
Hoje, a Dacia revela o Hipster Concept, que oferece uma mobilidade 100% elétrica adaptada às necessidades do dia a dia, com o objetivo de reduzir para metade a pegada de carbono dos veículos elétricos.
Desde o início do século XXI, a indústria automóvel evoluiu, sobretudo sob o impacto das regulamentações e da eletrificação, no sentido de produzir automóveis cada vez maiores, mais pesados, mais sofisticados e, consequentemente, mais caros.
Num mundo que exige “cada vez mais”, a Dacia tem perseguido, com determinação e sucesso, o seu objetivo de permitir que o maior número possível de pessoas tenha acesso à mobilidade essencial — há já duas décadas.
Mas o que será realmente essencial amanhã? Como tornar o mercado da mobilidade elétrica acessível ao maior número possível de pessoas? E se partíssemos de uma folha em branco? Esse é o desafio que a Dacia decidiu enfrentar: reinventar o carro do povo.

Romain Gauvin, Diretor de Design Avançado e Design Exterior da Dacia, explica:
“Este é o projeto mais Dacia que alguma vez desenvolvi. Tem o mesmo impacto social que o Logan teve há 20 anos, e implica inventar algo que ainda não existe.”
Dacia Hipster Concept: o carro popular do futuro
Para conceber o Dacia Hipster Concept, as equipas estudaram as reais necessidades dos condutores e passageiros, bem como a forma como utilizam os seus automóveis no quotidiano. Em suma, concentraram-se no essencial.
Os designers tinham de garantir que o Dacia Hipster Concept seria um verdadeiro companheiro do dia a dia — ágil, prático e económico.
Stéphanie Chiron, Gestora de Produto Avançado da Dacia, afirma:
“O Dacia Hipster Concept tem tudo o que se pode desejar num veículo do dia a dia. Mede apenas 3 metros de comprimento, 1,53 metros de altura e 1,55 metros de largura, oferecendo quatro verdadeiros lugares e uma bagageira ajustável de 70 a 500 litros.”

O Hipster Concept combina uma capacidade genuína com um formato ultracompacto — uma proposta única que atualmente não existe no mercado.
O modelo leva ainda mais longe a filosofia da Dacia de redução de peso: é 20% mais leve que o Spring. Este resultado é fruto da abordagem “Eco-Smart” da marca — menos peso significa menos matérias-primas e menos energia utilizada na produção. E, claro, menos massa a movimentar implica também menor consumo de energia.
A ambição do conceito é reduzir para metade a pegada de carbono ao longo de todo o ciclo de vida do veículo, em comparação com os melhores automóveis elétricos atualmente disponíveis.
O Dacia Hipster Concept sente-se em casa tanto na cidade como nas estradas rurais ou suburbanas. Foi concebido para o quotidiano, oferecendo autonomia suficiente para as deslocações diárias, com necessidade de carregamento apenas duas vezes por semana. Aqui também, o Hipster Concept responde às verdadeiras necessidades dos clientes — por exemplo, em França, 94% dos automobilistas percorrem menos de 40 km por dia.
Com o Spring, o primeiro carro elétrico da marca, a Dacia foi pioneira em tornar a mobilidade elétrica acessível. Com o Hipster Concept, pretende ir ainda mais longe, alcançando um público mais vasto que atualmente não encontra nada compatível com o seu orçamento. O preço médio dos veículos novos na Europa aumentou 77% entre 2010 e 2024, muito acima do crescimento do poder de compra das famílias.

Um design exterior simples e evidente
Na história da indústria automóvel, os carros mais populares e bem-sucedidos sempre se distinguiram por um design inovador.
Romain Gauvin acrescenta:
“A nossa ambição ao reinventar o verdadeiro carro do povo foi dar-lhe um design marcante e distintivo. Um carro que se possa desenhar com três traços de lápis.”
O Dacia Hipster Concept destaca-se pela simplicidade e robustez. É um bloco firmemente assente sobre quatro rodas colocadas nos cantos, sem balanços nem à frente nem atrás.
Essa simplicidade reflete-se na dianteira, totalmente horizontal, com faróis finos que conferem ao Hipster Concept uma expressão simultaneamente séria e simpática.

A funcionalidade é prioridade na traseira: o portão abrange toda a largura do veículo e abre-se em duas partes, oferecendo acesso ultraprático à bagageira.
Fiel à sua filosofia de design económico, o modelo apresenta um inovador sistema de luzes traseiras — colocadas por trás do vidro do portão, dispensando um painel próprio.
Mantendo esta abordagem, o Hipster Concept tem uma única cor de carroçaria e apenas três peças pintadas — a frente e as entradas laterais das portas.
A robustez do design é reforçada pelas proteções laterais em Starkle®, um material parcialmente derivado de plástico reciclado criado pelos engenheiros da Dacia, e pelos protetores dianteiros e traseiros tingidos na massa, de acordo com a filosofia “Robust and Outdoor”.
O Dacia Hipster Concept não é como os outros carros — vai direto ao essencial, algo que se percebe à primeira vista. O puxador da porta foi substituído por uma correia, mais leve, mais barata e igualmente prática.

Maior por dentro do que por fora
O interior do Dacia Hipster Concept foi otimizado para oferecer um espaço excecional, tendo em conta as dimensões compactas do exterior.
Segue de perto as formas cúbicas da carroçaria, com vidros e para-brisas muito verticais, para maximizar o espaço disponível. A zona dianteira envidraçada do tejadilho traz luz natural e reforça a sensação de amplitude. Para reduzir custos e peso, os vidros laterais são deslizantes.
Quatro adultos podem viajar confortavelmente. A posição de condução é idêntica à do Dacia Sandero, garantindo conforto e boa visibilidade. O acesso aos bancos traseiros é facilitado pela ampla abertura das portas e pelo rebatimento do banco do passageiro dianteiro.
A Dacia dedicou especial atenção ao design dos bancos, combinando conforto e simplicidade com redução de peso e custos. O desenho foi simplificado, com uma estrutura visível e um tecido técnico em malha acolhedora. Os bancos dianteiros formam um banco corrido, uma solução simples e acolhedora que evoca os carros populares do passado. Os apoios de cabeça vazados ajudam também a reduzir o peso.
Concebido para a vida real, o Dacia Hipster Concept adapta-se a todas as situações do quotidiano: com o rebatimento do banco traseiro, a bagageira pode variar de 70 litros (com quatro passageiros) a 500 litros (com dois).

Para maior conforto e segurança, o painel de bordo integra dois airbags — um para o condutor e outro para o passageiro.
O interior do Hipster Concept é “YouClip® nativo” — equipado apenas com o essencial, mas totalmente personalizável através da gama de acessórios YouClip® desenvolvidos pela Dacia. Existem 11 pontos de fixação YouClip® distribuídos pelo tablier, painéis das portas e bagageira, prontos para receber acessórios como suportes de copos, apoios de braços ou luzes de teto.
A conectividade e a tecnologia digital são agora elementos essenciais e, fiel à filosofia BYOD (“Bring Your Own Device”) da Dacia, o Hipster Concept inclui uma base para smartphone, permitindo uma ligação perfeita entre o telemóvel e o veículo.
- Hyundai IONIQ 6 N: o elétrico desportivo de 650 cv chega em 2026 - 7 de Novembro de 2025
- Renault revela novo Twingo E-Tech Electric: o ícone urbano renasce em versão 100% elétrica - 7 de Novembro de 2025
- A Renault e a Artcurial Motorcars anunciam a venda excecional de 100 veículos históricos da coleção Renault - 6 de Novembro de 2025