
DS N°8, O NOVO PORTA-ESTANDARTE DA MARCA
O mais sereno dos automóveis elétricos é uma criação da DS Automobiles. Após os lançamentos dos modelos DS 3, DS 4, DS 7 e DS 9, o DS N°8 marca o início de uma nova era. O DS Nº8 é primeira criação da Marca exclusivamente 100% elétrico.
Através deste modelo, a DS Automobiles desvenda uma nova filosofia de denominações. A introdução da nomenclatura “N°” representa o modo de escrita da palavra “Número”, encarnando elegância e intemporalidade. Por outro lado, o caractere “º” aposto na traseira do automóvel foi concebido como uma ponta de diamante, num elemento identificador da DS Automobiles. Esta abordagem associa as nomenclaturas da atual gama com a dos futuros modelos da Marca, mantendo a numeração, mas adotando uma lógica mais arrojada com “N°”. As futuras criações da DS Automobiles seguirão esta nova lógica de nomenclatura.
No que se refere ao DS N°8, o “8” é um número inédito na DS Automobiles. A sua forma aproximada ao símbolo do infinito é associada ao equilíbrio e à serenidade. De modo a reforçar a identidade da Marca, a traseira do modelo contará com a inscrição “DS AUTOMOBILES” acompanhada com o “N°8”.
DS N°8, UM MODELO “AERO-EFICIENTE”
Inspirado no concept DS AERO SPORT LOUNGE, o DS N°8 exprime uma visão progressista das grandes carroçarias francesas. O DS N°8 é um modelo direcionado à busca da eficiência aerodinâmica. Esta busca pela eficiência inspirou, claramente, o seu design, com as suas linhas alongadas e afiladas. O DS N°8 insere-se, plenamente, no conceito avant-garde do DS original, apresentado em 1955, do SM lançado em 1970 e do espírito pioneiro subjacente à Marca desde a sua criação em 2014.
Impregnado de requinte e de tecnologia, o design do DS N°8 é uma projeção para um futuro e um manifesto da Arte de Viajar ao estilo francês. A silhueta do DS N°8 convida a que se percorram longas distâncias graças a uma aerodinâmica recorde. O seu Cx de apenas 0,24, para um SCx de 0,63 dm², integra-se entre os melhores valores da sua categoria. Uma aerodinâmica que o DS N°8 exprime na perfeição através da fluidez das suas linhas, demostrando o fluxo de ar em torno do volume do automóvel. Cada peça que compõe a sua carroçaria foi estudada num túnel de vento. Todo o trabalho de aerodinâmica representa um ganho de 15 dm² de SCx, representando um extra em autonomia de 60 km (WLTP) e 75 km em autoestrada. Esta proeza tecnológica foi conseguida sem comprometer o atrativo design exterior.
As dimensões exteriores conferem ao DS N°8 prestações e um equilíbrio perfeito: 4,82 m de comprimento para uma largura máxima de 1,90 m e uma altura contida de 1,58 m.
O DS N°8 conta com uma assinatura luminosa espetacular
Na frente, o DS N°8 adota uma avançada e cativante assinatura luminosa.
A grelha iluminada DS LUMINASCREEN, uma inovação no mundo automóvel, ilumina-se através de faixas verticais e de um logo DS iluminados.
Compostos por três módulos, os faróis são delimitados por 8 LED que recuperam o motivo Clous de Paris, fazendo referência aos acabamentos guilhochados das decorações interiores.
As DS LIGHTBLADE completam esta assinatura. A sua colocação em forma de « V », algo que surgiu, pela primeira vez, no laboratório tecnológico DS E-TENSE PERFORMANCE, posicionam visualmente o automóvel na estrada e sublinham a sua largura, reforçando o seu estatuto. Finas e alongadas, as DS LIGHTBLADE têm um tratamento vertical, em coerência com o conjunto dos modelos da gama DS Automobiles. Integradas nos extremos laterais do para-choques, contribuem, também elas, para a eficiência aerodinâmica do DS N°8, limitando o descolamento do fluxo de ar até às rodas da frente, representando um ganho de 2 dm² de SCx, ou seja, 8 km (WLTP) ou 10 km em autoestrada.
