Zuffenhausen: o caminho para a produção própria

A Porsche começou a sua atividade em Zuffenhausen em 1938, inicialmente como um escritório de construção. A produção própria de automóveis com a marca Porsche só começou após a Segunda Guerra Mundial. No dia 8 de junho de 1948, o Porsche 356 ‘No.1” Roadster recebeu a autorização de circulação. As primeiras 52 unidades do 356 com motor traseiro e bancos traseiros de emergência foram construídas à mão, entre 1948 e 1950 na Áustria, com recurso a carroçarias em alumínio e serviram de modelo para o 356 produzido posteriormente em Estugarda. Após o regresso à Suábia, a fá- brica da Porsche foi ocupada pelos Aliados. Enquanto o escritório de construção se situava numa caserna na Schwieberdinger Strasse, a Porsche alugou um espaço na fábrica Reutter II, do outro lado da rua, para a produção e montagem de motores. Em contrapartida, o construtor de carroçarias ficou encarregue de acabar, pintar e equi- padas as carroçarias produzidas até 1953 na fábrica Reutter I em Augustenstrasse, na zona Oeste de Estugarda.

O primeiro Porsche 356 foi concluído em Zuffenhausen no dia 6 de abril de 1950. Até ao final de 1950, a Porsche produziu 317 automóveis. Devido ao sucesso inicial na competição e à enorme procura nos mercados de exportação, o 356 tornou-se rapi- damente num enorme sucesso para a marca. Como a entrega da Werk 1 foi atrasada pela administração militar dos EUA, a Porsche encomendou ao conceituado arquiteto de Estugarda, Rolf Butbrod, o projeto da Werk 2. A fábrica de montagem, construída num terreno vendido à Porsche pela Reutter, entrou em funcionamento em 1952, es- paço esse que foi ampliado em 1954. No final de 1955, a Porsche também regressa à Werk 1 em Zuffenhausen. O espaço era utilizado pelo departamento de design, a equipa comercial, a oficina de reparação de automóveis da empresa e de clientes, bem como o departamento de testes e desenvolvimento de automóveis de competição. A produção, as vendas e o fornecimento de peças sobresselentes permaneceram na Werk 2. A construção de motores começou na Werk 3 em 1960 e, no dia 1 de dezem- bro de 1963, a Porsche adquiriu a construtora de carroçarias Reutter e o seu vasto know-how com cerca de 1000 colaboradores – o que quase duplicou o número de trabalhadores da marca. Desta forma, a Porsche assegurou também as instalações de Zuffenhausen. Nesse mesmo ano saiu da linha de produção em Zuffenhausen o primeiro 911, na altura ainda conhecido como 901. No final da produção, em 1965, o construtor de automóveis desportivos tinha produzido cerca de 78.000 unidades do 356. Nas décadas seguintes, a Porsche expandiu e modernizou de forma contínua as suas instalações.

No início dos anos 50, a Porsche praticava em Zuffenhausen um princípio de produção que atualmente ainda é aplicado: a produção flexível de diversas variantes numa linha comum. As variantes Coupé, Cabriolet, Roadster e Speedster do Porsche 356 eram todas fabricadas em paralelo e com acabamentos feitos de forma individual. Este prin- cípio de uma gama de variantes combinada com uma elevada eficiência e qualidade continua a ser uma característica da produção na sede. Ainda hoje, todas as variantes do 911 – desde o Carrera até aos modelos GT e Cup – passam por uma única linha de produção. O equipamento interior é produzido na selaria da fábrica.Do 356 ao 911 – crescimento e expansão

Nos anos 60, o 911 superou o 356. A produção foi aumentada e foram construídos novos edifícios de produção. A construção de motores foi subcontratada e a Werk 2, que estava a ser ampliada de forma contínua, recebeu um pavilhão adicional. Em 1969, o edifício 41 foi construído como um espaço de vários andares para a montagem final. A Porsche otimizou o fluxo de produção e aumentou as suas capacidades.

Em 1973, trabalhavam na Porsche cerca de 4000 colaboradores e, no final dos anos 80, mais do dobro desse número nas três unidades: a produção em Zuffenhausen, o centro de Investigação e Desenvolvimento em Weissach e os escritórios em Ludwigs- burg. Durante as décadas seguintes, as instalações de Zuffenhausen cresceram gra- dualmente, em linha com o aumento de produção. Nas décadas de 1970 e 1980, os modelos com motor dianteiro como o 928, 944 e 968 foram construídos nas instala- ções, em conjunto com o 911.

