Menu Fechar

ASTON MARTIN VALHALLA ESTREIA-SE ANTES DO GRANDE PRÉMIO DO MÓNACO

fim de semana do Grande Prémio de ontem. Conduzido pelo piloto da equipa de Fórmula 1® da Aston Martin Aramco e bicampeão mundial de Fórmula 1, Fernando Alonso, o Valhalla entrou no icónico circuito de rua do Mónaco antes dos treinos de F1®, tendo recentemente concluído os testes finais de validação em estrada e em pista.

O Valhalla já captou a atenção do mundo com a sua fusão de tecnologias orientadas para o desempenho da Fórmula 1®. A estreita colaboração com a Aston Martin Performance Technologies (AMPT) – o braço de consultoria da Aston Martin Aramco Formula 1® Team – em dinâmica, aerodinâmica e materiais trouxe uma dimensão extra ao design e desenvolvimento do Valhalla. Tendo apenas aparecido em público em exposição estática até agora, esta foi a primeira apresentação pública dinâmica do supercarro, destacando a sua unidade de tração híbrida de ponta, manuseamento superior e dinâmica de condução sem paralelo – para não mencionar o seu design cintilante.

Um momento monumental na rica história de 112 anos da Aston Martin, o Valhalla é visto a entrar no infame circuito de rua de Monte Carlo, num carro de corrida AMR25 inspirado em Podium Green com uma pintura Lime Green, com o principal piloto de desenvolvimento do supercarro, Fernando Alonso, ao volante, levando o carro aos seus limites na Praça do Casino e no túnel.

Com uma combinação de 1079 CV e 1100 Nm através da unidade de tração híbrida, o Valhalla é um automóvel de muitas “estreias”: É o primeiro supercarro de produção em série com motor central da Aston Martin, o primeiro híbrido plug-in e o primeiro veículo de produção com capacidade de autonomia eléctrica dedicada. O primeiro modelo da marca a utilizar o motor V8 de 4,0 litros twin-turbo de manivela plana – o motor V8 com melhor desempenho alguma vez instalado num Aston Martin – e o primeiro a utilizar a novíssima transmissão de dupla embraiagem (DCT) de 8 velocidades da marca, que incorpora um e-Motor e um diferencial traseiro eletrónico (E-diff). É também a primeira aplicação dos novíssimos motores duplos no eixo dianteiro, que facilitam a vectorização do binário e contribuem para o sistema de tração integral.

Limitado a 999 unidades, a entrega do derradeiro supercarro da Aston Martin, o Valhalla, está prevista para o segundo semestre de 2025.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.