O DS N°8 é o primeiro modelo da gama DS a adaptar uma assinatura luminosa vertical na traseira. Com inspiração direta do DS AERO SPORT LOUNGE, faz referência à emblemática assinatura vertical da frente, permitindo um reconhecimento instantâneo do DS N°8 a mais de 100 metros. O formato triédrico das DS LIGHTBLADE traseiras otimiza a separação do fluxo de ar, permitindo um ganho de 1 dm² de SCx, ou seja, 4 km (WLTP) ou 5 km em autoestrada. Por fim, os motivos escamados sublinham o interior das luzes traseiras horizontais e afiladas. Têm um formato tridimensional para um destaque ainda maior.

O DS N°8 exibe uma silhueta trabalhada em prol da eficiência aerodinâmica
A silhueta do DS N°8 adota um perfil alargado, estreito e afilado, ilustrado por uma linha de tejadilho que se estende até à porta da bagageira, onde de integra um spoiler. Este último otimiza a aerodinâmica, com um ganho daí resultante de 3 dm², ou seja, 12 km (WLTP) ou 15 km em autoestrada.
A elaborada carroçaria do DS N°8 favorece o escoamento do ar. Assente numa generosa distância entre eixos de 2,90 m e com uma altura ao solo reduzida de 15,5 cm, o DS N°8 otimiza a sua penetração no ar e oferece uma autonomia excecional, de até 750 km (WLTP).
Esta eficiência aerodinâmica completa-se através dos componentes tecnológicos, como sejam as entradas de ar pilotadas ou as lâminas móveis integradas no para-choques da frente. Uma vez fechadas, representam um ganho aerodinâmico de 95%, comparativamente a uma entrada de ar clássica – ou seja, de 4,5 dm² ou +18 km (WLTP) / +22 km em autoestrada – e para lá dos 40% em comparação com dispositivos da concorrência. Este desempenho deve-se, principalmente, à sua posição avançada no para-choques, que impede qualquer fluxo de ar sob a tampa do compartimento do motor.
Por seu lado, as grandes rodas (740 mm de diâmetro) permitem uma estatura única ao veículo. As jantes de 21 polegadas, forjadas, foram concebidas para conciliar o baixo peso com resistência. Pesam 6 kg menos do que as de 20 polegadas, num ganho significativo para um peso não suspenso em benefício do conforto. As jantes de 19 polegadas são particularmente eficientes, fruto das inserções aerodinâmicas, e representam um ganho de 1 dm², ou 4 km (WLTP) e 5 km em autoestrada.
O piso inferior do DS N°8, integralmente carenado, contribui para otimizar o SCx de 3,5 dm² , ou seja, +14 km (WLTP) ou +18 km em autoestrada.
A ARTE DE VIAJAR APRESENTA-SE COM UM NOVO VISUAL
O DS N°8 ambiciona proporcionar uma experiência de acolhimento única que se inicia mesmo antes de os seus utilizadores se instalarem a bordo. A função Acesso e Arranque Mãos Livres Proximity aciona os puxadores de portas embutidos e motorizados aquando da sua aproximação ao veículo. Uma vez a bordo, o DS N°8 desvenda um habitáculo requintado, exalando uma sensação de conforto e serenidade. Todos os interiores do DS N°8 possuem materiais nobres, incluindo alumínio escovado com densidade e acabamento notáveis, utilizado em vastas superfícies.
Um painel de bordo que alia savoir-faire e tecnologia
O DS N°8 revela um habitáculo que representa conforto, serenidade e luxo francês. O amplo painel de bordo envolve os ocupantes e ilustra o espírito sem costuras (“Seamless Design”). É simultaneamente decorativo, como uma peça de artesanato, e técnico, com a integração do sistema de som, das saídas de ar e das assinaturas de luz. A pureza do seu design combina um elevado nível de savoir-faire (“High Craft”) e de tecnologias avançadas (“High-Tech”), testemunhando uma alquimia perfeita entre as competências técnicas e a perícia da DS Automobiles na utilização de materiais.
