Menu Fechar

ENTREGAS 2022: PORSCHE REGISTA LIGEIRO AUMENTO

A Porsche apresentou uma performance robusta no ano fiscal de 2022, com um ligeiro aumento nas entregas de veículos novos. O fabricante de automóveis desportivos entregou um total de 309.884 unidades nos últimos 12 meses, um crescimento de 3% face a 2021 – apesar das várias crises globais.

Estugarda. A Porsche cumpre os sonhos dos seus clientes, tal como demonstram os fortes resultados de entregas e os bons números de encomendas do ano fiscal de 2022. A nível mundial, o fabricante de automóveis desportivos entregou 309.884 unidades a clientes no ano passado, um aumento de 3% em relação a 2021.

“Os muitos desafios causados pela guerra na Ucrânia, as interrupções nas cadeias de fornecimento e a crise dos semicondutores moldaram o ano passado e colocaram-nos à prova”, diz Detlev von Platen, Executive Board Member for Sales and Marketing na Porsche AG. “Por isso, tenho o maior orgulho em toda a equipa Porsche. Neste ambiente difícil conseguimos realizar o sonho de entregar um Porsche a mais clientes do que nunca”.

Entregas na Europa cresceram 7%

Na Europa, sem contar com a Alemanha, a Porsche entregou 62.685 automóveis em 2022. Mais 7% do que no ano anterior. No mercado doméstico, na Alemanha, 29.512 clientes receberam os seus automóveis – um aumento de 3%. Na América do Norte, a Porsche registou 79.260 entregas, o que corresponde a um nível similar ao do ano anterior. Esta performance foi bastante positiva tendo em conta os desafios logísticos e de fornecimento no início do ano. Naquele que continua a ser o maior mercado único, a China, foram entregues 93.286 veículos a clientes (-2%). Neste caso, o ligeiro decréscimo deve-se principalmente aos efeitos da pandemia de Covid-19. As entregas foram afetadas por picos de infeção, confinamentos relacionados com o vírus e desafios logísticos. Os Outros Mercados e Mercados Emergentes continuam a ter um desenvolvimento positivo com um aumento de 13% nas entregas. Durante o ano passado, foram entregues 45.141 automóveis.

SUV continuam populares entre os clientes

Os modelos com maior procura em 2022 foram, novamente, os SUV: o Porsche Cayenne registou um total de 95.604 unidades entregues. Já o Macan, o segundo modelo mais vendido, chegou às 86.724 unidades. Com 40.410 unidades entregues (+5%), o Porsche 911 continua a demonstrar uma grande popularidade. No caso do Panamera foram entregues 34.142 unidades a clientes (+13%).

O Taycan mantém os bons números de encomendas. Em 2022, a Porsche entregou 34.801 unidades a nível mundial (-16%). O declínio é justificado pelos estrangulamentos na cadeia de fornecimento e a uma disponibilidade limitada de componentes. Estas questões afetaram especialmente o desportivo elétrico. Já o 718 Boxster e 718 Cayman registaram 18.203 exemplares entregues.

“No lado das vendas, os resultados foram positivos em 2022”, diz von Platen. “A Porsche está numa posição sólida. E vamos continuar a trabalhar com base nisso”

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.