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Apresentação do Nichols Cars N1A

A Nichols Cars revelou o N1A pronto a ser produzido, o supercarro britânico de 900 kg inspirado no Can-Am que presta homenagem a um dos carros de corrida mais emblemáticos de todos os tempos: o McLaren M1A original. Liderada pelo conceituado engenheiro de desportos motorizados Steve Nichols, a Nichols Cars criou o N1A para estrada, um automóvel desportivo leve, de tração traseira, com ajudas mínimas ao condutor e um motor V8 de aspiração natural.

Ao fundar a Nichols Cars em 2017, Steve Nichols e o CEO da Nichols Cars, John Minett, propuseram-se criar um verdadeiro automóvel de condutor, proporcionando uma experiência imersiva, inebriante e altamente emocional. Com melhorias visuais e de desempenho precisas, o N1A pretende captar a atenção dos entusiastas do automóvel em todo o mundo, uma vez que o seu design intemporal e as suas impressionantes especificações de engenharia celebram o verdadeiro significado da condução: estar em controlo.

Com o nome da sua musa e cofundador, Steve Nichols, e inspirado nos carros de corrida da era dourada naturalmente aspirados, o N1A entrou na última fase do seu percurso de produção e é apresentado hoje na sua especificação de lançamento, pronto a ser produzido.

Juntamente com pessoas incrivelmente talentosas que encontraram ao longo dos anos em todos os cantos da indústria automóvel, Nichols e Minett iniciaram uma viagem para criar um automóvel que utiliza a mais recente tecnologia automóvel atual, inspirada nos automóveis de competição do passado, mas construído para ser apreciado em estrada aberta.

Um nome de renome no mundo dos desportos motorizados, sobretudo na Fórmula 1, Steve Nichols trabalhou com a McLaren no final da década de 1980 e início da década de 1990 e é considerado o responsável pela introdução das aplicações da fibra de carbono na Fórmula 1, um material que é agora comum na maioria dos carros de corrida actuais. Ao tornar-se designer principal da McLaren em 1987, o primeiro carro que Nichols desenhou para a famosa marca, o MP4/3, levou Alain Prost a três vitórias e levou a equipa a terminar em segundo lugar no Campeonato de Construtores desse ano, atrás da Williams.

No auge da rivalidade entre os lendários pilotos Ayrton Senna e Alain Prost, o segundo carro que Nichols supervisionou é frequentemente considerado como o carro mais icónico da Fórmula 1, o poderoso McLaren MP4/4. Levando Senna à sua primeira de três vitórias no Campeonato de Pilotos e vencendo umas impressionantes 15 das 16 corridas na época de 1988, o MP4/4 tornou-se num dos carros de Fórmula 1 mais dominantes de todos os tempos.

Mais tarde, passou por equipas como a Ferrari, Jaguar, Jordan e Sauber, antes de regressar à McLaren durante a era Mika Häkkinen no final da década de 1990, o toque mágico de Nichols acompanhou-o ao longo da sua carreira. Acreditando firmemente que os carros de corrida dos anos 60 estão entre alguns dos melhores carros alguma vez criados e que os carros do início dos anos 60 tinham um tipo de atração diferente, uma vez que era a última vez que um carro de corrida tinha qualquer tipo de semelhança com algo que se via na estrada, Nichols está agora a transferir as suas capacidades de engenharia e apreço pela herança automóvel para o N1A.

Com base nas inspirações do McLaren M1A original, os elegantes painéis da carroçaria do N1A são fabricados em fibra de carbono com infusão de grafeno de grau Fórmula 1. Os faróis icónicos e as sugestões de design do M1A foram cuidadosamente implementados na estrutura do N1A, para garantir que a sua carroçaria sinuosa não só é impressionante à vista, como também, graças a detalhes cuidadosamente considerados, é aerodinamicamente eficiente.

O ADN do N1A
Inspirado no McLaren M1A, muitas vezes referido como o primeiro McLaren “verdadeiro”, o M1A posicionou-se como um carro de competição leve, de capota aberta e motor central. Pesando apenas 551 kg, o M1A tinha uma relação peso-potência impressionante, o que o tornava um adversário formidável em pista. Versões posteriores do carro, o M1B e o M1C, competiram na prestigiada série de corridas norte-americana Can-Am, reforçando ainda mais as raízes do visual inspirado no Can-Am da Nichols Cars N1A.

Podem também ser observadas sugestões do McLaren MP4/4 em todo o N1A, desde a sua presença visual marcante até ao feedback visceral da condução. É o ADN destes automóveis, juntamente com a vasta experiência de Steve Nichols no mundo automóvel e o envolvimento coletivo de uma equipa tão conhecedora, que o N1A transpôs para a era moderna.

John Minett, Diretor Executivo da Nichols Cars, afirmou: “O nome Steve Nichols é um nome que não precisa de apresentações no mundo dos desportos motorizados. Poder trabalhar com Steve, bem como com uma série de profissionais talentosos do sector, é uma honra absoluta e o N1A é um excelente exemplo do incrível trabalho de todos os envolvidos. Sempre nos esforçámos por fazer do N1A um carro inesquecível – tanto para experimentar à distância como a partir do lugar do condutor – e desde a aerodinâmica do N1A até ao seu interior totalmente personalizável, chegámos agora a esse ponto, e é incrível de ver.”

Para o projeto, tanto Steve Nichols como John Minett tiveram o prazer de trabalhar com um grande número de fabricantes e fornecedores, acabando por emular o processo de criação do M1A, embora com tecnologia muito mais sofisticada.