Continuam presentes elementos como o guilhochado Clous de Paris, aplicado no volante e nas saídas de ar, e o ponto pérola no painel de bordo e nos apoios de braços, elementos icónicos da Marca. Juntamente com a bracelete de relógio em pele Nappa, estes elementos fundamentais sublinham a exclusividade dos interiores da DS Automobiles.

Viajar com iluminação
A iluminação é uma das principais caraterísticas da nova geração de interiores da DS. Concebida para estruturar os elementos, ao mesmo tempo que os faz flutuar, ela transmite uma atmosfera de pureza e serenidade. As LIGHTBLADE interiores, assinaturas luminosas verticais que fazem referência às luzes de circulação diurna exteriores, animam as extremidades do painel de bordo e delimitam a localização dos puxadores das portas. Os gráficos retroiluminados na consola buscaram inspiração num céu estrelado.
Um habitáculo onde a serenidade reina em absoluto
Com inspiração no concept DS AERO SPORT LOUNGE, os bancos de conceção envolvente apresentam uma morfologia elegante, com integração direta dos apoios de cabeça. O uso de mousses de alta densidade e a colocação de suportes laterais das costas ajustáveis completam o conforto dos bancos. À frente contam com função massagem, ventilação e aquecimento.
Para além do volante aquecido, o conforto térmico próximo é reforçado pelo DS NECK WARMER, dispositivo que privilegia um aquecimento mais próximo do corpo e que otimiza o consumo de energia. Os dispositivos de aquecimento da nuca estão integrados nas costas dos bancos da frente, sendo iluminados por um logo DS retroiluminado de visual cristalino.
Atrás, os ocupantes beneficiam de um conforto postural minuciosamente estudado, contando com amplo espaço para os joelhos, uma altura ao tejadilho de 84 cm e de costas de bancos inclinadas a 30°, oferecendo uma modularidade 40/20/40. Os assentos e as costas contam com ventilação e aquecimento para um conforto completo.
Por outro lado, o DS N°8 beneficia de uma insonorização de referência permitida por uma aerodinâmica trabalhada, um acabamento acústico completo e por vidros laminados, que sublinham a promessa de uma viagem em primeira classe.
Painel de instrumentos com animação gráfica
Aquando da abertura de portas, o logo “DS” surge ao centro do cluster de instrumentos de 10,25 polegadas. O grafismo ganha vida e acolhe o condutor com reflexos cintilantes subtilmente dourados. Em condução, o conteúdo dinâmico “Digital ART” ilustra o fundo do painel de instrumentos, numa animação gráfica que contribui para a serenidade nas diferentes fases de uma viagem. A uma velocidade moderada, misturam-se os contornos dos motivos com um fundo mais escuro para que o condutor se concentre nas informações essenciais. Ao centro, o odómetro tem inspiração no mundo da relojoaria. A leitura do indicador de carga da bateria e do medidor de potência mantém-se em destaque.

Volante em “X”
O novo volante em “X”, inspirado nos mais recentes concept cars, chega a bordo do DS N°8. O seu design mexe com os códigos instituídos, enquanto a sua arquitetura e ergonomia melhoradas proporcionam ao condutor novas zonas de contacto, que contribuem para o prazer de condução. A sua estrutura recobre-se de diferentes materiais, consoante o nível de equipamento. Este novo volante contribui, também, para a sensação de um conforto térmico, aumentado com a sua função de aquecimento.
