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Finalmente os automóveis a GPL vão poder estacionar em parques subterrâneos

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Já tínhamos anunciado aqui no Autoblog.pt no dia 15 de Dezembro de 2012, as voltas e reviravoltas no diploma que tinha sido vetado em Agosto desse mesmo ano pelo Presidente da República. Mais tarde em Dezembro, esse diploma foi então aprovado por unanimidade pelo parlamento português. Agora surgem novos desenvolvimentos sobre este tema.

A nova legislação sobre o GPL já se encontra publicada em Diário da República, porém ainda não se encontra definida a regulamentação sobre as regras de segurança a que estão sujeitos que os automóveis equipados com o sistema GPL.

E a principal novidade (muito positiva diga-se) há muito esperada desta nova legislação encontra-se no curto período, cerca de 3 meses após a publicação da alteração à lei anterior, em que os proprietários vão puder estacionar os seus automóveis a GPL em parques de estacionamento fechados e também em parques subterrâneos.

O diploma também especifica que os automóveis a GPL vão ter de cumprir regras especificas de segurança. Essas mesmas regras serão designadas por uma portaria que vai ter obrigatoriamente de ser publicada nos próximos 90 dias.

Porém nem tudo são boas notícias, umas das reivindicações antigas dos utilizadores de automóveis a GPL passa por deixarem de usar o dístico obrigatório que determina o uso deste combustível. Porém analisando a portaria publicada hoje, observa-se que todos os automóveis ligeiros que utilizam GPL ou gás natural vão ter de continuar a “exibir, de forma visível do exterior, uma vinheta identificadora”.

Desta forma ainda não é desta que os automóveis a GPL ou gás natural vão deixar de usar o famoso “autocolante” que ninguém gosta. Nem se entende a discriminação em relação a outros combustíveis, ou pelo simples facto de noutros países não ser obrigatória tal identificação. Fica o consolo da outra medida estar finalmente publicada, ficando apenas para saber as regras de segurança a adoptar.

Sérgio Gonçalves

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