Design exterior e carroçaria
É no exterior do N1A que o trabalho de Steve Nichols se destaca. A carroçaria do N1A celebra a herança do M1A, mas é uma interpretação completamente moderna. É produzida a partir de fibra de carbono com infusão de grafeno de grau de Fórmula 1, que ajuda a dar rigidez ao carro e contribui para o seu peso reduzido. Com uma relação peso-potência de quase 700 bhp por tonelada (dependendo da especificação do motor), os condutores do N1A podem sentir-se imersos na verdadeira experiência de corrida Can-Am graças à sua sensação de condução leve. O N1A também está disponível em várias cores, cada uma das quais pode ser personalizada de acordo com os requisitos do cliente.

Para garantir que é o mais eficiente possível em termos aerodinâmicos, o N1A foi esculpido no túnel de vento do MIRA, permitindo a realização de testes aerodinâmicos rigorosos. Parte do desafio era manter a forma excecional e, ao mesmo tempo, melhorar a resistência e a força descendente, o que foi conseguido.

A execução do exterior do N1A é algo a contemplar, uma vez que pretende emular a simplicidade do lendário M1A, ao mesmo tempo que abre caminho para que outras marcas britânicas de automóveis desportivos o sigam no futuro.

Interior
No interior, o cockpit reflecte a abordagem despojada de um automóvel de competição, destacando-se o painel de instrumentos com mostradores que remetem para a era dourada do automobilismo. A execução, no entanto, é pura sofisticação, com couros e tecidos de primeira qualidade e componentes de alumínio maquinados a partir de um tarugo sólido. Com um manípulo da caixa de velocidades inspirado em Ayrton Senna, a posição de assento totalmente reclinada do N1A é semelhante à do MP4/4, dando aos condutores a oportunidade de experimentar exatamente o que Senna e Prost viram.

O controlo de tração é de série, com direção assistida e ABS comutável como opções; é fácil perceber que o N1A é para os puristas dos desportos motorizados que apreciam o prazer de conduzir, longe dos ecrãs tácteis gritantes que são demasiado comuns nos automóveis actuais.

Grupo motopropulsor
O “coração pulsante” do N1A topo de gama é um V8 de 7,0 litros totalmente em liga leve, que foi desenvolvido pela Nichols Cars. Tendo começado por ser um bloco LS3 da General Motors, foi furado para acomodar novas camisas de aço, tendo sido também adicionados pistões e bielas personalizados. O impressionante motor será complementado com corpos de acelerador drive-by-wire e assentará sobre um sistema de cárter seco, desenvolvido em conjunto com os principais especialistas em motores sediados no Reino Unido. O resultado destas extensas actualizações do motor é uma potência total de 650 bhp, o que significa que o N1A nesta especificação tem quase 700 bhp por tonelada.

Cada motor do N1A será montado à mão por especialistas da Langford Performance Engineering (LPE), no mesmo espaço que os lendários motores V8 e V10 da Fórmula 1, que estão atualmente a ser restaurados e preparados para as corridas. Dirigido por Richard Langford, um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do célebre motor Cosworth DFV (um motor visto na traseira de muitos carros de Fórmula 1 nos anos 70), cada V8 da Nichols Cars será supervisionado sob a sua orientação especializada.

Juntamente com uma escolha de transmissões fornecidas pela Dana Graziano (anteriormente conhecida como Graziano Transmissioni), o N1A é um carro de competição competente para a estrada, capaz de uma aceleração brutal e vem com uma caixa manual de seis velocidades de série.

Chassis
Décadas de experiência e know-how são evidentemente visíveis no que diz respeito ao chassis do N1A. Com a direção assistida oferecida como opcional, a direção de cremalheira e pinhão do N1A, juntamente com os travões dianteiros e traseiros multipistão derivados dos desportos motorizados, visa ligar o condutor o mais possível à estrada, construindo uma experiência de condução visceral.

A postura agressiva do N1A é o resultado de uma carroçaria mais larga e de uma distância entre eixos mais longa do que o McLaren M1A original e da aplicação de influências de design modernas. Para além disso, o N1A será equipado com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 de baixo perfil, 19 polegadas à frente e 20 polegadas atrás, tirando o máximo partido das inovações modernas disponíveis.

As suspensões dianteira e traseira independentes, fabricadas à mão, do N1A são equipadas de série com braços duplos e barras estabilizadoras, absorvendo todas as superfícies que o N1A irá conquistar.

O chassis do N1A é tão impressionante como o seu exterior. Composto por fibra de carbono de última geração e alumínio leve mas resistente, os materiais de ponta utilizados na criação do N1A são inigualáveis.

O fundador da Nichols Cars, Steve Nichols, afirmou: “Tendo experimentado carros de competição fantásticos ao longo das décadas, nunca consegui implementar essas qualidades peculiares num automóvel de estrada, até agora. Tendo em conta todas as pessoas que trabalharam no N1A, estou incrivelmente orgulhoso por o automóvel fazer parte do próximo capítulo da história dos automóveis desportivos e ser o próximo passo para nós e para a Nichols Cars. O processo desde o lápis até ao modelo de produção tem sido extremamente gratificante; isto deve ser um lembrete para toda a indústria automóvel de que combinar o passado, o presente e olhar para o futuro é o caminho a seguir para toda esta comunidade,

A série de lançamento de veículos será composta por versões topo de gama com motores de 7,0 litros, limitada a 15 carros, cada um comemorando uma vitória do MP4/4. A produção total dos modelos N1A não excederá mais de 100 veículos, o que reforça a sua exclusividade.

Para os condutores que pretendam obter mais informações sobre a Nichols Cars e o N1A, visitem www.nichols-cars.com.

Sérgio Gonçalves

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