Com o DS N°8, a Arte de Viajar ao estilo francês assume uma nova dimensão. O interior beneficia de uma consola central flutuante de dois patamares. A parte superior está dedicada às principais funções de interação. O comando da transmissão “P R N D”, o seletor de modo “Drive Mode”, bem como a regulação do volume do sistema de áudio têm acesso direto, estando perfeitamente ao alcance da mão. Estes elementos foram desenhados como cristais, num espírito de joalharia, enquanto uma subtil animação luminosa evoca a forma de uma galáxia. A zona para colocação do telemóvel, envolvida em Alcantara®, assemelha-se a uma preciosa caixa. Um apoio para as mãos embainhado proporciona uma arrumação adicional discreta, enquanto o apoio para os braços oferece muito espaço adicional. Na parte inferior, uma gaveta de arrumação oculta por uma lâmina deslizante acomoda 2 suportes para copos amovíveis e 2 tomadas USB-C. Os flancos da consola são revestidos e espumados para serem agradáveis ao toque e ao contacto das pernas.
Ecrã central de grandes dimensões cuidadosamente integrado
De dimensões generosas de 16 polegadas e personalizável, o ecrã dá acesso às funções do DS IRIS SYSTEM 2.0, que pode ser controlado por reconhecimento de voz. Está integrado no painel de bordo e funciona como um smartphone, de forma fluida e reativa. O seu design elegante integra-se perfeitamente na decoração do painel de bordo. Os utilizadores apreciarão tanto o desempenho deste elemento tecnológico, como o seu design elegante. O ecrã lateral cromado confere um toque de requinte sem precedentes.
Mais um passo rumo ao respeito ambiental
A DS Automobiles quis ir ainda mais longe na conceção dos interiores do DS Nº8. O interior das versões ÉTOILE reveste-se de um Alcantara® exclusivo, que contém 68% de materiais reciclados. O couro Nappa pleine fleur utilizado nos bancos, com tiras de couro redesenhadas, é agora curtido, recorrendo a um método tradicional de curtimento por folhas de oliveira não tóxico e totalmente biodegradável. Os materiais de reutilização em fim de vida são também utilizados nos têxteis (60%), alcatifas (75%) e tapetes (96%). O abandono dos cromados em prol da pintura, do alumínio e do aço inoxidável com relevo também faz parte desta abordagem.
Um tejadilho panorâmico em vidro com elevado desempenho térmico
O DS N°8 pode contar com um tejadilho panorâmico em vidro serigrafado de grandes dimensões que maximiza a altura interior ao teto, preservando a aerodinâmica e oferecendo aos passageiros um ambiente interior repleto de luz. O seu vidro laminado é composto por várias camadas, incluindo um tratamento de infravermelhos e um revestimento de baixas emissões dedicado ao desempenho térmico (para verão e inverno). Conta ainda com uma camada especial para proteção contra a luz e para limitar os reflexos, sem afetar a transparência. O DS N°8 elimina a necessidade de escurecimento do tejadilho, algo que tem um impacto muito reduzido no desempenho (uma diferença de 1% na transmissão solar total e uma diferença de 2% na transmissão da luz).

Uma bagageira volumosa e funcional
O DS N°8 conta com uma bagageira de volume considerável – até 620 litros sob a prateleira da bagageira – em forma de paralelepípedo, facilitando a sua utilização. O portão da bagageira, com sistema de abertura motorizado e regulável numa grande amplitude (185 cm sob a porta da bagageira), permite aceder à mesma sem que o utilizador tenha de se curvar. A profundidade do espaço, de 1,16 m, permite carregar objetos compridos sem ter de rebater as costas dos bancos traseiros.
Um sistema Hi-Fi FOCAL Electra® 3D integrado
A DS Automobiles e os especialistas franceses de alta-fidelidade topo de gama FOCAL deram continuidade à sua colaboração, tendo desenvolvido uma sonoridade 3D através da integração de 14 altifalantes por todo o habitáculo, um amplificador de 690 W, para uma experiência imersiva, servida por um palco sonoro com altura regulável.
As grelhas dos altifalantes fundiram-se com as decorações dos painéis das portas em alumínio do DS N°8. Para obter a permeabilidade sonora adequada e a precisão necessária dos grafismos no alumínio, a DS Automobiles utilizou uma tecnologia laser nunca antes vista no mundo automóvel. O sistema completa-se por dois altifalantes no tejadilho, que contribuem para a nitidez sonora, envolvente e tridimensional do sistema de alta-fidelidade disponível a bordo.
