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BMW E TOYOTA ANUNCIAM COLABORAÇÃO PIONEIRA NA MOBILIDADE A HIDROGÉNIO

O BMW Group e Toyota Motor Corporation reforçam colaboração na promoção de soluções para o futuro da mobilidade, com aposta no hidrogénio

A BMW planeia lançar em 2028, o seu primeiro veículo elétrico a célula de combustível (FCEV) de produção em série, reforçando a mobilidade elétrica livre de emissões.

O BMW Group e a Toyota Motor Corporation estão colaborar com o intuito de trazer para as estradas uma nova geração de tecnologia de célula de combustível. O principal fabricante global premium e o maior fabricante de automóveis do mundo partilham a ambição de impulsionar a economia do hidrogénio e elevar a tecnologia sem emissões a um novo patamar.

A liderança do BMW Group no desenvolvimento de tecnologias de propulsão elétrica é novamente demonstrada pelos seus esforços no avanço da tecnologia de célula de combustível de hidrogénio, com o intuito de disponibilizar uma gama diversificada de soluções de mobilidade para o futuro.

“Este é um marco na história automóvel: o primeiro veículo de produção em série com célula de combustível a ser oferecido por um fabricante premium global. Movido a hidrogénio e impulsionado pelo espírito da nossa cooperação, este veículo sublinhará como o progresso tecnológico está a moldar a mobilidade do futuro”, afirma Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, acrescentando que esta inovação  “anunciará uma era de procura significativa por veículos elétricos a célula de combustível.”

“Estamos satisfeitos pelo facto de a colaboração entre a BMW e a Toyota ter entrado numa nova fase” de Koji Sato, Presidente e Membro do Conselho de Administração da Toyota Motor Corporation

A BMW lançará o primeiro modelo de produção movido a hidrogénio em 2028. Após testar com sucesso a frota piloto do BMW iX5 Hydrogen mundialmente, o BMW Group está agora a preparar-se para a produção em série de veículos com sistemas de propulsão a hidrogénio, com base na tecnologia de propulsão de próxima geração que será desenvolvida em conjunto com a Toyota. Estes modelos de produção em série serão integrados na atual gama de veículos da BMW, oferecendo uma variante adicional de sistema de propulsão elétrico  alimentado por  uma célula de combustível de hidrogénio.

A parceria entre o BMW Group e a Toyota Motor Corporation remonta a mais de uma década de colaboração bem-sucedida. Esta parceria é agora reforçada com o intuito de acelerar a inovação nos sistemas de propulsão a célula de combustível de próxima geração e liderar esta nova tecnologia.

Visão partilhada de avanço da economia do hidrogénio

O caminho para concretizar o potencial completo da mobilidade a hidrogénio inclui a sua utilização em veículos ligeiros de passageiros e a criação de uma infraestrutura de reabastecimento para todas as aplicações de mobilidade. Reconhecendo a natureza complementar destas tecnologias, o BMW Group e a Toyota Motor Corporation apoiam a expansão tanto da infraestrutura de reabastecimento de hidrogénio quanto a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos a bateria.

Ambas as empresas incentivam o fornecimento sustentável de hidrogénio, criando procura e colaborando estreitamente com empresas que estão a construir instalações de produção, distribuição e reabastecimento de hidrogénio de baixo carbono.

Além disso, o BMW Group e a Toyota Motor Corporation defendem a criação de um quadro favorável por parte de governos e investidores para facilitar a mobilidade a hidrogénio e assegurar a sua viabilidade económica. Ao promover a infraestrutura correspondente, visam estabelecer o mercado de FCEV como um pilar adicional ao de outras tecnologias de propulsão.

Benefícios da tecnologia a hidrogénio

O hidrogénio é reconhecido como um promissor vetor energético para a descarbonização global. Atua como um meio eficaz de armazenamento para fontes de energia renováveis, ajudando a equilibrar a oferta e a procura, e permitindo uma integração mais estável e fiável das energias renováveis na rede elétrica. O hidrogénio é a peça que falta para completar o puzzle da mobilidade elétrica.

Sérgio Gonçalves

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