
A Broad Arrow Auctions, uma empresa da Hagerty (NYSE: HGTY), apresentará uma série de modelos de desportos motorizados historicamente significativos no seu leilão inaugural do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, a 24 e 25 de maio de 2025.
A Broad Arrow Auctions estabeleceu uma parceria com a BMW AG para se tornar o parceiro oficial de leilões do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, oferecendo até 70 automóveis de coleção da mais elevada qualidade para venda nas margens do Lago Como. Os automóveis excepcionais em oferta abrangem as categorias mais desejadas do mercado de automóveis de coleção, desde os clássicos construídos em carruagens aos mais recentes clássicos modernos e supercarros, juntamente com lendas do desporto automóvel de quase todas as épocas e tipos.
“O nosso leilão do Concorso d’Eleganza Villa d’Este irá oferecer alguns dos melhores automóveis do mundo”, afirma Joe Twyman, VP de vendas da região EMEA da Broad Arrow. “Tenho o prazer de anunciar hoje quatro deles, todos com uma história especial no desporto automóvel.”

Citroën ZX Rallye Raid de 1990 (Estimativa: 475.000 € – 525.000 €)
Este Citroën ZX Rallye Raid de 1990 participou em três Rallys Paris-Dakar consecutivos com a equipa de fábrica da Citroën. Em 1991, foi conduzido até ao sexto lugar no Rali Paris-Tripoli-Dakar por Alain Ambrosino e, nos dois anos seguintes, terminou em sétimo lugar no Rali Paris-Dakar-Cidade do Cabo e no Rali Paris-Tangiers-Dakar. Estes resultados significaram que o Chassis C05 desempenhou um papel crucial na vitória da Citroën Sport na Taça do Mundo FIA de Ralis Todo-o-Terreno.
Quando o ZX C05 terminou a campanha, entrou para a coleção Citroën Heritage até 2011, altura em que foi adquirido por um proprietário privado. Esta peça notável da história dos ralis internacionais foi então submetida a um restauro completo de dois anos, de acordo com as especificações do Rali dos Faraós de 1990, quando foi conduzido pela lenda dos ralis, Ari Vatanen.

A década de 1990 é frequentemente considerada como a era mais importante dos ralis de todo-o-terreno e a proveniência do chassis C05 faz desta uma oportunidade rara de adquirir uma peça genuína da história do Rali Paris-Dakar. Convidado regularmente para eventos de prestígio, como o Goodwood Festival of Speed e o Salon Privé Concours d’Elegance, este automóvel continua a ser muito procurado.
O Chassis C05 é acompanhado por um extenso dossier histórico, incluindo informações autênticas sobre os concorrentes. A documentação relativa ao seu restauro completo e subsequentes trabalhos de manutenção está incluída e a venda inclui também dois fatos de corrida Citroën Sport da época de 1991 do automóvel.

1936 Fiat 570 Bertone Barchetta Special (Estimativa: 325.000 € – 375.000 €)
Este Fiat 570 Bertone Barchetta Special de 1936 é o primeiro automóvel criado por Nuccio Bertone depois de ter herdado o carrozziere da família do seu pai. Comprado com o seu próprio dinheiro, Bertone transformou um Fiat 500 A Topolino nesta bela barchetta, tornando-o efetivamente o carro que lançaria a sua notável carreira.
O design apresenta uma série de caraterísticas distintivas de Bertone, que correu sob a bandeira da Squadra Corse Stanguellini em 1947. Tal como o carro significa o início do legado de design de Nuccio Bertone, também representa o início da sua carreira nas corridas, terminando em 12º lugar na sua estreia. O carro continuou a correr com sucesso até 1950, incluindo quatro participações consecutivas na famosa Mille Miglia, onde ficou em 2º lugar na classe Sport 750 em 1948.
Décadas mais tarde, em 1996, Bertone reencontrou o carro e iniciou um restauro completo. Infelizmente, faleceu antes de o restauro estar concluído, mas este Fiat 570 historicamente significativo permaneceu na coleção da família Bertone até encontrar um novo proprietário em 2021. Apareceu em vários eventos concours de renome mundial, incluindo Villa d’Este e regressa a este prestigiado evento completo com extensa documentação e um lugar na história automóvel que é difícil de igualar.

Fiat Abarth OT 1300 de 1966 (Estimativa: 400.000 € – 450.000 €)
O Fiat Abarth OT 1300 de 1966 é o epítome de uma entrada na Targa Florio – um carro de corrida legalizado para estrada que enfrentou rivais mais poderosos na lendária corrida. É um verdadeiro GT de corrida, cheio de carácter e capacidade com o seu peso leve, motor traseiro, 147 CV e estilo inconfundivelmente italiano. Este estilo inclui a distinta conduta de ar “periscópio” montada no tejadilho para arrefecer o condutor, uma caraterística que valeu ao carro a alcunha de “Periscopio”.
Registado em 1966, o chassis 0047 não só competiu, como foi classificado como finalista em três eventos da Targa Florio, incluindo a vitória na sua classe logo na primeira saída. Este carro tem um pedigree impressionante nos desportos motorizados, especialmente porque foi propriedade, nos anos 70, de Vincenzo Osella, que assumiu a divisão de corridas da Abarth nos anos 70 e era o proprietário da equipa de Fórmula 1 Osella.
Este Abarth OT 1300 continuou a competir até ser vendido no final dos anos 80 e colocado em armazém em Itália. Permaneceu aí durante os 40 anos seguintes e o seu estado de “barnfind” significa que terá de ser novamente colocado em funcionamento. Representa uma excelente oportunidade para restaurar um automóvel que teve um enorme impacto durante os anos dourados da Targa Florio.

1965 Elva BMW Mk 8 (Estimativa: 175.000 € – 225.000 € | Oferta sem reserva)
Frank Nichols colaborou com algumas das maiores empresas automóveis para produzir carros de estrada e de corrida. No entanto, foi o seu foco nas corridas que criou alguns dos seus melhores trabalhos sob a forma da série Elva Mark. Este Elva BMW Mk 8 de 1965 foi o primeiro da Nichols a utilizar um motor BMW de 2,0 litros acoplado a uma caixa de velocidades Hewland HD5. O chassis número 80/09 estreou-se no Road America 500, terminando num impressionante 10º lugar à geral, um feito que repetiu no ano seguinte. Mais tarde, o carro fez parte da coleção de renome mundial do Dr. Julio Palma, antes de ser trazido de volta para o Reino Unido pelo experiente piloto histórico Roger Wills, que o conduziu no Goodwood Revival e no Members Meeting, bem como em várias corridas pela Europa. Antes de ser leiloado em Villa d’Este, este Elva BMW Mk 8 irá competir novamente no Goodwood Members Meeting de 2025 e será elegível para a Taça Madgwick no Goodwood Revival anual.
“Todos os carros de corrida têm uma história para contar, mas estes carros não são apenas carros de corrida, são artefactos soberbos da história dos desportos motorizados, profundamente ligados a algumas das maiores corridas do mundo”, acrescenta Twyman. “Estamos imensamente orgulhosos por podermos oferecer o carro que iniciou a carreira do lendário designer Nuccio Bertone, bem como um exemplar do Citroën ZX Rallye Raid que teve tanto sucesso no Paris-Dakar. Juntamente com o Elva BMW e o Fiat Abarth OT 1300, estes são automóveis que se destacaram nos desportos motorizados em todo o mundo e que darão um grande prestígio a qualquer coleção.”
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