DS N°8, A SERENIDADE DINÂMICA COM ASSINATURA DS AUTOMOBILES
O DS N°8 é o absoluto sinónimo de serenidade dinâmica, graças à implementação de tecnologias de vanguarda, visando melhorar a experiência de condução. A Arte de Viajar desenha-se através de dispositivos imaginados e desenvolvidos pela DS Automobiles.
O DS N°8 assenta na plataforma STLA Medium do Grupo Stellantis. No presente caso, foi otimizada em comprimento e em largura para acolher as baterias até uma capacidade útil de 97,2 kWh. Permite, igualmente, receber as rodas de grandes dimensões, de 740 mm de diâmetro, do novo porta-estandarte da DS Automobiles. Esta síntese entre capacidade das baterias, distancia entre eixos controlada e jantes de grandes dimensões é inédita no mercado.
O DS N°8 conta com novas suspensões dianteiras e traseiras, um sistema de travagem adaptado à sua tecnologia elétrica e uma configuração do chassis perfeitamente em linha com o ADN da Marca. O DS N°8 encarna, mais do que nunca, a serenidade dinâmica.
Até 350 cv e 750 km de autonomia
O DS N°8 ficará disponível com três motores 100% elétricos – de 230 cv, 245 cv e 350 cv – tendo a versão mais potente a particularidade de contar com dois motores elétricos e quatro rodas motrizes.
Todos os motores beneficiam de um extra de potência que, pontualmente, acrescenta 30 cv suplementares às versões FWD, ou seja 260 cv, ou 35 cv à versão FWD LONG RANGE, significando 280 cv totais, e 25 cv à versão AWD LONG RANGE, para um total de 375 cv de potência.
O trabalho realizado na aerodinâmica do automóvel permite melhorar, sensivelmente, a autonomia, mantendo-se sempre fiel ao ADN estilístico e tecnológico da Marca. O DS N°8 estará disponível com duas composições de baterias. A primeira tem uma capacidade útil de 74 kWh, equipando o DS N°8 FWD (230 cv). A segunda tem uma capacidade útil de 97,2 kWh, equipando as versões FWD LONG RANGE (245 cv) e AWD LONG RANGE (350 cv). O DS N°8 FWD LONG RANGE atinge uma autonomia de 750 km, com um consumo de 12,9 kWh/100 km (ciclo normalizado WLTP), reivindicando, também, uma impressionante autonomia superior a 500 km em autoestrada (a uma velocidade constante de 120 km/h).
O DS N°8 alcança performances de primeiro plano, cumprindo a reprise dos 0 aos 100 km/h em 5,4 s na versão AWD LONG RANGE e em 7,7 / 7,8 s nas versões FWD. A velocidade de ponta está autolimitada a 190 km/h.

Gestão inteligente das quatro rodas motrizes
No que se refere ao DS N°8 AWD LONG RANGE, a gestão do motor elétrico traseiro foi concebida para oferecer a melhor experiência, de acordo com os modos e as situações de condução.
No modo ECO, o DS N°8 evolui unicamente com tração às rodas da frente, exceto se o condutor aplicar um kick-down, situação em que a totalidade da potência é disponibilizada instantaneamente às quatro rodas.
No modo NORMAL, o DS N°8 AWD LONG RANGE utiliza os seus dois motores para a otimização da tração no arranque, sendo que após isso o trem traseiro desativa-se entre os 15 e os 140 km/h se as condições de aderência o permitirem. Em caso de necessidade, o motor traseiro volta a ativar-se de imediato. Esta desativação pontual maximiza a eficiência energética e, por conseguinte, a autonomia.
Nos modos SPORT e AWD, o condutor beneficia das quatro rodas motrizes em permanência, fazendo-se a gestão do binário inerente a cada programa. No modo SPORT, a prioridade é dada à potência, enquanto no modo AWD se otimiza a motricidade. O condutor pode acompanhar todas as informações da condução no cluster de instrumentação digital.
