Os engenheiros da Brembo oferecem um guia de travagem para o CryptoDATA Motorrad Grand Prix von Osterreich deste fim de semana, que se realiza no Red Bull Ring – Spielberg, de 18 a 20 de agosto.
O GP da Áustria marca a metade do campeonato de MotoGP e será realizado na mesma pista que recebeu a Fórmula 1 no início de julho. De acordo com os técnicos da Brembo que trabalham de perto com todos os pilotos do Campeonato do Mundo de MotoGP, a pista austríaca é um circuito extremamente exigente para os travões. Numa escala de 1 a 6, tem a classificação 6 no índice de dificuldade.
Em 2022, foi introduzida uma chicane no traçado utilizado na Fórmula 1 para melhorar a segurança das motas na Curva 2. Os pilotos têm de passar da direita para a esquerda, o que põe à prova a sua perícia e oferece novas possibilidades de ultrapassagem, tornando o GP ainda mais exigente em termos de travagem devido a esta secção de travagem suplementar.
De acordo com o Environmental Performance Index, um estudo realizado pelo Fórum Económico Mundial em colaboração com as universidades de Yale e Columbia e baseado em 32 indicadores, a Áustria é o sexto país mais limpo do mundo. Este facto deve-se a uma das normas mais rigorosas da Europa em matéria de poluição atmosférica e de gestão dos resíduos. A Brembo é muito sensível às questões ambientais, como demonstrado pelas novas pastilhas Greenance, cujo nome transmite o desejo de combinar desempenho e sustentabilidade.
Estas pastilhas da gama Aftermarket oferecem um melhor desempenho graças a um coeficiente de atrito mais estável a altas temperaturas e velocidades elevadas e a uma eficiência média de atrito 10% superior. Os compostos das pastilhas Greenance também são fabricados sem cobre e níquel e, no caso do tipo com compostos cerâmicos, sem amianto e antimónio. O gás metano também foi eliminado do processo de produção, o que, quando estiver totalmente operacional, reduzirá as emissões de CO2 em 176 toneladas por ano.
Um, dois, três, quatro – que trabalho árduo!
Os pilotos de MotoGP utilizam os travões oito vezes por volta no Red Bull Ring, num total de 30 segundos, o que equivale a 34% do tempo total da corrida. É o único GP na Europa em que o sistema de travagem é utilizado durante mais de um terço da corrida, o que explica o enorme esforço a que está sujeito, devido também ao calor de meados de agosto.
As secções de travagem mais duras estão quase todas concentradas nas primeiras quatro curvas, em cada uma delas, as motos reduzem a sua velocidade em pelo menos 160 km/h (99 mph) com uma velocidade máxima de 213 km/h (132,4 mph) na primeira curva, graças a uma travagem de pelo menos 4 segundos que aumenta a pressão do líquido de travões Brembo em mais de 11 bar. Somando todas as forças aplicadas por um piloto na manete do travão desde a linha de partida até à bandeira axadrezada, o resultado é superior a 1,2 toneladas métricas, apenas ligeiramente inferior ao GP do Qatar.
Dos oito pontos de travagem no Red Bull Ring, quatro são classificados como difíceis de travar, dois são de dificuldade média e dois são ligeiros.
A secção de travagem mais difícil é na Curva 4, mesmo que não seja onde a velocidade máxima é atingida, os MotoGPs passam de 298 km/h (185 mph) para 88 km/h (54,6 mph) em 6 segundos, durante os quais percorrem uma distância de 292 metros (958 pés) e são sujeitos a uma desaceleração de quase 1,5G.
A carga na manete Brembo é de 6 kg (13 lbs.), enquanto a pressão do fluido dos travões é de 11,5 bar.
E os jogos de vídeo?
Para enfrentar a Curva 4 do GP da Áustria no videojogo de MotoGP, não desespere com a aparente falta de pontos de referência causada pelas áreas verdes que rodeiam o asfalto.
Comece a travar quando o guardrail terminar e as protecções azuis e brancas começarem à direita. Uma vez que está a descer, os travões devem ser aplicados mais do que o habitual e só deve inclinar-se para a direita quando tiver passado para a segunda velocidade. Não é recomendável passar para a berma, mas dada a largura da pista, este é um erro que poucas pessoas cometerão.
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