Nos anos 80, a produção de carroçarias em Zuffenhausen voltou a atingir os limites de capacidade. A crescente procura por automóveis desportivos exigiu uma expansão das instalações. Em 1988, foi construída a Werk 5, concebida para uma produção de carroçarias altamente flexível. A nova lógica de produção ganhou assim um novo sím- bolo visível com a ponte, que passa por cima da movimentada Schwieberdinger Strasse a uma altura de cerca de 35 metros, que serve para transportar as carroçarias fabricadas diretamente para a linha de montagem final na Werk 2, do outro lado da rua.

Durante décadas, a fábrica de Zuffenhausen foi modernizada de forma contínua atra- vés de uma série de conversões, ampliações e novas construções. Neste processo, a Porsche respondeu com criatividade e inovação às crescentes exigências de precisão, eficiência e flexibilidade.

Outra mudança significativa na história da fábrica foi a preparação para o início da produção do Taycan, o primeiro modelo 100% elétrico, que começou a produção em série em 2019. Como parte dessa transformação, a Porsche criou áreas de produção: a Werk 5 recebeu uma nova linha de construção de carroçaria, enquanto uma mo- derna fábrica de pintura foi instalada na Werk 1 – tudo adaptado aos requisitos espe- cíficos da mobilidade elétrica. Ao mesmo tempo, foi construído um moderno edifício de montagem com uma estrutura linear modular na Werk 2, virado para a Adestrasse. Foi ainda construída uma segunda ponte de transporte sobre a Schwieberdinger Strasse para conectar a nova configuração logística de produção.

Onde a Porsche combina alta tecnologia e manufatura

Zuffenhausen é um símbolo de precisão, de inovação e de manufatura requintada. O local onde a Porsche combina a tradição com a tecnologia de produção mais avan- çada: sistemas de transporte autónomo, uma cloud central da fábrica e a utilização de inteligência artificial – apenas para referir algumas das inovações utilizadas na produ- ção dos automóveis desportivos “Made in Zuffenhausen”. O centro de produção do 911 e do Taycan 100% elétrico está localizado nas instalações de Zuffenhausen. Para além disso, numa área total de cerca de um quilómetro quadrado no Norte de Estu- garda, os motores boxer para os automóveis desportivos e os motores V8 para os modelos de quatro portas com motor de combustão, bem como os motores elétricos para o Taycan e o Macan elétrico, são produzidos em duas fábricas de motores.

Para além disso, o local acolhe um total de três fabricantes: a Porsche Exclusive Ma- nufaktur, onde os automóveis dos clientes são amplamente personalizados, o depar- tamento Sonderwunsch, onde são criados automóveis únicos, e o CFRP Manufaktur, onde os elementos exteriores da carroçaria são montados manualmente fora da linha de produção normal, para os modelos desportivos com uma construção especial de baixo peso, como o 911 S/T ou o 911 GT3 RS.

A par de Zuffenhausen e Weissach, Leipzig também desempenha um papel impor- tante no mundo Porsche. O Cayenne saiu da sua linha de produção entre 2002 e 2016, ao qual se juntou o Carrera GT entre 2003 e 2006. O Panamera também tem sido produzido em Leipzig desde 2009, bem como o Macan desde 2014. Para suportar este último modelo, a Porsche expandiu as instalações de Leipzig para uma fábrica completa entre 2011 e 2014.

Um aniversário que olha para o futuro

Nas instalações em Zuffenhausen, a Porsche combina as vantagens da produção in- dustrial em série com a exclusividade da construção de automóveis desportivos. “Zuf- fenhausen é e continua a ser a casa dos nossos automóveis desportivos. É aqui que produzimos os automóveis que fascinam o mundo – com uma produção que combina a manufatura e a engenharia há 75 anos”, sublinha Reimold. Com este aniversário, a Porsche não está apenas a celebrar o seu impressionante passado, mas também a olhar para o futuro: a fábrica de Zuffenhausen, tal como a de Weissach e a fábrica de Leipzig, são sinónimo de tecnologias inovadoras, qualidade de produção e a constante ambição da Porsche em aproximar-se cada vez mais do automóvel desportivo perfeito.

Sérgio Gonçalves
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