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DA TRAÇÃO ANIMAL À ELETRIFICAÇÃO: 125 ANOS DE TECNOLOGIA GOODYEAR

Cronologia da tecnologia Goodyear  

1898: A Goodyear Tire & Rubber Company começou a produzir pneus para carruagens puxadas por cavalos, e para bicicletas, a 21 de novembro de 1898, apenas umas semanas após a constituição da empresa, a 29 de agosto. Um ano mais tarde, a Goodyear fabricou, pela primeira vez, pneus para automóveis, dando início a 125 anos de desenvolvimento tecnológico, que transformou a forma como o mundo se move. 

1903: Goodyear patenteia o primeiro pneu sem câmara, embora este não tenha sido explorado comercialmente até meados do século.

1906: Goodyear desenvolve o Pneu de Desmontagem Rápida, um design revolucionário, que facilitava a remoção dos pneus da roda, ao mesmo tempo que evitava cortes em torno da área do aro da jante. À medida que os automóveis começaram a substituir as carruagens puxadas por cavalos, tal representou um decisivo passo em frente em termos de segurança e comodidade.

1908: Goodyear lança o primeiro desenho de banda de rolamento para todas as estações. Este padrão do tipo diamantado foi utilizado, com pequenas modificações, durante quase 40 anos. 

1927: Goodyear lança o Airwheel, um pneu de baixa pressão, desenvolvido para aviões, mas mais tarde adaptado para utilização em automóveis de passageiros. Estes “pneus balão”, combinados com uma janta de pequeno diâmetro, proporcionavam aos aviões uma aterragem bastante mais suave, e introduziram o conforto de marcha na indústria do transporte rodoviário.

1934: Goodyear lança pneus com pregos para lama e neve. Os pneus com pregos tornaram-se na solução por omissão para a condução em condições de inverno extremo, particularmente sobre gelo, durante décadas, até que a empresa desenvolveu o F32 All Winter Radial, na década de 1970, e, posteriormente, no final do século XX, a gama UltraGrip Ice, para os mercados nórdicos e do Ártico.   

1937: Goodyear produz o primeiro pneu de borracha sintética nos EUA. Para reduzir o impacto sobre os recursos naturais, e melhorar a performance dos pneus, a empresa esteve na linha da frente da produção de borracha sintética. 

1938: Goodyear apresenta o LifeGuard, um pneu de segurança com “roda sobressalente integrada”. Efetivamente, o percursor dos pneus run-on-flat, este pneu utilizava câmaras de ar separadas junto da banda de rolamento e da jante, para garantir que, em caso de furo ou rebentamento, o pneu não esvaziava por completo. Estes pneus de segurança, também conhecidos como Double Eagle, faziam parte do equipamento standard da NASCAR naquela época. 

1947: O Goodyear Super Cushion de Goodyear estabelece novos padrões em termos de conforto de condução. O pneu combinava o princípio de amortecimento de um pneu balão, como o Airwheel, com a capacidade para funcionar a pressões muitos mais baixas. Tal permitia ao pneu funcionar a temperaturas mais baixas, durando mais. Em seis meses, a Goodyear havia fornecido 3,5 milhões de pneus Super Cushion. 

1955: Quase meio século após a concessão da patente, os pneus sem câmara da Goodyear tornaram-se em algo comum. O LifeGuard Blowout Shield permitia aos condutores prosseguir viagem até 160 km depois de um furo.  

1958: É apresentado o pneu para camião Goodyear Unisteel, com encordoamento de aço radial e uma cinta de três camadas. A gama Unisteel ficou famosa pela sua durabilidade e quilometragem durante décadas.

1962: Goodyear lança os pneus para reboque Super Single, para camiões articulados. Um único pneu largo, para substituir a configuração de duplo pneumático, reduziu o peso dos camiões, permitindo uma maior capacidade de carga.  

1973: O Goodyear Custom Steelguard destaca-se no mercado americano de equipamento de origem, sendo o único pneu radial com cinta de aço aprovado por todos os quatro fabricantes de automóveis norte-americanos. 

1984: Goodyear introduz o pneu para todas as estações no mercado europeu, com a primeira iteração da família Goodyear Vector. Desde então, a Goodyear tem perseguido, sem descanso, o desenvolvimento de um pneu que tenha a mesma performance durante todo o ano, seja com sol, chuva ou neve. Este enfoque pagou dividendos: os pneus Goodyear Vector venceram mais testes de pneus para todas as estações do que qualquer outra marca. 

Goodyear Vector 4 Seasons Gen2 Beauty Shots

1992: Levar o F1 para a estrada. O emblemático superdesportivo McLaren F1 montava pneus Goodyear Eagle F1 especificamente desenvolvidos para gerir os 620 cv de potência de seu motor V12 de 6,1 litros. O comunicado de imprensa original da McLaren sublinhava a importância do contributo da Goodyear: “Logo desde o desenho inicial do McLaren F1, o pneu foi considerado um elemento intrínseco da suspensão, dentro dos complexos cálculos de comportamento e conforto do programa. Peso, segurança, ruído e desempenho dinâmico foram todos fatores vitais”. 

1994: Goodyear Eagle F1 estabelece o padrão para a performance. A gama foi alargada para cobrir outras montagens em automóveis superdesportivos e desportivos, com o distintivo Eagle F1 GS-D2 (Grand Sport – Directional), e, mais tarde, com o GS-D3. Os seus apelativos padrões direcionais tornaram-se, firmemente, nos preferidos dos condutores e dos preparadores de automóveis de altas prestações, combinando uma grande eficácia de comportamento em piso seco, com uma impressionante aderência sobre piso molhado.  

2001: Pneu Goodyear GT3, o primeiro pneu do mundo fabricado com um composto derivado do milho, é apresentado no Salão Automóvel de Genebra. 

2005: Lançamento do Goodyear DuraSeal, oferecendo reparação instantânea de furos em movimento para pneus de camião.

2006: Tecnologia Fuel Max de Goodyear introduzida em pneus de camião, poupando combustível através de uma construção e de um composto avançados, que reduzem a resistência ao rolamento nas operações de camiões de longo curso.

2007: Realizada a mais drástica alteração de design na gama Goodyear Eagle F1, passando do característico padrão direcional para uma construção assimétrica totalmente nova, para melhorar o comportamento em curva e o feeling da direção, a medida que os automóveis de alta performance começavam a ganhar peso, binário e potência.

2018: Goodyear revela o EfficientGrip Performance, o seu primeiro pneu com tecnologia Electric Drive, para atender à crescente popularidade dos veículos elétricos.

2021: Lançamento do Goodyear SightLine. Esta plataforma global de inteligência de pneus foi concebida para identificar e abordar possíveis problemas relacionados com os pneus, e transmitir informação que só os pneus podem sentir.

2022: Goodyear lança o NexTrek, uma solução de pneu não pneumático (“sin aire”), que começa a ser testado no terreno em veículos autónomos. A Goodyear acredita que os pneus sem ar podem oferecer alternativas sustentáveis, sem manutenção, e mais duradouras, do que os pneus convencionais.

2023: Goodyear revela o pneu de demonstração com 90% de materiais sustentáveis, que inclui 17 ingredientes destacados em 12 componentes diferentes. A empresa continua a progredir rumo ao seu objetivo de apresentar, em 2030, o primeiro pneu da indústria com 100 % de materiais sustentáveis.   

Sérgio Gonçalves

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