Carregamentos mais simples e paragens mais curtas com o DS N°8
O DS N°8 permite limitar o número e a duração das paragens nos trajetos mais longos. É o único modelo da sua categoria capaz de percorrer os 450 km que ligam Paris a Lyon por autoestrada sem necessidade de recarregamentos.
Graças a uma potência de carga máxima de 160 kW e constante entre os 20% e os 55% do nível de carga e à presença de um dispositivo de pré-condicionamento da bateria, o modelo pode passar de 20% a 80% da carga em 27 minutos num carregador rápido. Tal representa uma recuperação de 200 km de autonomia em apenas 10 minutos.
Para os trajetos do quotidiano que obrigam a uma autonomia média, o DS N°8 dispõe de um carregador de bordo de 11 kW, em corrente alternada (22 kW como opção, em data posterior) e dispõe de uma gestão inteligente das baterias. Sendo ativado a partir do ecrã central do automóvel, ou através da app MyDS, o sistema SBM (Smart Battery Management) limita a carga a 80 %, processo recomendado para proteção da performance e da durabilidade das células.
Os carregadores de bordo de 11 kW e de 22 kW permitirão a função V2L (Vehicle to Load), permitindo recarregar um aparelho elétrico externo.
O DS N°8 representa a serenidade energética. Beneficia de funcionalidades que favorecem a sua autonomia e a sua facilidade de utilização.
Bomba de calor de série
Trata-se de um sistema de ar condicionado economizador de energia, no qual o fluido refrigerante é comprimido, liquefeito e evaporado por várias vezes, a fim de efetuar uma troca de calor com o ar exterior. Graças à sua elevada eficiência energética, a potência necessária para aquecer o habitáculo é até 40% inferior à de um veículo sem um sistema semelhante. O DS N°8 oferece, assim, um nível de conforto térmico superior, sempre preservando a energia das suas baterias.
Travagem regenerativa e modo “One Pedal“
Eficiente graças à sua aerodinâmica, o DS N°8 é-o também em termos das soluções técnicas desenvolvidas em redor dos seus motores e das suas baterias. Para além da travagem mecânica por pedal, o DS N°8 propõe três modos distintos de travagem regenerativa: regeneração clássica (-0,6 m/s2), regeneração moderada (-1,2 m/s2) e regeneração aumentada (-1,8 m/s2). A travagem regenerativa ativa-se a partir do momento que o condutor alivia o pedal do acelerador, podendo a sua potência ser modulada através das patilhas no volante. O DS N°8 memoriza o modo mais recente utilizado.
Complementar a estes diferentes níveis de regeneração, o DS N°8 propõe a função One Pedal. Ativável através de um botão situado na consola central, permite uma experiência de condução fluída, sem que se toque no pedal de travão. O condutor pode, assim, beneficiar de uma travagem modulável que se intensifica até aos -2,5 m/s² e a travagem completa da viatura.
CONFORTO E SERENIDADE DINÂMICA
DS ACTIVE SCAN SUSPENSION: para um conforto de 1ª classe
O DS N°8 está equipado de série com um sistema de amortecimento variável ligado a uma câmara colocada na parte superior do para-brisas. Apoiado por sensores de posição e 3 acelerómetros, analisa o piso em alguns milésimos de segundo e transmite as suas informações a um computador que atua em cada roda. Este mecanismo ativa uma electroválvula motorizada que controla a passagem de óleo da câmara inferior para a câmara superior do amortecedor (ou vice-versa, consoante o amortecedor tenha de comprimir ou expandir). A suspensão adapta-se na perfeição e em tempo real às irregularidades da estrada, conferindo ao DS N°8 um comportamento e um conforto excecionais.
- VENDAS DE 6 MILHÕES DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS NA EUROPA - 6 de Fevereiro de 2025
- MASERATI 3500GT, RESTAURADO PELO CARROÇADOR TOURING SUPERLEGGERA, BRILHA NO RÉTROMOBILE 2025 - 3 de Fevereiro de 2025
- AUDI SIMULA REDES ELÉTRICAS MUNDIAIS PARA TESTAR O CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS - 31 de Janeiro de 2025