Siglas em Inglês que correspondem ao Sistema Anti Bloqueio dos travões. É um conjunto de dispositivos electro-hidráulicos que evitam, no decorrer de uma travagem a fundo, que alguma das rodas do veículo bloqueie. Assim o condutor não perde o controlo do carro, podendo desviar-se de obstáculos, além de ser possível parar numa distância mais curta.
Para uma utilização perfeita do ABS, basta pisar o travão a fundo, e depois esperar que o sistema entre em acção. Quando o ABS actua, o condutor apercebe-se de uma pequena vibração no pedal do travão. A força exercida sobre o travão não deve ser aliviada ou o ABS deixa de funcionar. O sistema ABS torna-se eficaz nos veículos ligeiros, mas é por vezes questionado quando se aplica em veículos de todo-o-terreno.
O equipamento possui sensores de velocidade que controlam todas as rodas. Se uma delas ameaçar bloquear, o ABS interfere numa fracção de segundo e reduz temporariamente a pressão sobre ela. Se necessário, o sistema aplica este procedimento numa ou mais rodas ao mesmo tempo.
Existem 4 componentes principias no ABS: sensores de velocidade, bomba, válvulas, unidade controladora.
- Conselhos para poupar combustível no seu carro de aluguer nas próximas férias - 21 de Abril de 2015
- Renault Captur: ao ritmo da vida - 14 de Maio de 2013
- Opel Mokka em Portugal - 30 de Abril de 2013